padrão de cores de entelagem.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

padrão de cores de entelagem.

Mensagem por mauemmel »

Olá caros amigos do e-voo

Recentemente comecei a trabalhar com balsa, ja estou na minha terceira montagem (de balsa, ja perdia conta dos de depron) e enfrentei um problema com as duas primeiras, um planador sunbird da hobby king e um cauré da arte moderna.
Junto com o sunbird comprei tbem dois rolos de chinakote, um azul escuro e um amarelo transparente.
só que depois em voo fica bem dificil de identificar a parte de cima da parte de baixo do aero (quando esta perto fica tranquilo, mas quando esta longe fica complicado...).
Que tipo de padão de entelagem fica mais facil de identificar?

tentei colocar as fotos mas não consegui...(Error parsing server response.)

no cauré (clone do calmato sports) tenho a asa amarelo transparente na parte vazada e azul na parte chapeada em cima, a parte de baixo é toda em amarelo transparente.

no sunbird embaixo é toda azul e em cima amarelo transparente.

ja quase lenhei ambos tentando me orientar, por sorte consegui na ultima volta, ja perto do chão retomar a orientação e o controle sem derrubar o aero...

Estou disposto a refazer parte da entelagem para facilitar a orintação, antes que eu destrua tudo...
cauré, calmato 15, funbat, jacutinga, jacutinga + 20% starlight, piper cub, sunbird, tucano, EDGE 540 -52... Quero minha carteirinha da acca....
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Re: padrão de cores de entelagem.

Mensagem por mauemmel »

dicas e opiniões são bem vindas...
cauré, calmato 15, funbat, jacutinga, jacutinga + 20% starlight, piper cub, sunbird, tucano, EDGE 540 -52... Quero minha carteirinha da acca....
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: padrão de cores de entelagem.

Mensagem por rnjorge »

Tenho tido o mesmo problema, reaprendendo ao voar. No trainer que estou entelando, a parte inferior será vermelha e o resto azul escuro.
Os transparentes atrapalham, o opaco é melhor mas não faz mágica não.
Num motoplanador que eu tive, toda parte superior e lateral era branca e a parte inferior pink! Mesmo assim virava apenas um pontinho preto ao longe.
Talvez listas pretas e brancas, como as usadas pelos aliados no dia D, ajudem.
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
wallacemartins
membro
Mensagens: 849
Registrado em: Qui Jul 07, 2005 12:47 pm
Localização: Barretos
Contato:

Re: padrão de cores de entelagem.

Mensagem por wallacemartins »

As cores que na minha opinião são mais tranquilas de ver são: Vermelho, Laranja, Amarelo, Azul escuro, Creme...

eu montei um SportStick .46 e havia entelado a asa com roxo transparente e a fuselagem toda branca com leme amarelo.. resultado, em um dia de sol forte mesmo usando óculos escuros perdi a referencia do avião e o resultado foi LENHA.

Abs
Sua assinatura é contra as regras do e-voo!
Avatar do usuário
zabio
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Mai 09, 2007 10:45 am
Localização: São Paulo

Re: padrão de cores de entelagem.

Mensagem por zabio »

Procure usar uma entelagem na parte de cima totalmente diferente da parte de baixo não só em cores, mas também no formato. Exemplo: Parte de cima faz listras e na parte de baixo utilize um desenho totalmente diferente de listras. Fiz um Ugly Stick que na parte de cima dele tinha cruz de malta em diferentes tamanhos e na parte de baixo só listras. Assim fica muito fácil definir qual sua posição. Mesmo assim, em alguns momentos você pode perder a referência mas não se desespere. Aprenda a usar os comandos nessas situações que você entende como sair melhor de uma situação como essa. Evite voar perto do sol também. De preferência ficar de costas para ele.
ZabiO
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1111
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: padrão de cores de entelagem.

Mensagem por Douglas Lenz »

Prezados

Darei minha opinião baseado nos anos de voo com planadores em grandes alturas e claro aviões para voo em média e baixa altitude.

Já experimentei todas as cores e combinações possíveis e posso lhes garantir a grandes alturas toda e qualquer cor fica preta. O planador ou avião vira um sinal de + preto no ar. Fica a cargo da experiência, perícia e calma do piloto administrar este fato.

Ano passado e este ano tenho me dedicado quase que exclusivamente às provas de urubufly no clube, projetando, construindo e voando aeros que cada vez sobem mais em menos tempo, com meu elétrico, não costumo usar o tempo do regulamento que é 30s de subida porque com 20 já perco totalmente a referência do aero. Com o glow não é muito diferente.

Mas estou falando de uma situação específica, de competição ou mesmo em voos de planadores onde alcança-se alturas significativas nas térmicas. Muitas vezes o proceder é largar os comandos e ver pra que lado está indo... este é o nariz ! hehe!

Para aviões para voo "dentro da caixa" o importante é o contraste de cores no extradorso e intradorso da asa, particularmente gosto muito da combinação amarelo com qualquer cor, vermelho, azul, laranja, que contrastam bem.

Vale a pena a quem interessar dar uma olhada nas entelagens dos planadores F3J (joga no google) e vejam as combinações e graficos usados em baixo das asas principalmente.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: padrão de cores de entelagem.

Mensagem por rnjorge »

E, ao se perder, corte o motor! Se cair, cai mais de leve...
Ricardo Jorge
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Re: padrão de cores de entelagem.

Mensagem por mauemmel »

bom saber que não sou só eu que tive esse problema, vamos ver os proximos como serão, espero conseguir melhora a situação, taalvez até adicionar faixas em vinil para diferenciar...
cauré, calmato 15, funbat, jacutinga, jacutinga + 20% starlight, piper cub, sunbird, tucano, EDGE 540 -52... Quero minha carteirinha da acca....
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Re: padrão de cores de entelagem.

Mensagem por mauemmel »

consegui melhorar muito a visualização do meu cauré, ele tinha o canopi de isopor com vinil preto, ai tirei esse vinil e coloquei um branco, agora não perco mais.
fiz uma faixa branca grande no dorso do planador, melhorou bastante.
cheguei a uma conclusão, me corrijam se eu estiver errado.
é bom ter uma cor clara em cima e uma escura embaixo do aero, ja que na maior parte do tempo vc estará vendo ele por baixo, ai não adianta ser branco em baixo pq em contraste com o claro do céu tudo vai ficar escuro mesmo.mas durante uma curva é possivel diferenciar a parte mais clara da mais escura.

ABS
cauré, calmato 15, funbat, jacutinga, jacutinga + 20% starlight, piper cub, sunbird, tucano, EDGE 540 -52... Quero minha carteirinha da acca....
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 487
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Re: padrão de cores de entelagem.

Mensagem por Indiana Junior »

vc esta certo sim e serve tb pros que lerem daqui pra frente, meu modo de entelar sigo assim, em cima predominancia de cores quentes e claras, laranja, vermelho claro, amarelo canario, detalhes em preto ou branco e cores variadas tb, em baixo cores frias e escuras, preto, azul escuro, verde escuro e detalhes em claro variados ficam bonitas
Responder