Considerações sobre o uso dos termos tensão e voltagem

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Nunes77
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Qua Jun 06, 2007 4:35 pm
Localização: Petropolis RJ ou Belo Horizonte MG

Considerações sobre o uso dos termos tensão e voltagem

Mensagem por Nunes77 »

Caros colegas,

tenho visto repetidas vezes alguns usuários sendo corrigidos quando usam o termo [b:472235b133]voltagem[/b:472235b133]. As vezes esta correção é feita com o devido zelo, outras vezes de forma muito incisiva, chegando a causar constrangimento às pessoas corrigidas. Contudo, é uma correção que não procede e justificarei abaixo o porquê disto.

Vamos lá, primeiramente o termo [b:472235b133]voltagem [/b:472235b133]existe, sim, e é definido em diversos dicionários. Logo, não há porque criticar alguém que queria usá-lo.

Como exemplo: [url]http://www.dicio.com.br/voltagem/[/url]

[quote:472235b133][i:472235b133]s.f. Física. Força eletromotiva ou diferença de potencial entre as extremidades de um condutor elétrico; tensão.
Indicação da corrente de uma instalação elétrica.
Indicação do potencial necessário para fazer funcionar uma máquina elétrica.[/i:472235b133][/quote:472235b133]

Mais interessante que isto é observar que quem afirma ser correto ou "mais" correto usar o termo [b:472235b133]tensão[/b:472235b133] comete, também, um equivoco. O termo tensão, sozinho, não é uma grandeza, mas é usado equivalentemente à grandeza força, em determinados contextos. Como exemplo, a tensão no cabo de um elevador é de 8.000 N (Newtons - unidade de força).

Os termos corretos a serem usados são: [b:472235b133]tensão elétrica[/b:472235b133], [b:472235b133]diferença de potencial[/b:472235b133] ou [b:472235b133]força eletromotriz[/b:472235b133] (Quadro Geral de Unidades, INMETRO, 2007). O uso de tensão, sozinho, pode ser confundido com tensão no contexto de força. Logo, para evitar ambiguidade, existe a diferenciação entre tensão e tensão elétrica.

Igualmente, o termo tensão pode causar novas dúvidas quando em outras situações, a exemplo, tensão superficial (em líquidos) ou tensão mecânica. Esta é a razão para termos a adição destes adjetivo, evitar estas ambiguidades. Como dito, sozinho, ele é comumente entendido como força em um cabo mas não tem este uso regulamentado.

Sei que a preguiça é a roda mestra da humanidade e, por isto, todos economizamos ao dizer tensão elétrica e ficamos somente com tensão. Mas é importante saber disto caso tenhamos a pretensão de corrigir ou incentivar alguém a usar o termo [b:472235b133]tensão[/b:472235b133] ao invés de [b:472235b133]voltagem[/b:472235b133]. Ao menos mencione que esta é uma opção pessoal, não uma regra ou norma. Pois, considerando a norma, tensão e voltagem são igualmente errados.

Aos colegas que quiserem insistir no uso do termo tensão, fiquem à vontade, mas saibam que estão apenas repetindo a preferência pessoal de um professor ou amigo, aquele que pela primeira vez ensinou-lhe este termo. A preferência pelo uso do termo tensão é uma opção amplamente usada entre engenheiros, mas na comunidade de pesquisadores em física e também química o termo voltagem é corriqueiro.

Abraços a todos e que a tensão ou voltagem de nossas baterias nunca zere :roll:
AlvaroME
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Mai 26, 2012 11:08 pm
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por AlvaroME »

Excelentes observações! Fiz curso técnico de eletrônica nos anos 80, no CEFET/PR e, na época os professores insistiam no termo TENSÃO ELÉTRICA DE "x" VOLTS e nao o termo voltagem. Com o tempo, entretanto, passávamos a usar, tecnicamente, o termo TENSÃO DE "x" VOLTS, pura e simplesmente...

Abraço a todos!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Citação:
s.f. Física. Força eletromotiva ou diferença de potencial entre as extremidades de um condutor elétrico;[b:38ee846354] tensão[/b:38ee846354].
[b:38ee846354]Indicação[/b:38ee846354] da corrente de uma instalação elétrica.
[b:38ee846354]Indicação[/b:38ee846354] do potencial necessário para fazer funcionar uma máquina elétrica.

Acho que não preciso dizer mais nada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Nunes77
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Qua Jun 06, 2007 4:35 pm
Localização: Petropolis RJ ou Belo Horizonte MG

Mensagem por Nunes77 »

[quote:28973f11cd="LaercioLMB"]Citação:
s.f. Física. Força eletromotiva ou diferença de potencial entre as extremidades de um condutor elétrico;[b:28973f11cd] tensão[/b:28973f11cd].
[b:28973f11cd]Indicação[/b:28973f11cd] da corrente de uma instalação elétrica.
[b:28973f11cd]Indicação[/b:28973f11cd] do potencial necessário para fazer funcionar uma máquina elétrica.

Acho que não preciso dizer mais nada.[/quote:28973f11cd]

Olá Laercio,

não entenda isto como um ataque ao outro tópico, não é esta minha intenção. Mas acredito que esta discussão possa ser proveitosa.

A citação retirada do dicionário é apenas uma referência, a primeira que encontrei. Em outros dicionários talvez eles sejam mais técnicos e não cometam os erros acima. Contudo, se você quer justificar a citação acima para usar tensão, como destacado em sua citação, é prova que você reconhece o definição do termo voltagem.

É importante lembrar que dicionários são "vivos", assim como nosso idioma. Uma série de construções gramaticais e palavras que hoje usamos até mesmo em ambientes formais, outrora eram desclassificadas pelos estudiosos do português. Fenômeno parecido pode ser visto hoje com o uso do gerundismo. É uma prática que condeno, mas sei que luto contra um fluxo que não pode ser parado. Afinal, a língua é viva e transforma-se.

Dito isto, concluo que não se pode fechar os olhos e simplesmente dizer que voltagem não existe, se chegou até os dicionários, e este acima não é o único, o termo é usado no cotidianamente por bem mais que uma única pessoa.

Apenas acho ser muita pretensão corrigir o termo voltagem com a prerrogativa de juiz de uma suposta norma, sendo que a norma oficial também não reconhece o termo tensão.
Avatar do usuário
Nunes77
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Qua Jun 06, 2007 4:35 pm
Localização: Petropolis RJ ou Belo Horizonte MG

Mensagem por Nunes77 »

[quote:a585602c42="AlvaroME"]Excelentes observações! Fiz curso técnico de eletrônica nos anos 80, no CEFET/PR e, na época os professores insistiam no termo TENSÃO ELÉTRICA DE "x" VOLTS e nao o termo voltagem. Com o tempo, entretanto, passávamos a usar, tecnicamente, o termo TENSÃO DE "x" VOLTS, pura e simplesmente...

Abraço a todos![/quote:a585602c42]

Obrigado meu xará 8)

Excelente exemplo para mostrar o ponto que eu tentei expressar. Usar o termo tensão, sozinho, é comodismo ou escolha pessoal, por isto não acho justo corrigir o uso do termo voltagem, já que é também uma escolha pessoal.

Só para registro, entre os dois eu também [u:a585602c42]prefiro[/u:a585602c42] usar tensão.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Nunes77, não se preocupe pois não levo nada como ofensa sobre minhas ideias, pelo contrário, sou humano e sujeito a erros também, mas no próprio dicionário especifica como indicação e não como denominação.
O exemplo lá mostra claramente sobre citar redes de alta voltagem, que significa que a tensão naquela rede tem uma voltagem muito alta.
palavras novas surgem seguidamente, mas mudar o sentido de uma palavra fica maio complicado, é como a vida toda a gente aprender que o fogo queima e depois vir alguém e nos dizer que o fogo não queima, é a gente que sente a dor por acreditar que queima.
É fato que em nosso idioma existem palavras semelhantes com significados diferentes, como no caso a tensão, que pode ser a tensão elétrica, a tensão sobre cabos de aço, ou a tensão nervosa de alguém e como o exemplo da palavra casa que pode significar tanto uma moradia, como o ato de casar, tanto é que existe uma frase conhecida por todos, "quem casa quer casa", assim como muitas outras palavras que podem ser empregadas de formas diferentes.
De fato, o nosso idioma é muito complicado se paramos para pensar nele, tanto é que ninguém escreve 100% correto e erros de concordância verbal são os mais comuns.
Voltagem e amperagem são unidades de medida e não de denominação, assim como quilo, metro, quilometro e outras mais.
Assim como dizer; " essa estrada tem 500 quilômetros", estamos dizendo qual a distância dela e não o que passa por ela ou tem nela e o mesmo vale para a eletricidade quando dizemos que essa rede tem 220 volts, estamos falando qual a intensidade da tensão elétrica ali presente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

Seria importante citar também....

Que nao é AMPERAGEM e sim corrente.

O pior que tem alguns de meus colegas da faculdade de engenharia que ainda falam AMPERAGEM (Nao é surpresa que eles reprovaram em Eletrônica I) ^^
FabioM
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Fev 17, 2012 6:24 pm
Localização: Santa Maria, RS

Re: Considerações sobre o uso dos termos tensão e voltagem

Mensagem por FabioM »

[quote:63b5687741="Nunes77"]O termo tensão é usado para a grandeza força, como por exemplo, a tensão no cabo de um elevador é de 8.000 N (Newtons - unidade de força).
[/quote:63b5687741]
Na tentativa de esclarecer as coisas tu acabou cometendo um erro.
Tensão não é a mesma coisa que força, tensão é força por unidade de área, N/m² no SI.
Avatar do usuário
Nunes77
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Qua Jun 06, 2007 4:35 pm
Localização: Petropolis RJ ou Belo Horizonte MG

Re: Considerações sobre o uso dos termos tensão e voltagem

Mensagem por Nunes77 »

[quote:7eaa37fb5f="FabioM"][quote:7eaa37fb5f="Nunes77"]O termo tensão é usado para a grandeza força, como por exemplo, a tensão no cabo de um elevador é de 8.000 N (Newtons - unidade de força).
[/quote:7eaa37fb5f]
Na tentativa de esclarecer as coisas tu acabou cometendo um erro.
Tensão não é a mesma coisa que força, tensão é força por unidade de área, N/m² no SI.[/quote:7eaa37fb5f]

Olá Fábio,

acredito que não esteja equivocado não, e agradeço a sua contribuição. Com sua observação alterei o texto para evitar o mal entendido que acredito ter criado.

Creio que neste caso você esteja fazendo menção ao termo [b:7eaa37fb5f]tensão mecânica[/b:7eaa37fb5f], este é dado em Pa (Pascal), ou seja, N/m², como dito.

Recorto abaixo um trecho do [i:7eaa37fb5f]Quadro Geral de Unidades[/i:7eaa37fb5f] ([url]http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/qgUnidadeMedida.pdf[/url]) que talvez esclareça isto. Está na página 30, em observações relativas à grandeza Pressão: "Pascal é também unidade de tensão mecânica (tração, compressão,
cisalhamento, tensão tangencial e suas combinações)."

Alterar texto é sempre problemático. Frequentemente o remendo sai pior que o soneto! Espero ter acertado, mas se ainda estiver confuso ou errado, avise-nos.
Avatar do usuário
Nunes77
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Qua Jun 06, 2007 4:35 pm
Localização: Petropolis RJ ou Belo Horizonte MG

Mensagem por Nunes77 »

[quote:c515c4f0b9="RafaelMq"]Seria importante citar também....

Que nao é AMPERAGEM e sim corrente.

O pior que tem alguns de meus colegas da faculdade de engenharia que ainda falam AMPERAGEM (Nao é surpresa que eles reprovaram em Eletrônica I) ^^[/quote:c515c4f0b9]

Olá Rafael,

sofremos todos com este problema também no caso de corrente, mas aqui é um pouco diferente. Corrente, já é o nome da grandeza, por isto não há problema em prezar pelo uso deste termo sozinho. O ponto é que corrigir alguém para usar o termo tensão causa-me estranheza pois o certo seria tensão elétrica. Se é para "brigar", briguemos pelo tensão elétrica. Com corrente não há isto, corrente é corrente e pronto.

Contudo, amperagem também existe nos dicionários e mais uma vez, se chegou a este ponto, faz parte do popular, e não podemos desconsiderar esta importância. Mas, para constar, pessoalmente eu também acho muito feio amperagem.

Só fico torcendo para que isto não aconteça com outras grandezas. Já pensou a gente ouvindo "newtagem"!? :cry:
Responder