Asa Zagi vibrando quando acelero

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
glauber
membro
Mensagens: 397
Registrado em: Seg Jan 29, 2007 10:55 am
Localização: Fortaleza-Ce

Asa Zagi vibrando quando acelero

Mensagem por glauber »

Olá,boa tarde.Quando eu acelero minha zagi a asa fica vibrando um pouco,é normal?
ou será que eu fixei mal a parede de fogo?é uma zagi de 1,4m,motor 2812 e helice 7x4,bate de 1300mah,perfil mh45,ainda não voei ela com motor,levei para dar uma planada ela plana bem,só que precisa lift.
Avatar do usuário
Elias Gabriel
membro
Mensagens: 711
Registrado em: Qua Abr 20, 2011 2:52 pm
Localização: Campo Grande-MS

Mensagem por Elias Gabriel »

Balanceou a hélice?
Avatar do usuário
Rodrigo Mourão
membro
Mensagens: 245
Registrado em: Dom Nov 25, 2012 10:16 pm
Localização: Vitória-ES

Re: Asa Zagi vibrando quando acelero

Mensagem por Rodrigo Mourão »

[quote:331d413d0a="glauber"]Olá,boa tarde.Quando eu acelero minha zagi a asa fica vibrando um pouco,é normal?
ou será que eu fixei mal a parede de fogo?é uma zagi de 1,4m,motor 2812 e helice 7x4,bate de 1300mah,perfil mh45,ainda não voei ela com motor,levei para dar uma planada ela plana bem,só que precisa lift.[/quote:331d413d0a]

Desulpe a minha ignorância, mas se vc ainda não voou ela com motor, como vc acelera ela?
glauber
membro
Mensagens: 397
Registrado em: Seg Jan 29, 2007 10:55 am
Localização: Fortaleza-Ce

Mensagem por glauber »

Primeiro eu voei sem o montante instalado,depois decidi colocar o motor..
rcarnavalli
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 7:58 pm
Localização: Barueri, São Paulo

Mensagem por rcarnavalli »

Amigo, minha Zagi fazia isso, porém ao reforçar a parece de fogo e utilizar parafuso de rosca soberba a vibração parou.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Se for porque o montante está na parte muito fina do B.F, pode-se usar um montante que seja longitudinal. Com isso fica mais firme pois pega mais no meio da asa!
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

7x4apc ou SF ?

helices flexíveis cusam vibração.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Não importa a hélice, marca ou tipo, se estiver corretamente balanceada, "NUNCA" irá vibrar.
Se está vibrando é porque está mal balanceada ou sequer foi balanceada.
Outro motivo que poderá fazer uma hélice vibrar, é o rpm final ser superior ao rpm suportado pela hélice, coisa que muitos ignoram ou querem ignorar quando se tenta ensinar que hélices tem rpm máximo.
Tem constantes para se saber qual é o rpm máximo suportado por uma hélice.
A constante das hélices tipo E, é de 145000 e a constante de hélices do tipo SF é de 65000.
Vamos dar exemplos de hélices SF.
Temos uma hélice SF de 10 polegadas, dividimos a constante de 65000 por 10 e teremos 6500 rpm máximo suportado por essa hélice, acima disso ela irá vibrar e perder desempenho.
Pegamos uma hélice SF de 8 polegadas e dividimos pela constante de 65000 e teremos 8125 rpm máximo.
Agora vamos a uma hélice E que tem a constante de 145000.
Uma hélice de 10 polegadas terá 145000 : 10 = 14500 rpm máximo.
Uma hélice de 8 polegadas terá 145000 : 8 = 18125 rpm máximo.
Tenho visto muito gente colocando hélice SF a girar acima do limite e querem reclamar de vibrações ou quando o motor se solta ainda ficam bravos, ou até mesmo quando o motor começa a travar quando acelerado ao máximo e acham ruim.
Hélice SF é única e exclusivamente para força e não velocidade e não é pelo fato de uma hélice ser SF que fará o voo do aeromodelo ser lento, pois o que determina a velocidade de voo de um aeromodelo não é a hélice e sim a construção do aeromodelo.

PS: Editado para corrigir erro de escrita.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
glauber
membro
Mensagens: 397
Registrado em: Seg Jan 29, 2007 10:55 am
Localização: Fortaleza-Ce

Mensagem por glauber »

[quote:6010bc7420="Farleytufao"]Se for porque o montante está na parte muito fina do B.F, pode-se usar um montante que seja longitudinal. Com isso fica mais firme pois pega mais no meio da asa![/quote:6010bc7420]

Opa,realmente o montante esta na parte mais fina da asa,teria alguma foto para eu ter uma ideia de cmo seria esse montante longitudinal?

[quote:6010bc7420="Fabricio Vidigal"]7x4apc ou SF ?

helices flexíveis cusam vibração.[/quote:6010bc7420]

Uso a 7x4

[quote:6010bc7420="LaercioLMB"]Não importa a hélice, marca ou tipo, se estiver corretamente balanceada, "NUNCA" irá vibrar.
Se está vibrando é porque está mal balanceada ou sequer foi balanceada.
Outro motivo que poderá fazer uma hélice vibrar, é o rpm final ser superior ao rpm suportado pela hélice, coisa que muito ignorar ou querem ignorar quando se tenta ensinar que hélices tem rpm máximo.
TEm constantes para se saber qual é o rpm máximo suportado por uma hélice.
A constante das hélices tipo E, é de 145000 e a constante de hélices do tipo SF é de 65000.
Vamos dar exemplos de hélices SF.
Temos uma hélice SF de 10 polegadas, dividimos a constante de 65000 por 10 e teremos 6500 rpm máximo suportado por essa hélice, acima disso ela irá vibrar e perder desempenho.
Pegamos uma hélice SF de 8 polegadas e dividimos pela constante de 65000 e teremos 8125 rpm máximo.
Agora vamos a uma hélice E que tem a constante de 145000.
Uma hélice de 10 polegadas terá 145000 : 10 = 14500 rpm máximo.
Uma hélice de 8 polegadas tereá 145000 : 8 = 18125 rpm máximo.
Tenho visto muito gente colocando hélice SF a girar acima do limite e querem reclamar de vibrações ou quando o motor se solta ainda ficam bravos, ou até mesmo quando o motor começa a travar quando acelerado ao máximo e acham ruim.
Hélice SF é única e exclusivamente para força e não velocidade e não é pelo fato de uma hélice ser SF que fará o voo do aeromodelo ser lento, pois o que determina a velocidade de voo de um aeromodelo não é a hélice e sim a construção do aeromodelo.[/quote:6010bc7420]

Olha eu não sabia desses detalhes não,obrigado por dizer.
vou ver se eu consigo reduzir a vibração.
posso voa-la com vibração ou seria prejudicial?
Avatar do usuário
Vitor-Meireles
membro
Mensagens: 585
Registrado em: Sáb Nov 19, 2011 4:11 pm
Localização: Ouro Branco - MG

Mensagem por Vitor-Meireles »

pode ser eixo levemente empenado tmbm...ou o adaptador da helice meio empenado..
Responder