Prezados, faltou entender um detalhe no esquema de montagem de um elétrico.
Nos esquemas disponíveis a bateria do receptor aparece ligada no canal 3 do receptor.
Como devo proceder para usar em um avião de 4 canais?
Posso ligar a bateria do receptor no canal próprio para a bateria do receptor?
Desculpem-me a ignorância em assuntos tão básicos mas de tópico em tópico o avião está sendo montado.
Agradeço a ajuda
Obrigado
Jorge
A bateria do receptor tem ser ligada no canal 3? (Resolvido)
Os pinos de positivo e negativo de todos os canais do seu receptor estão ligados em paralelo (ou seja, todos os positivos estão ligados juntos e todos os negativos estão ligados juntos). Ligar a bateria em qualquer canal não faz diferença alguma. O teu dilema com o canal 3 é que ele é, por padrão do fabricante do teu rádio, o canal do motor, e no canal do motor é ligado o fio do ESC que geralmente tem um BEC interno, que fornece a energia ao receptor. Do mesmo jeito que outras marcas de rádio tem como padrão o canal 1 como o canal do motor.
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Jorge,
O que acontece é que o receptor pode ser alimentado por qualquer canal que seja, tanto o 1, 2, 3 etc...
Porque o canal 3 nos elétricos?
Em um modelo elétrico quem alimenta o receptor é o ESC (Speed Controller), porque ele transforma a voltagem da bateria que alimenta o nosso motor (11.1v 3S por exemplo) em uma voltagem aceitável para o receptor (4,8 a 6,0v). O motivo dele estar no canal 3 é porque por padrão o canal 3 é o canal do acelerador (Throttle) e para você controlar o motor no canal certo do seu rádio, o ESC deve receber o sinal de acionar o motor pelo canal 3.
Em modelos glow, por exemplo, que não existe a necessidade de um ESC, a bateria vai direto no canal da bateria, até pq ela é própria para o receptor, ou seja, oferece apenas os 4,8 a 6v necessários para alimentar o motor e servos.
O que acontece é que o receptor pode ser alimentado por qualquer canal que seja, tanto o 1, 2, 3 etc...
Porque o canal 3 nos elétricos?
Em um modelo elétrico quem alimenta o receptor é o ESC (Speed Controller), porque ele transforma a voltagem da bateria que alimenta o nosso motor (11.1v 3S por exemplo) em uma voltagem aceitável para o receptor (4,8 a 6,0v). O motivo dele estar no canal 3 é porque por padrão o canal 3 é o canal do acelerador (Throttle) e para você controlar o motor no canal certo do seu rádio, o ESC deve receber o sinal de acionar o motor pelo canal 3.
Em modelos glow, por exemplo, que não existe a necessidade de um ESC, a bateria vai direto no canal da bateria, até pq ela é própria para o receptor, ou seja, oferece apenas os 4,8 a 6v necessários para alimentar o motor e servos.
O fio do ESC você SEMPRE vai ligar no canal do acelerador em seu receptor. Se for o canal 3, vai ser sempre no canal 3, se for no canal 1, será no canal 1. A única exceção é se o sistema do seu rádio permite atribuir qualquer chave/stick a qualquer canal. O Turnigy 9X com o sistema original, por exemplo, não permite, o canal do acelerador vai ser sempre o 3.
Outro detalhe é o fato de, por necessidades específicas de cada aeromodelo, a pessoa querer "desabilitar" o BEC interno no ESC e utilizar outro meio de fornecer corrente ao receptor e servos. Já vi gente isolando os fios 'positivo' e 'negativo' do fio do ESC que vai ao receptor, e o ESC parar de responder aos comandos do receptor. Isso porquê o fio negativo é o terra tanto do BEC quanto do fio do sinal. Então quando você for fazer isso, isole apenas o fio do meio (positivo).
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Na verdade acelerador é a função PRINCIPAL dele e devera estar sempre no canal 3 (Estamos assumindo que o canal 3 é o acelerador do seu receptor ).
Caso ele tenha o UBEC, além de acelerador, ele servira de alimentador do receptor e dos servos, anulando a necessidade de uma bateria a mais para alimentar o receptor.
O stick do acelerador do seu rádio controlará o canal 3 do seu receptor. Se vc conectar o ESC em um canal que nao seja o 3 ele será controlado por outro stick ou chave do seu rádio.
Faça os testes, tire a hélice do seu motor e "brinque" com os canais, servos, esc etc. O motivo do positivo estar sempre no pino do meio, é impedir a inversão dos polos, sendo assim, seja como vc monte o sistema vc não irá danificar o seu equipamento. O máximo que pode acontecer é nao funcionar. Enfim, o melhor jeito de aprender é fuçando mesmo o seu equipamento :)
Caso ele tenha o UBEC, além de acelerador, ele servira de alimentador do receptor e dos servos, anulando a necessidade de uma bateria a mais para alimentar o receptor.
O stick do acelerador do seu rádio controlará o canal 3 do seu receptor. Se vc conectar o ESC em um canal que nao seja o 3 ele será controlado por outro stick ou chave do seu rádio.
Faça os testes, tire a hélice do seu motor e "brinque" com os canais, servos, esc etc. O motivo do positivo estar sempre no pino do meio, é impedir a inversão dos polos, sendo assim, seja como vc monte o sistema vc não irá danificar o seu equipamento. O máximo que pode acontecer é nao funcionar. Enfim, o melhor jeito de aprender é fuçando mesmo o seu equipamento :)