Óleo utilizado pela Esquadrilha da Fumaça para fazer a fumaç

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Óleo utilizado pela Esquadrilha da Fumaça para fazer a fumaç

Mensagem por Poulps »

Bom , não sei se já postaram isto aqui , mas é melhor ter isto escrito duas vezes do que nenhuma !

Estou desenvolvendo um dispositivo para fazer fumaça em aeromodelos életricos por isto corri atrás desta informação, mas quem tem glow com fumaça irá se beneficiar também .

Escrevi um e-mail ao Esquadrão de Demonstração área (esquadrilha da Fumaça) através do contato no site , questionando sobre qual é o óleo utilizado para a geração da fumaça e eles muito gentilmente me responderam com o produto que utilizam como segue abaixo.



Em 1 de fevereiro de 2011 14:44, Paulo Pires <paulo.pires@icop.com.br> escreveu:
Este é um e-mail de pedido de informações via http://www.esquadrilhadafumaca.com.br/ de:
Paulo Pires <paulo.pires@icop.com.br>

Olá,

Acredito que esta pergunta já tenha sido feita milhares de vezes , mas como não está no F.A.Q vou perguntar:

Qual é o óleo utilizado para se produzir a fumaça ?

Ouvi dizer que é o óleo OPPA CE BR ,a informação confere ?


Sou aeromodelista e engenheiro eletrônico e estou desenvolvendo um dispositivo eletrônico para a geração de fumaça em aeromodelos elétricos, por isso meu interesse em saber qual o fluído vocês utilizam.


E por último , mas não menos importante, quero parabenizá-los pelo excelente trabalho!

Mais que uma apresentação, vocês inspiram quem está no chão a voar e a se interessar e valorizar a aviação nacional !



Muito Obrigado !

Att.,

Paulo Pires


[b:e9fd169a7d]
Resposta:

Sr. Paulo

Obrigado pelas palavras! O óleo que utilizamos é o CL-15OF INDUSTRIAL, da BR (Petrobrás). Sucesso no seu projeto!

Atenciosamente,

Equipe Esquadrilha da Fumaça





Esquadrão de Demonstração Aérea
Seção de Comunicação Social
Estrada de Aguaí, km 39
Caixa Postal 1083
CEP 13631-972 - Pirassununga/SP
fone/fax: 55 (19) 3565-7236

[/b:e9fd169a7d]
Abaixo segue o link do produto :
http://www.comprascooperadas.com.br/petrobras/loja_produtos_exibir.asp?cod_produto=71[/i]

[img:e9fd169a7d]http://www.comprascooperadas.com.br/imgsist/loja/711.jpg[/img:e9fd169a7d]
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Mensagem por Poulps »

Aproveitando, Alguém tá afim de rachar a compra de um barril de óleo ? rs

Analisando as caracteristicas deste óleo, percebi que não vou precisar de tanta temperatura para fazer fumaça com ele.

O dispositivo que estou desenvolvendo atinge até 660ºC (limitado eletronicamente), e o ponto de fulgor deste óleo está em 198ºC.
(Ponto de fulgor é quando o óleo entra em chamas após se aproximar uma resistência quente ou chama por sobre os vapores da superficie dele.)


[img:73428b0df3]http://img152.imageshack.us/img152/7540/leofumaa.jpg[/img:73428b0df3]

Pelo que lí, os gases do escape de um motor 4 tempos saem dos cilindros com uma temperatura média de 450ºC, suficiente para queimar o óleo.

Vou ajustar meu dispositivo para 450º e correr atrás do óleo para fazer um teste.Postarei os resultados.
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Mensagem por Poulps »

Estou a procura do óleo, e já encontrei dois fornecedores.

O primeiro é a DET LUB :


[i:92190cdd08]AC Paulo Pires

Boa tarde, Paulo conforme contato segue orçamento.
Obs: Esse lubrificante só é comercializado em tambor 200L

Aguardo seu retorno.[/i:92190cdd08]

[b:92190cdd08]LUBRAX CL -15 OF Valor Unitário do Tambor R$ 1.495,00[/b:92190cdd08]

Dá 7,50 o litro , se mais 199 pessoas quiserem um litro agente fecha o tambor e divide!rs

O outro fornecedor disse que tentará me arrumar um galão com 5 litros estraído deste de 200. Vamos aguardar.
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Porque não utiliza o fluido para fumaça utilizado em glows?

Ou até fluído utilizado em máquinas de fumaça...
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Mensagem por Poulps »

[img:bb0d162267]http://www.bigfield.com.br/imgsite/produtos/amp-000152200922539.jpg[/img:bb0d162267]

Não sei se eu que sou ruim de pesquisa ou se está em falta, mas não encontrei nenhuma loja nacional que tivesse este fluído em estoque . Muita gente vende , mas ninguém tem para vender.

Sobre o fluído de máquina de fumaça, já fiz testes com ele e ele derruba demais a temperatura (por ser composto principalmente por água e alcool) além de não ter a mesma persistência no ar.

Por enquanto, estou utilizando óleo Singer + (10%) de Glicerina... foi o melhor resultado que consegui até agora.
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
adilsonfol
membro
Mensagens: 229
Registrado em: Seg Set 28, 2009 9:40 am
Localização: jundiai

Mensagem por adilsonfol »

Aqui tem consta 4 galões no estoque

http://www.aileronmodelismo.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=885

E a loja tem um ótimo atendimento
Avatar do usuário
wmoecke
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Qui Jun 18, 2009 12:22 pm

Mensagem por wmoecke »

Pqp, Popoulps!! Vc vai ser doido de comprar um galao de 200l só pra usar um pouquinhio?? :D

Eu tbm acho meio carinho esse do post acima... 120 conto... mas enfim, melhor q pagar quase um barao e meio p/ um suprimento vitalício.

Se os caras da petrobras te passassem a composição desse óleo, vc podia tentar comparar com outros e achar um a preço mais acessível.

E óleo de motor, vc já tentou? Castrol GTX, esse tipo... Sei lá né?
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Mensagem por Poulps »

[quote:4ca4d40b24="adilsonfol"]Aqui tem consta 4 galões no estoque

http://www.aileronmodelismo.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=885

E a loja tem um ótimo atendimento[/quote:4ca4d40b24]

O google não havia te achado quando procurei por este produto. Mas é verdade , vc tem em estoque e ainda por cima é um dos patrocinadores do forum. :oops:

Você envia um galão destes por correio ?

Caso sim , te ligo amanhã cedo para acertar.
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
Localização: São bernardo do Campo

Mensagem por Poulps »

Ops mais uma vez.

Tá escrito lá em letras vermelhas que envia via este tipo de produto somente via trasportadora. :oops:
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Caro Poulps, acredito que não há necessidade de usar um produto tão específico como esse. Ele é usado sendo pulverizado perto da borda do tubo de escapamento do motor PT-6 (Turboélice). O óleo não queima, vira vapor (atinge o ponto de fulgor), caso contrário poderia gerar fumaça preta e uma língua de fogo no bocal do escapamento.
Na época dos T-6 chegaram a usar até óleo diesel para fazer fumaça com os motores radiais.
Responder