OS 46 Apagando em vôo

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por rafael_reali »

Certo, é aquela história, sem pegar o motor na mão é difícil mas vamos lá. Como eu disse eu desmontaria o carburador dava um sopro nele e montaria de novo. Passei pela mesmíssima situação na pista (não sei se é o mesmíssimo problema). Eu dava partida o motor pegava e afogava em seguida, tipo 1 segundo. Ai eu puxava combustível e tentava de novo e novamente o motor só pegava por 1 segundo. Depois de umas 5 tentativas retirei a agulha em busca de algo errado e não achei nada... Coloquei ele de volta, dei hélice e pegou. Voei o dia todo.
Em uma outra situação o motor nunca funcionava por mais de 2~3 minutos. Então de posse de camisa e pistão nas mãos pude verificar que o pistão chegava até o topo da camisa (quando na verdade deveria chegar até uns 5mm empurrando com o dedo de baixo para cima). Resultado: motor sem compressão adequada, conjunto camisa/pistão novos.

Outra coisa que a princípio pode não ter muito a ver. Meu aero tem trem de pouso convencional (rodinha atrás). E no trem principal uso rodas grandes pois a pista é de terra com um pouco de areia. Na primeira partida do dia o motor costuma não pegar e o combustível vai retornando. Como lá tem uma área levemente inclinada, posiciono o aero como se quase ele ficasse com o nariz para baixo e a gravidade ajuda a manter o combustível na linha. Geralmente pega em duas tentativas.
Uma ultima dica sobre puxar combustível. Vejo muitas pessoas na pista tapando o carburador com o dedo e girando a hélice várias vezes. Isso não é o mais correto pois da mesma maneira que o combustível é sugado ele pode ser empurrado de volta pelo pistão. O melhor é que antes do pistão descer totalmente, deve-se retirar o dedo do carburador.

Boa sorte!
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por Arara »

bom, ele não está voando por mais de 4 minutos, então (se for o mesmo problema) seria pistão.

se for pistão acho que só motor novo, esse é bem velhinho e não acho que valha o investimento, =\, vou desmontar o carburador e tentar.

eu até tinha pedido um pistão da hobby king 3 meses atrás, mas por nojo da demora do backorder eu acabei cancelando
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por rafael_reali »

Arara, eu troquei o conjunto do meu OS 46AX e me permita discordar de ti, se teu motor estiver bom por fora, apenas sem compressão, acho que deveria trocar apenas o conjunto. Eu troquei do meu e hoje ele pega só de eu "tentar" dar a partida kkk.
Por + - R$250,00, hoje eu tenho um motor novinho ao invés de gastar uns 700 contos (que deve ser o preço desse motor novo hoje).
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por Arara »

rafael_reali escreveu:Arara, eu troquei o conjunto do meu OS 46AX e me permita discordar de ti, se teu motor estiver bom por fora, apenas sem compressão, acho que deveria trocar apenas o conjunto. Eu troquei do meu e hoje ele pega só de eu "tentar" dar a partida kkk.
Por + - R$250,00, hoje eu tenho um motor novinho ao invés de gastar uns 700 contos (que deve ser o preço desse motor novo hoje).

o que eu tenho é o FX, que "novo" sairia 550, o carburador está vazando um pouquinho, não sei se precisaria de um novo também, por que se sim, aí o preço do carburador e pistão sairia o mesmo que um motor novo.

eu admito que eu sou totalmente leigo em mecânica, não entendo nada do funcionamento do motor, tenho até medo de tentar abrir e acabar estragando o meu.
tem como abrir o cabeçote sem tirar a vela ? pra tirar o pistão eu tenho que tirar os rolamentos ?
eu tenho um amigo mecânico que poderia me ajudar, mas o cara simplesmente desapareceu :shock:
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por Arara »

só uma pergunta, se eu rodar a hélice ( sem estar tentando dar partida ) e fazer aquele som firme de vento que o pistão faz significa que está sem folga ?
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por rafael_reali »

Vc quer dizer se significa que se o motor tem compressão ou não, não é? Bem, para explicar melhor, uma das diferenças de funcionamento do motor de aeromodelo glow em comparação com um motor de carro é a ignição. No carro tem se a vela de ignição que como sabemos produz a centelha para o funcionamento do motor, não necessitando necessariamente de perfeita compressão do motor para a partida.
No aeromodelo glow uma mudança na compressão do motor já influencia muito no funcionamento e principalmente na partida pois a vela faz a catálise do combustível e para isso acontecer de moto satisfatório a compressão tem de estar muito boa.

Respondendo sua pergunta esse barulho de sucção e compressão que o motor faz é um indício de compressão boa, mas não uma prova. A prova é aquela que lhe falei de tirar as peças e verificar com as mãos, o que não é nada difícil depois que se faz a primeira vez. No youtube tem vídeos mostrando como se faz.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por Arara »

amanhã cedo vou comprar um wd-40 e tentar abrir o motor então
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por Arara »

aberto o motor, compressão ótima, montei novamente e para minha surpresa o danado pegou, e fácil.

o problema agora é com regulagem, o motor parece aquecer muito, e tem retomada muito ruim, segue aí o que eu fiz :

após dar partida, fui fechando a agulha de alta até sentir a máxima rotação, então abri 1/4 de volta, coloquei na lenta, a lenta se firmou bem em baixa rotação mesmo, esperei 10 segundos e "dedei" pra alta, demorou um pouco pra atingir a alta, saiu aquela arrastada, apaguei o motor, abri 1/8 de volta e refiz o teste, a retomada seca estava boa, mas esperando os 10 segundos ele ainda arrastava, apaguei novamente, abri 1/8, mas o problema se manteve.
e o motor saiu BEM quente, vou pedir pra um amigo de clube regular pra mim pra fazer o teste em voo pra ver se apaga
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por rafael_reali »

Quando o motor engasga nessa aceleração brusca, na maioria das vezes quer dizer que durante a marcha lenta ele foi encharcando. Então na verdade o que você deveria fazer é fechar um pouquinho a agulha e nesse caso seria a agulha de baixa.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por Arara »

ah bom, eu estava nervoso de ver óleo pingando do escapamento e tendo que abrir cada vez mais a agulha de baixa
Responder