Multiplex EasyGlider Electric - com vídeo (da queda)
- Fernando Angelieri
- membro
- Mensagens: 204
- Registrado em: Sáb Fev 14, 2004 2:10 pm
- Localização: São Paulo - ZN Sul
- Contato:
Multiplex EasyGlider Electric - com vídeo (da queda)
Depois da paulada do transporte e imposto que tive que pagar, eu dei umas voltinhas com meu segundo motoplanador (meu primeiro foi um modelo da Cox com um 0.049 de dois canais a 20 anos atrás).
Já falado aqui no forum, o isopor é diferente e muito mais resistente e flexível.
O kit é completo com todas as linkagens prontas para instalar e com as dimensões corretas.
Eu somente lixei a fuselagem com lixa 320 e água para tirar as marcas do molde, o resto foi colar com CA comum mesmo.
Como ia diminuir o peso do motor com o uso de brushless eu não segui a recomendação de colocar uma bolota de lastro na cauda.
Também ampliei a área da bateria para uma 3S.
Nos testes de bancada acabei queimando o motor (não sei o que aconteceu) e para passar o ano voando acabei instalando um BLzinho na ponta.
[img:d1cac64fe7]http://angelieri.com/images/EasyGlider.jpg[/img:d1cac64fe7]
O cockpit não é tão apertado e mesmo assim a montagem dos servos e links evitam que alguma coisa se enrosque.
[img:d1cac64fe7]http://angelieri.com/images/EasyGlider%20cockpit.jpg[/img:d1cac64fe7]
O primeiro vôo foi com uma hélice normal de 8x5 com medo de queimar o motor mas depois eu coloquei a folding 10x8 (original) e foi na boa.
Usava meio motor para decolar e depois praticamente não acelerava nada. Foi a primeira vez com um elétrico que não tinha que parar por falta de bateria :-) .
O grande problema é a hora do pouso. Como meu rádio é de 4 canais, não tive como colocar o freio. O bixo vem a 2 metros de altura e não á como colocá-lo no chão antes de percorer uns 50 metros no mínimo.
O CG indicado no manual é ideal para deixar o modelo planando na medida ideal, não é necessário tocar no profundor para ficar na razão de descida ideal.
Adaptação do BL na frente do montante "quase" original. Notem os fios entrando pela lateral.
[img:d1cac64fe7]http://angelieri.com/images/EasyGlider%20Motor1.jpg[/img:d1cac64fe7]
[img:d1cac64fe7]http://angelieri.com/images/EasyGlider%20Motor2.jpg[/img:d1cac64fe7]
[img:d1cac64fe7]http://angelieri.com/images/EasyGlider%20Motor3.jpg[/img:d1cac64fe7]
Já falado aqui no forum, o isopor é diferente e muito mais resistente e flexível.
O kit é completo com todas as linkagens prontas para instalar e com as dimensões corretas.
Eu somente lixei a fuselagem com lixa 320 e água para tirar as marcas do molde, o resto foi colar com CA comum mesmo.
Como ia diminuir o peso do motor com o uso de brushless eu não segui a recomendação de colocar uma bolota de lastro na cauda.
Também ampliei a área da bateria para uma 3S.
Nos testes de bancada acabei queimando o motor (não sei o que aconteceu) e para passar o ano voando acabei instalando um BLzinho na ponta.
[img:d1cac64fe7]http://angelieri.com/images/EasyGlider.jpg[/img:d1cac64fe7]
O cockpit não é tão apertado e mesmo assim a montagem dos servos e links evitam que alguma coisa se enrosque.
[img:d1cac64fe7]http://angelieri.com/images/EasyGlider%20cockpit.jpg[/img:d1cac64fe7]
O primeiro vôo foi com uma hélice normal de 8x5 com medo de queimar o motor mas depois eu coloquei a folding 10x8 (original) e foi na boa.
Usava meio motor para decolar e depois praticamente não acelerava nada. Foi a primeira vez com um elétrico que não tinha que parar por falta de bateria :-) .
O grande problema é a hora do pouso. Como meu rádio é de 4 canais, não tive como colocar o freio. O bixo vem a 2 metros de altura e não á como colocá-lo no chão antes de percorer uns 50 metros no mínimo.
O CG indicado no manual é ideal para deixar o modelo planando na medida ideal, não é necessário tocar no profundor para ficar na razão de descida ideal.
Adaptação do BL na frente do montante "quase" original. Notem os fios entrando pela lateral.
[img:d1cac64fe7]http://angelieri.com/images/EasyGlider%20Motor1.jpg[/img:d1cac64fe7]
[img:d1cac64fe7]http://angelieri.com/images/EasyGlider%20Motor2.jpg[/img:d1cac64fe7]
[img:d1cac64fe7]http://angelieri.com/images/EasyGlider%20Motor3.jpg[/img:d1cac64fe7]
Fernando Angelieri
São Paulo - ZN Sul
NÃO MANDEM MP. USEM MEU E-MAIL.
São Paulo - ZN Sul
NÃO MANDEM MP. USEM MEU E-MAIL.
- gustabmo
- membro
- Mensagens: 4335
- Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
- Localização: Sao Paulo - SP
- Contato:
Re: Multiplex EasyGlider Electric
Legal, belo modelinho, ja ouvi falar muito bem sobre esses de elapor da Multiplex mas so tinha visto o EasyStar do William ate entao.
[quote:23dd19f974="Fernando Angelieri"]O grande problema é a hora do pouso. Como meu rádio é de 4 canais, não tive como colocar o freio.[/quote:23dd19f974]
Uma dica pra descer sem ganhar muita velocidade e' "abanar" a cauda dando leme para um lado e para o outro seguidamente.
Das primeiras vezes faça isso com uma boa altura pois ate voce pegar as manhas tem risco de estolar.
[quote:23dd19f974] CG indicado no manual é ideal para deixar o modelo planando na medida ideal, não é necessário tocar no profundor para ficar na razão de descida ideal. [/quote:23dd19f974]
Note que isso NAO e' uma boa medida pra avaliar a posicao do CG. O bom teste de CG e' o [url=http://www.charlesriverrc.org/articles/supergee/CGMarkDrela.htm]teste de mergulho (dive test)[/url].
[quote:23dd19f974="Fernando Angelieri"]O grande problema é a hora do pouso. Como meu rádio é de 4 canais, não tive como colocar o freio.[/quote:23dd19f974]
Uma dica pra descer sem ganhar muita velocidade e' "abanar" a cauda dando leme para um lado e para o outro seguidamente.
Das primeiras vezes faça isso com uma boa altura pois ate voce pegar as manhas tem risco de estolar.
[quote:23dd19f974] CG indicado no manual é ideal para deixar o modelo planando na medida ideal, não é necessário tocar no profundor para ficar na razão de descida ideal. [/quote:23dd19f974]
Note que isso NAO e' uma boa medida pra avaliar a posicao do CG. O bom teste de CG e' o [url=http://www.charlesriverrc.org/articles/supergee/CGMarkDrela.htm]teste de mergulho (dive test)[/url].
Gustavo - São Paulo/SP
- Fernando Angelieri
- membro
- Mensagens: 204
- Registrado em: Sáb Fev 14, 2004 2:10 pm
- Localização: São Paulo - ZN Sul
- Contato:
- Fernando Angelieri
- membro
- Mensagens: 204
- Registrado em: Sáb Fev 14, 2004 2:10 pm
- Localização: São Paulo - ZN Sul
- Contato:
- Fernando Angelieri
- membro
- Mensagens: 204
- Registrado em: Sáb Fev 14, 2004 2:10 pm
- Localização: São Paulo - ZN Sul
- Contato:
- Fernando Angelieri
- membro
- Mensagens: 204
- Registrado em: Sáb Fev 14, 2004 2:10 pm
- Localização: São Paulo - ZN Sul
- Contato:
Hoje pela manhã ficamos eu e um amigo com dois EasyGlider das 09:30 até as 13:00.
O piloto aqui ficou vermelho pelo sol e o azulzinho do Fred ficou azul tbm :-) (eu tô usando uma hélice que é só o dobro da recomendada, eta motorzinho bom).
Foi muito bom as térmicas numa área de Porto Feliz com o sol esquentando o terreno.
Desta vez eu aumentei o curso do leme e aileron e as respostas melhoraram muito. Mesmo o modelo não sendo acrobático, usando leme, aileron e profundor dá para fazer curva muito interessante :-P .
O Easy do meu amigo está usando o motor original 400 com redução. Eu em meia potência e ele em potência máxima, eu estava muito mais rápido (ambos com a mesma hélice).
A duração da bateria está na ordem dos 30 minutos (o cara aqui é novato em térmica).
O piloto aqui ficou vermelho pelo sol e o azulzinho do Fred ficou azul tbm :-) (eu tô usando uma hélice que é só o dobro da recomendada, eta motorzinho bom).
Foi muito bom as térmicas numa área de Porto Feliz com o sol esquentando o terreno.
Desta vez eu aumentei o curso do leme e aileron e as respostas melhoraram muito. Mesmo o modelo não sendo acrobático, usando leme, aileron e profundor dá para fazer curva muito interessante :-P .
O Easy do meu amigo está usando o motor original 400 com redução. Eu em meia potência e ele em potência máxima, eu estava muito mais rápido (ambos com a mesma hélice).
A duração da bateria está na ordem dos 30 minutos (o cara aqui é novato em térmica).