trex 550E com naza h voa sozinho

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: trex 550E com naza h voa sozinho

Mensagem por Hidden »

[quote:fc5de420a8="andre luiz teixeira da si"]
ola meu amigo estou com uma naza h comigo, nao consegui instalar direito, instalei conforme o video tutorial q tem no proprio site da dji porem a cauda esta vibrando muito, como faço p ela parar de vibrar, sera q vc pode me ajudar por favor, nao sei mais o que faço em uma dessas vibraçoes acabei tendo uma lenha q arrancou o modulo gps, acabou quebrando o modulo, ja comprei outro, estou esperando chegar, me ajude por favor. obrigado[/quote:fc5de420a8]

Amigo, quando se utiliza o sistema NAZA H, o controle de ganho da cauda continua sendo feito pelo respectivo canal do rádio, você tentou alterar o ganho para ver se parava de vibrar? Aliás essa vibração é no sentido horizontal ou vertical?

Outro ponto é que o sistema, como qualquer outra unidade FBL por exemplo, é muito sensível a vibrações de alta frequência, se o seu heli não estiver perfeitamente balanceado pode gerar problemas.

Coloca mais detalhes como a marca/modelo do heli, detalhes da instalação e configuração do rádio, etc.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:9ad49b510c="eders"]Achei bem boqueta, pilotar heli assim nem dá graça, instalei em um 600EFL, não gostei, agora se for para imagens aéreas tem equipamentos próprio para isso e melhores no mercado.[/quote:9ad49b510c]


[quote:9ad49b510c="William Okamura"]acho que o grande mercado para essa controladora eh para helis escalas. o voo fica muito docil e eh um otimo failsafe para salvar o custo de uma fuselagem[/quote:9ad49b510c]



Pois é, eu mesmo já opinei muito em debates sobre sistemas de auto-piloto, lembram do rebuliço que os tópicos sobre o flymentor davam?

Acontece que cada piloto atinge a satisfação no hobby de forma distinta, às vezes nem precisa ter fuselagem instalada, mas tem alguns pilotos (poucos nesse hobby, é verdade) que gostam de fazer um vôo totalmente escala, o mais próximo da realidade possível e não querem saber de dar nem um flip com o heli, e cá entre nós, fazer um vôo perfeitamente escala não é fácil, fazer uma aproximação para pouso como um heli de verdade faz, com o nariz levemente empinado e uma razão de descida "redonda" mesmo com um Trex 700 F3C é difícil pra caramba, tudo bem, com treino dá para chegar lá, mas e se o cara faz um voozinho a cada 15 dias e quando vai voar quer ter a satisfação de ver o heli voando de forma mais suave? Não há mal nenhum nisso.

Finalmente devemos lembrar que ao simples virar de uma chave a NAZA vira uma controladora FBL normal, então não deixa de ser interessante a possibilidade de ter o sistema instalado e usar na hora que quiser relaxar um pouco...

Até o final dessa semana vou testar um 700 F3C com o sistema instalado, vou tentar fazer um vídeo e adicionar a este tópico, que o sistema trava o heli no lugar todos já sabemos, quero mesmo é ver como ficam os circuitos, curvas coordenadas e principalmente aproximação para pouso, com este 700 F3C que já é por natureza um heli "galinhão" espero um resultado muito bom...
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
andre luiz teixeira da si
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Qui Mai 30, 2013 12:46 pm
Localização: Iguaba Grande-rj

Re: trex 550E com naza h voa sozinho

Mensagem por andre luiz teixeira da si »

[quote:14299d9cd9="Hidden"][quote:14299d9cd9="andre luiz teixeira da si"]
ola meu amigo estou com uma naza h comigo, nao consegui instalar direito, instalei conforme o video tutorial q tem no proprio site da dji porem a cauda esta vibrando muito, como faço p ela parar de vibrar, sera q vc pode me ajudar por favor, nao sei mais o que faço em uma dessas vibraçoes acabei tendo uma lenha q arrancou o modulo gps, acabou quebrando o modulo, ja comprei outro, estou esperando chegar, me ajude por favor. obrigado[/quote:14299d9cd9]

Amigo, quando se utiliza o sistema NAZA H, o controle de ganho da cauda continua sendo feito pelo respectivo canal do rádio, você tentou alterar o ganho para ver se parava de vibrar? Aliás essa vibração é no sentido horizontal ou vertical?

Outro ponto é que o sistema, como qualquer outra unidade FBL por exemplo, é muito sensível a vibrações de alta frequência, se o seu heli não estiver perfeitamente balanceado pode gerar problemas.

Coloca mais detalhes como a marca/modelo do heli, detalhes da instalação e configuração do rádio, etc.

Abraços.[/quote:14299d9cd9]
amigo meu heli é trex 550 com tail boom do 600 align o radio é um futaba t8j a vibração é horizontal, no momento estou sem a unidade gps, o modulo quebrou, tem como montar sem ela? estou montanto ele em escala segue o link
http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=161705
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Xará (também me chamo André) dá para usar a NAZA sem o módulo GPS sim, ela vai funcionar no modo "atitude" normalmente, só não ver ter a opção de travar o heli na posição pelo sinal do GPS, no modo atitude o sistema mantém o heli nivelado porém ele vai "escorregando" para um dos lados ou a favor do vento caso você não faça nenhuma correção.

Com relação a vibração horizontal da cauda (wag) se estiver tudo perfeitamente balanceado e sem vibrações, creio que só possa ser mesmo o ganho do gyro, qual servo de cauda está usando?

A propósito, linda sua fuselagem, parabéns.
andre luiz teixeira da si
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Qui Mai 30, 2013 12:46 pm
Localização: Iguaba Grande-rj

Mensagem por andre luiz teixeira da si »

[quote:a8bf657edd="Hidden"]Xará (também me chamo André) dá para usar a NAZA sem o módulo GPS sim, ela vai funcionar no modo "atitude" normalmente, só não ver ter a opção de travar o heli na posição pelo sinal do GPS, no modo atitude o sistema mantém o heli nivelado porém ele vai "escorregando" para um dos lados ou a favor do vento caso você não faça nenhuma correção.

Com relação a vibração horizontal da cauda (wag) se estiver tudo perfeitamente balanceado e sem vibrações, creio que só possa ser mesmo o ganho do gyro, qual servo de cauda está usando?

A propósito, linda sua fuselagem, parabéns.[/quote:a8bf657edd]
po andre muito obrigado pela sua ajuda, meu servo é o DS 655 eu uso nesse heli o 3gx da align, ele nao fica dando wag nao, porem eu usava com o radio turnigy 9x eu troquei de radio p o futaba t8j e coloquei o naza h, nao sei muito bem configurar estou aprendendo ainda porem oq eu vejo de diferença do 3gx é q ele é muito mais sensivel qlq vibração ele mexe com o servo de calda, como estou aprendendo ainda eu queria q ele ficasse o mais calmo possivel, vou fazer um video completo da instalação se vc puder ver e me falar aonde estou errando eu ficaria muito agradecido, muito obrigado
andre luiz teixeira da si
membro
Mensagens: 47
Registrado em: Qui Mai 30, 2013 12:46 pm
Localização: Iguaba Grande-rj

Mensagem por andre luiz teixeira da si »

[quote:f50649942e="andre luiz teixeira da si"][quote:f50649942e="Hidden"]Xará (também me chamo André) dá para usar a NAZA sem o módulo GPS sim, ela vai funcionar no modo "atitude" normalmente, só não ver ter a opção de travar o heli na posição pelo sinal do GPS, no modo atitude o sistema mantém o heli nivelado porém ele vai "escorregando" para um dos lados ou a favor do vento caso você não faça nenhuma correção.

Com relação a vibração horizontal da cauda (wag) se estiver tudo perfeitamente balanceado e sem vibrações, creio que só possa ser mesmo o ganho do gyro, qual servo de cauda está usando?

A propósito, linda sua fuselagem, parabéns.[/quote:f50649942e]
po andre muito obrigado pela sua ajuda, meu servo é o DS 655 eu uso nesse heli o 3gx da align, ele nao fica dando wag nao, porem eu usava com o radio turnigy 9x eu troquei de radio p o futaba t8j e coloquei o naza h, nao sei muito bem configurar estou aprendendo ainda porem oq eu vejo de diferença do 3gx é q ele é muito mais sensivel qlq vibração ele mexe com o servo de calda, como estou aprendendo ainda eu queria q ele ficasse o mais calmo possivel, vou fazer um video completo da instalação se vc puder ver e me falar aonde estou errando eu ficaria muito agradecido, muito obrigado[/quote:f50649942e]
Outra dúvida qual a melhor posição p instalar o mc em baixo do rotor rotor principal?
pcsiqueira
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 4:41 pm
Localização: fernandopolis-sp

Naza h

Mensagem por pcsiqueira »

Pessoal, to com uma naza h pra colocar no meu goblin 500. Em outros helis com 3gx ou microbeast eu fazia o seguinte: Alinhava os servos, nivelava bailarina e deixava pitch maximo e minimo em 12 graus e colocava coletivo em 8 graus. Alinhado minuciosamente de forma mecanica, sem uso de trim ou subtrim, tudo ficava perfeito ao ponto de um 450 pairar docilmente. Minha pergunta é se com o naza h isso tambem é valido ou tem mais algum detalhe. Obrigado...
Avatar do usuário
alvaromenezes
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Jan 12, 2010 7:08 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por alvaromenezes »

Voar com um Naza H em modo GPS é muito estranho. Fazer uma curva picando não é natural.

Acredito que o piloto que migrar de um Naza para um outro sistema flybarless vai sofrer com a adaptação.
Heli Na Veia - Helimodelismo Ao Extremo
Youtube: alvaromenezes | Facebook: alvaromenezes3d | Twitter: alvarotwt
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Naza h

Mensagem por Hidden »

[quote:aa65a73694="pcsiqueira"]Pessoal, to com uma naza h pra colocar no meu goblin 500. Em outros helis com 3gx ou microbeast eu fazia o seguinte: Alinhava os servos, nivelava bailarina e deixava pitch maximo e minimo em 12 graus e colocava coletivo em 8 graus. Alinhado minuciosamente de forma mecanica, sem uso de trim ou subtrim, tudo ficava perfeito ao ponto de um 450 pairar docilmente. Minha pergunta é se com o naza h isso tambem é valido ou tem mais algum detalhe. Obrigado...[/quote:aa65a73694]

A NAZA H é um sistema bem completo, ela pode operar tanto em helicópteros flybar quanto em flybarless, nesse último caso ela se bem ajustada se comportará tão bem quanto qualquer outra controladora FBL.

Só que além de ser uma unidade FBL ela é um auto-piloto também, e por isso possui três modos de operação:

-Normal: O helicóptero fica totalmente na mão do piloto, sem interferência da controladora;
-Modo Attitude: A controladora nivela automaticamente o heli e limita a inclinação máxima dos comandos de cíclico em vôo;
-Modo GPS: Através da antena de GPS a controladora mantém o heli travado na posição, mesmo que esteja ventando o heli não sai do lugar (salvo uma pequena variação dependendo da precisão do sinal do GPS).


[quote:aa65a73694="alvaromenezes"]Voar com um Naza H em modo GPS é muito estranho. Fazer uma curva picando não é natural.

Acredito que o piloto que migrar de um Naza para um outro sistema flybarless vai sofrer com a adaptação.[/quote:aa65a73694]



Alvaro, realmente a NAZA H em modo ATTI ou GPS deixa o comportamento do heli como se fosse um multicóptero, é estranho sim mas a função da NAZA H não é ensinar um piloto novato a voar, tanto que o heli não pode decolar e nem pousar em modo automático, somente em modo manual.

A NAZA H é um sistema pensado para quem precise de uma estabilização automática do heli, seja por necessidade ou por pura diversão, eu particularmente gosto muito de queimar uma bateria inteira só fazendo um vôo bem escala, com a NAZA H conseguem-se curvas e aproximações que realmente parecem executadas por um heli real, muito mais "redondas", por assim dizer...

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Bibopee
membro
Mensagens: 87
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 10:05 pm
Localização: Curitiba/Pr

Re: Naza h

Mensagem por Bibopee »

[quote:1550e40e27="Hidden"][quote:1550e40e27="pcsiqueira"]Pessoal, to com uma naza h pra colocar no meu goblin 500. Em outros helis com 3gx ou microbeast eu fazia o seguinte: Alinhava os servos, nivelava bailarina e deixava pitch maximo e minimo em 12 graus e colocava coletivo em 8 graus. Alinhado minuciosamente de forma mecanica, sem uso de trim ou subtrim, tudo ficava perfeito ao ponto de um 450 pairar docilmente. Minha pergunta é se com o naza h isso tambem é valido ou tem mais algum detalhe. Obrigado...[/quote:1550e40e27]

A NAZA H é um sistema bem completo, ela pode operar tanto em helicópteros flybar quanto em flybarless, nesse último caso ela se bem ajustada se comportará tão bem quanto qualquer outra controladora FBL.

Só que além de ser uma unidade FBL ela é um auto-piloto também, e por isso possui três modos de operação:

-Normal: O helicóptero fica totalmente na mão do piloto, sem interferência da controladora;
-Modo Attitude: A controladora nivela automaticamente o heli e limita a inclinação máxima dos comandos de cíclico em vôo;
-Modo GPS: Através da antena de GPS a controladora mantém o heli travado na posição, mesmo que esteja ventando o heli não sai do lugar (salvo uma pequena variação dependendo da precisão do sinal do GPS).


[quote:1550e40e27="alvaromenezes"]Voar com um Naza H em modo GPS é muito estranho. Fazer uma curva picando não é natural.

Acredito que o piloto que migrar de um Naza para um outro sistema flybarless vai sofrer com a adaptação.[/quote:1550e40e27]



Alvaro, realmente a NAZA H em modo ATTI ou GPS deixa o comportamento do heli como se fosse um multicóptero, é estranho sim mas a função da NAZA H não é ensinar um piloto novato a voar, tanto que o heli não pode decolar e nem pousar em modo automático, somente em modo manual.

A NAZA H é um sistema pensado para quem precise de uma estabilização automática do heli, seja por necessidade ou por pura diversão, eu particularmente gosto muito de queimar uma bateria inteira só fazendo um vôo bem escala, com a NAZA H conseguem-se curvas e aproximações que realmente parecem executadas por um heli real, muito mais "redondas", por assim dizer...

Abraços.[/quote:1550e40e27] Entao posso colocar meu trex450 sport flybar? Configurar modo altitude? Pra arriscar alguma manobra e caso s eu errar ele anídrica heli cair ou bater ou lenhar no chão? Seria esse um dos modos?
Responder