C-115 Búfalo com PQD Paraquedista FPV saltando com câmera
- Kemp
- membro
- Mensagens: 1720
- Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
- Localização: Guaratinguetá-SP
- Contato:
C-115 Búfalo com PQD Paraquedista FPV saltando com câmera
Inicio da recuperação do tópico em 11/03/2015 em virtude da perda de imagens lincadas e hospedadas em provedores gratuitos.
A sequência de imagens da montagem está correta, mas alguns comentários poderão ficar fora de contexto, pois o tópico só permite anexar seis imagens por mensagem.
Salve galera do e-voo.
Estou aqui para mostrar mais uma de minhas construções e compartilhar novas ideias.
Depois de muito tempo sem contruir nada resolvi colocar a mão no isopor novamente.
O modelo a ser construído é o C-115 Búfalo da FAB.
Estou fazendo ele junto com dois colegas. O felipe e o ABCampos.
A ideia inicial era apenas de fazer um bi-motor. Depois surgiu a outra ideia de fazer um modelo com capacidade para levar uma quantidade rasoável de carga e poder fazer lançamentos.
Pretendemos colocar uma porta mecânica para ser controlada atravéz do Tx.
Imprimimos a planta baseada no tamanho da hélice 9x5 para ficar legal. A asa ficou um pouco mais larga que no desenho. Resolvi fazer assim para obter maior sustentação e deixar o CG um pouco mais atrazado por causa do compartimentode cargas. Além disso eu já tinha o perfil cortado e poupei um tempo com isso.
Gostaria de ideias para fazer o trêm dianteiro direcional e para fazer a fixação dos trêns nas naceles por baixo da asa.
Dados do aero:
Envergadura: 154cm
Corda média 24cm
Comprimento: 122cm
Área alar: 35,4 dm²
Carga alar: 48g/dm²
Perfil: Clark-Y
Velocidade de planeio: 33km/h
Motores: 2 x 2822
Hélice: 2 x 9x5 HD
Speed: 1 x TP de 25A para cada motor
Servos: 6 x TP 9g
Bateria: 3S de 4000mAh
Peso final completo: 1560g
Planta que usei (imagem 000)
Os colegas William e Edson desenharam a planta em Corel Draw.
Eu deu uma ajustada e coloquei o perfil de asa que usei.
Está em Corel e PDF para impressão em A0. Total de 3 folhas.
Também disponibilizei os decalques que usei.
A senha para descompactar os arquivos é: aeromodelo
Link para baixar a planta e os decalques: Só clicar no botão pequeno e azul escrito Download.
http://www.2shared.com/file/oQXyz5hw/C-115_Plantas_e_decalques.html
Mais um desenho do esquema para ligação de 2 ou 4 motores usando 1 ou 2 baterias.
Usei o 1º esquema com apenas 1 bateria para os 2 motores. (imagem 001)
1º Vídeo dos lançamentos:
2º vídeo dos búfalos.
Lançamento com câmera a bordo aos 3:50
Dois aeros lançando juntos aos 4:10
3º vídeo.
Esse ficou muito legal. Vale a pena ver...
11 paraquedistas saltando. 1 morreu. hehe
Vídeo final.
Último vídeo do C-115 lançando 11 paraquedistas.
Pqd saltou com a câmera e outro ficou quase 3 minutos voando depois que todos já estavam no chão.
Algumas fotos:
Inspiração:
1º Objetivo: Fazer o aero voar.
2º Objetivo: Fazer lançamentos.
A sequência de imagens da montagem está correta, mas alguns comentários poderão ficar fora de contexto, pois o tópico só permite anexar seis imagens por mensagem.
Salve galera do e-voo.
Estou aqui para mostrar mais uma de minhas construções e compartilhar novas ideias.
Depois de muito tempo sem contruir nada resolvi colocar a mão no isopor novamente.
O modelo a ser construído é o C-115 Búfalo da FAB.
Estou fazendo ele junto com dois colegas. O felipe e o ABCampos.
A ideia inicial era apenas de fazer um bi-motor. Depois surgiu a outra ideia de fazer um modelo com capacidade para levar uma quantidade rasoável de carga e poder fazer lançamentos.
Pretendemos colocar uma porta mecânica para ser controlada atravéz do Tx.
Imprimimos a planta baseada no tamanho da hélice 9x5 para ficar legal. A asa ficou um pouco mais larga que no desenho. Resolvi fazer assim para obter maior sustentação e deixar o CG um pouco mais atrazado por causa do compartimentode cargas. Além disso eu já tinha o perfil cortado e poupei um tempo com isso.
Gostaria de ideias para fazer o trêm dianteiro direcional e para fazer a fixação dos trêns nas naceles por baixo da asa.
Dados do aero:
Envergadura: 154cm
Corda média 24cm
Comprimento: 122cm
Área alar: 35,4 dm²
Carga alar: 48g/dm²
Perfil: Clark-Y
Velocidade de planeio: 33km/h
Motores: 2 x 2822
Hélice: 2 x 9x5 HD
Speed: 1 x TP de 25A para cada motor
Servos: 6 x TP 9g
Bateria: 3S de 4000mAh
Peso final completo: 1560g
Planta que usei (imagem 000)
Os colegas William e Edson desenharam a planta em Corel Draw.
Eu deu uma ajustada e coloquei o perfil de asa que usei.
Está em Corel e PDF para impressão em A0. Total de 3 folhas.
Também disponibilizei os decalques que usei.
A senha para descompactar os arquivos é: aeromodelo
Link para baixar a planta e os decalques: Só clicar no botão pequeno e azul escrito Download.
http://www.2shared.com/file/oQXyz5hw/C-115_Plantas_e_decalques.html
Mais um desenho do esquema para ligação de 2 ou 4 motores usando 1 ou 2 baterias.
Usei o 1º esquema com apenas 1 bateria para os 2 motores. (imagem 001)
1º Vídeo dos lançamentos:
2º vídeo dos búfalos.
Lançamento com câmera a bordo aos 3:50
Dois aeros lançando juntos aos 4:10
3º vídeo.
Esse ficou muito legal. Vale a pena ver...
11 paraquedistas saltando. 1 morreu. hehe
Vídeo final.
Último vídeo do C-115 lançando 11 paraquedistas.
Pqd saltou com a câmera e outro ficou quase 3 minutos voando depois que todos já estavam no chão.
Algumas fotos:
Inspiração:
1º Objetivo: Fazer o aero voar.
2º Objetivo: Fazer lançamentos.
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 9:15 am, em um total de 8 vezes.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
- Kemp
- membro
- Mensagens: 1720
- Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
- Localização: Guaratinguetá-SP
- Contato:
[quote:7a122bb874="genildo"]amigo é um lindo avião e com certesa um aeromodelo tambem aqui no meu trabalho tem um caso precise de algum detalhe poso tirar foto para você[/quote:7a122bb874]
De verdade? Você serve onde?
Corte da planta
(imagens 006 a 008)
Comparando com o Cessna 182:
(imagens 009 a 011)
De verdade? Você serve onde?
Corte da planta
(imagens 006 a 008)
Comparando com o Cessna 182:
(imagens 009 a 011)
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 8:14 am, em um total de 3 vezes.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
- Haupenthal
- membro
- Mensagens: 744
- Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
- Localização: Campo Grande/MS - 34
- Kemp
- membro
- Mensagens: 1720
- Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
- Localização: Guaratinguetá-SP
- Contato:
[quote:3a1718e959="Haupenthal"]Tem que usar um ESC para cada motor
se fosse brushed tudo bem, mas como é Brushless, um ESC pra cada.
mas vai ficar muito doido
já ví o pessoal da BACG fazendo treinamento de lançamento de fardo. é muito bonito de se ver.[/quote:3a1718e959]
Porque tenho que colocar 2 esc?
Já vi muita gente debatendo sobre isso. Sobre correr risco usando somente um. Que risco seria esse? Ainda não encontrei essa resposta. Se alguem souber por favor.
Continuando...
Asa cortada:
(imagens 012 e 013)
Comparando a asa cortada com a planta:
(imagem 014)
se fosse brushed tudo bem, mas como é Brushless, um ESC pra cada.
mas vai ficar muito doido
já ví o pessoal da BACG fazendo treinamento de lançamento de fardo. é muito bonito de se ver.[/quote:3a1718e959]
Porque tenho que colocar 2 esc?
Já vi muita gente debatendo sobre isso. Sobre correr risco usando somente um. Que risco seria esse? Ainda não encontrei essa resposta. Se alguem souber por favor.
Continuando...
Asa cortada:
(imagens 012 e 013)
Comparando a asa cortada com a planta:
(imagem 014)
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 8:14 am, em um total de 3 vezes.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
- warne
- membro
- Mensagens: 5918
- Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
- Localização: Teresina, Piauí
- Contato:
[quote:1f391f7b2f="Kemp"][quote:1f391f7b2f="Haupenthal"]Tem que usar um ESC para cada motor
se fosse brushed tudo bem, mas como é Brushless, um ESC pra cada.
mas vai ficar muito doido
já ví o pessoal da BACG fazendo treinamento de lançamento de fardo. é muito bonito de se ver.[/quote:1f391f7b2f]
Porque tenho que colocar 2 esc?
Já vi muita gente debatendo sobre isso. Sobre correr risco usando somente um. Que risco seria esse? Ainda não encontrei essa resposta. Se alguem souber por favor.[/quote:1f391f7b2f]
Falando de modo tosco, o problema é que dois motores de mesma marca e mesmo Kv não são idênticos, assim um motor poder da partida e o outro não! Ai o esc não vai funcionar ou até queimar.
O Alex já explicou isso uma dezena de vezes.
Abs
Warne
se fosse brushed tudo bem, mas como é Brushless, um ESC pra cada.
mas vai ficar muito doido
já ví o pessoal da BACG fazendo treinamento de lançamento de fardo. é muito bonito de se ver.[/quote:1f391f7b2f]
Porque tenho que colocar 2 esc?
Já vi muita gente debatendo sobre isso. Sobre correr risco usando somente um. Que risco seria esse? Ainda não encontrei essa resposta. Se alguem souber por favor.[/quote:1f391f7b2f]
Falando de modo tosco, o problema é que dois motores de mesma marca e mesmo Kv não são idênticos, assim um motor poder da partida e o outro não! Ai o esc não vai funcionar ou até queimar.
O Alex já explicou isso uma dezena de vezes.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
- Kemp
- membro
- Mensagens: 1720
- Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
- Localização: Guaratinguetá-SP
- Contato:
[quote:bd502274e4="warne"][quote:bd502274e4="Kemp"][quote:bd502274e4="Haupenthal"]Tem que usar um ESC para cada motor
se fosse brushed tudo bem, mas como é Brushless, um ESC pra cada.
mas vai ficar muito doido
já ví o pessoal da BACG fazendo treinamento de lançamento de fardo. é muito bonito de se ver.[/quote:bd502274e4]
Porque tenho que colocar 2 esc?
Já vi muita gente debatendo sobre isso. Sobre correr risco usando somente um. Que risco seria esse? Ainda não encontrei essa resposta. Se alguem souber por favor.[/quote:bd502274e4]
Falando de modo tosco, o problema é que dois motores de mesma marca e mesmo Kv não são idênticos, assim um motor poder da partida e o outro não! Ai o esc não vai funcionar ou até queimar.
O Alex já explicou isso uma dezena de vezes.
Abs
Warne[/quote:bd502274e4]
Será que mesmo eu reenrolando os 2 motores com o mesmo número de voltas pode dar alguma pane? Já ví vários colegas voando com um único speed para 2 brushlees.
Continuando...
Novas fotos:
(imagens 015 a 019)
se fosse brushed tudo bem, mas como é Brushless, um ESC pra cada.
mas vai ficar muito doido
já ví o pessoal da BACG fazendo treinamento de lançamento de fardo. é muito bonito de se ver.[/quote:bd502274e4]
Porque tenho que colocar 2 esc?
Já vi muita gente debatendo sobre isso. Sobre correr risco usando somente um. Que risco seria esse? Ainda não encontrei essa resposta. Se alguem souber por favor.[/quote:bd502274e4]
Falando de modo tosco, o problema é que dois motores de mesma marca e mesmo Kv não são idênticos, assim um motor poder da partida e o outro não! Ai o esc não vai funcionar ou até queimar.
O Alex já explicou isso uma dezena de vezes.
Abs
Warne[/quote:bd502274e4]
Será que mesmo eu reenrolando os 2 motores com o mesmo número de voltas pode dar alguma pane? Já ví vários colegas voando com um único speed para 2 brushlees.
Continuando...
Novas fotos:
(imagens 015 a 019)
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 8:15 am, em um total de 3 vezes.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
- Kemp
- membro
- Mensagens: 1720
- Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
- Localização: Guaratinguetá-SP
- Contato:
[quote:fbdb7887de="alexcmag"]A 30 reais o ESC não vale a pena economizar. Na verdade o combo brushless inteiro custa menos do que eu paguei só nos motores escovados nos meus primeiros bimotores...[/quote:fbdb7887de]
O risco seria só com os motores ou posso perder todos os comandos do aero?
O risco seria só com os motores ou posso perder todos os comandos do aero?
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3