Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
wagner torres
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Qui Nov 02, 2006 3:12 pm
Localização: rio de janeiro

Mensagem por wagner torres »

Aí galera, fiz o meu cortador de isopor,,, ele tem 1,20 de comprimento por 60 cm de altura.
Fiz todo de madeira. Usei um transformador de 24v , to usando direto no AC , nao coloquei diodo, e to usando 1,20 de cabo de aco de pesca, a de num 40 libras.
Ficou bom, nao ta aquecendo mt, e da pra controlar bem o corte,, so q ficou um corte meio lento, tem q ser devagar , se nao causa barriga no cabo de aco .....

Aí , acho q o melhor lance foi usar cabo de aco de pesca , de 40lb ,, pq , eu usai um de 10lb e nao esquento mt, usei o de 2o e fico bom.

Tá ,a agalera me diz ,, po , se vc nao usa dimmer, ta usando um tranfo de 24 direto, e o cabo de aco de 40lb nao ta tao quente assim ,,, entao se vc usar o de 20lb vai ficar mais quente um pouco né ,,, aí eu te falo,,,, sinistroooooo ,,,, o valor resistivo e omico do cabo de 20 lbs pro de 40 lbs é bem diferente, entao aquece menos ,,, 20 aqueceu pouco , de 40 aqueceu bem.


Nao sei se essa diferenca aconteceu pq to usando 24 em AC , nao sei ,, nao usei em DC pra ver qual é.
Senta a pua !!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

O cabo de 40 Libras é mais grosso, e portanto sua resistencia é menor, assim aquece mais.
Avatar do usuário
CYBER RON
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Qua Mai 11, 2005 11:21 am

Mensagem por CYBER RON »

Cláudio,

O arco de corte que fiz tem 85cm de área de corte com corda de violão (a mais fina).

Porém como não tinha muita grana nem conhecimentos técnicos no assunto, comprei uma fonte de 48v (24v + 24v) mas de apenas 1 amper, e um dimer.

Liguei o dimer na entrada da fonte, porém não cheguei a dar 100% da potência (para que a fonte fornecesse os 48v na saída) porque ela esquentava demais.

Até consegui cortar uma asa, mas muito devagar, praticamente "mastigando" o isopor.

Agora recentemente troquei o gabinete do meu PC, e como o novo veio com uma fonte, fiquei com uma fonte sobrando.

Então pergunto:

- Dá pra usar a fonte (ATX 500W) apenas ligando direto os fios no arco de corte, sem fazer aquelas alterações na placa?
(não entendo e nem conheço ninguém que entenda de eletrônica)

- Na fonte diz que sua saída de +12v dá 18A (não sei se a amperagem real chega a isso tudo mesmo), mas creio que apenas 12v não irá aquecer adequadamente o fio de corte.
Então teria como extrair 24v da fonte?

- Usando o dimer que tenho, na entrada ou na saída da fonte ajuda em alguma coisa?


Desde já agradeço por sua ajuda!
.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Esqueça o dimmer em entradas e saídas de fontes, isso não funciona e pode destruir suas fontes, sejam quais forem,. Sem modificação, não tem como conseguir mais de 12 V da fonte do PC, e i Ampére é pouca corrente, você precisará de uns 3A.
ArthurB
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 10:39 pm
Localização: Novo hamburgo,RS

Mensagem por ArthurB »

com essa fonte deve dar,

como é uma fonte boa não e uma das vagabundas,

use fio de cerca eletrica

para extrair 24 é só ligar o -12 a0 12(mas não é recomendado pois a coreente suportada é pouca)

como atx voçe vai ter que ligar com os fios preto e verde normalmente para ela funcionar,

pode ligar direto no conector maior
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

O -12 não suporta nem 1A... E você precisa de no minimo 3A no fio...
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

[quote:fce4ce6f46="claudiorfernandes"]O -12 não suporta nem 1A... E você precisa de no minimo 3A no fio...[/quote:fce4ce6f46]

Na minha de 450w a corrente da saida de -12V é 2A, já usei no meu cortador, depende da fonte. Tenho uma de 200W que dá só 500mA.
Júlio César
tigrinho
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Sex Jan 26, 2007 11:17 am
Localização: sp

Mensagem por tigrinho »

estou atras de uma asa para um Piper j-3 cub e se alguem tiver por favor deixe recado no msn....
Avatar do usuário
mlunetta
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Sex Jan 26, 2007 2:44 pm

Mensagem por mlunetta »

O meu Dimmer queimou hoje... não sei o que aconteceu...ontem funcionou bem, testei o cortador de asas e quando fui liga-lo hoje escutei um pow... e desliguei rapido o dimmer... quase estourei o fio... Meu Dimmer era de 300W... o que será que fiz de errado????
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

O que você fez de "errado" foi usar dimmer ligado direto na rede... É extremamente perigoso...
Responder