Flaps com cabo Y não esta dando certo..

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Cara, eu tô muito atoa, preciso arrumar algo para fazer, decidi fazer outro desenho... rsrsrs

Se resolver inverter a rotação de um dos servos, basicamente o que precisa fazer é inverter os fios de alimentação do motor e inverter os dois fios das laterais do potenciômetro, o fio do centro do potenciômetro você deixa como está, segue o esquema:


Ligação original do servo:

[URL=http://s3.photobucket.com/user/Hiddendeep/media/Servo_Opccedilatildeo_2_zps5d7257fc.png.html][img:c3a445855d]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/Servo_Opccedilatildeo_2_zps5d7257fc.png[/img:c3a445855d][/URL]




Inversão que deve ser feita:

[URL=http://s3.photobucket.com/user/Hiddendeep/media/Servo_Opccedilatildeo_1_zps09c17176.png.html][img:c3a445855d]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/Servo_Opccedilatildeo_1_zps09c17176.png[/img:c3a445855d][/URL]
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1111
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Rake

A melhor opção como o Laércio já disse, inverte o servo, fisicamente, não da forma mais dificil e perigosa (eletronicamente).

Inverte o servo com capricho que fica tudo ok.

Fazer algo com pressa "para estrear ainda hoje" é um convite a dar M.

Faz com calma e capricho e estréia amanha com toda a segurança e tudo funcionando perfeitamente sem gambiarras de ultima hora.
Avatar do usuário
Luiz_carllloz
membro
Mensagens: 519
Registrado em: Qui Set 10, 2009 10:00 am
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Mensagem por Luiz_carllloz »

Você ja tentou ligar esses servos separados no receptor e inverter um deles pelo rádio?
Elétricos...Já! - StarCessna - Piper Cherokee - T-25 Universal - ME 109 - AeroIgor - Stearman PT-17
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:a3861c66d4="LaercioLMB"]O que pode ser feito é inverter o servo, basta abrir o servo, localizar o potenciômetro que tem nele e inverter os dois fios das pontas, são 3 fios, o do centro permanece onde está, só troca de lugar os das pontas e o servo inverte o funcionamento, podendo ser usado espelhado para os flaps.[/quote:a3861c66d4]

Em tempo, pois eu não havia prestado atenção neste comentário do Laércio:

NÃO se deve inverter somente os fios das pontas do potenciômetro, se fizer isto, ao energizar o servo, o mesmo irá se deslocar em máxima velocidade até bater no fim de curso e ficará forçando, podendo quebrar e/ou queimar, é preciso inverter também os fios do motor, exatamente como no esquema que postei.

Se inverter só o motor ou só o potenciômetro não funciona.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:863918df0c="Hidden"][quote:863918df0c="LaercioLMB"]O que pode ser feito é inverter o servo, basta abrir o servo, localizar o potenciômetro que tem nele e inverter os dois fios das pontas, são 3 fios, o do centro permanece onde está, só troca de lugar os das pontas e o servo inverte o funcionamento, podendo ser usado espelhado para os flaps.[/quote:863918df0c]

Em tempo, pois eu não havia prestado atenção neste comentário do Laércio:

NÃO se deve inverter somente os fios das pontas do potenciômetro, se fizer isto, ao energizar o servo, o mesmo irá se deslocar em máxima velocidade até bater no fim de curso e ficará forçando, podendo quebrar e/ou queimar, é preciso inverter também os fios do motor, exatamente como no esquema que postei.

Se inverter só o motor ou só o potenciômetro não funciona.

Abraços.[/quote:863918df0c]




Grato pelo alerta.
De fato, esqueci do motor, pois é um motor brushed e inverte rotação ao inverter os fios que funcionam com o potenciômetro.

Tem inclusive um vídeo no youtube mostrando como se fraz.

[yt]EK_FdRTenl0[/yt]
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

pessoal muito obrigado pelas dicas.. irei fazer pelo modo de mudar pelo servo mesmo.. "eletronicamente" acho que fica mais confiável..

obrigado Laercio e Hidden pela força..
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:d58a69b456="Raketrinike"]pessoal muito obrigado pelas dicas.. irei fazer pelo modo de mudar pelo servo mesmo.. "eletronicamente" acho que fica mais confiável..

obrigado Laercio e Hidden pela força..[/quote:d58a69b456]

Mais ao Hidden, pois se não fosse ele, você iria fazer uma caca daquelas pelo meu erro em esquecer de falar sobre o motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

[quote:f625482d49="LaercioLMB"][quote:f625482d49="Raketrinike"]pessoal muito obrigado pelas dicas.. irei fazer pelo modo de mudar pelo servo mesmo.. "eletronicamente" acho que fica mais confiável..

obrigado Laercio e Hidden pela força..[/quote:f625482d49]

Mais ao Hidden, pois se não fosse ele, você iria fazer uma caca daquelas pelo meu erro em esquecer de falar sobre o motor.[/quote:f625482d49]

hehehe é.. mas você deu a ideia.. eu como queria voar ontem porque já tinha programado, só travei os flaps e fui voar..

agora vou pedir pra um amigo fazer este trampo ai no servo pois ele tem as manhas de soldar e tal..

abraço.
Avatar do usuário
eduardo_barretto
membro
Mensagens: 268
Registrado em: Dom Nov 06, 2005 9:30 pm
Localização: Curitiba-Pr

Mensagem por eduardo_barretto »

acho que poderia ser usado outro canal e mixado como canal do flap e invertendo um deles...
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 689
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

Esse vídeo vai te ajudar?
[yt]szcWSfqjba0[/yt]
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Responder