Guardar modelo gasolina vazio resseca as mangueiras?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
sylviocrazypilot
membro
Mensagens: 2746
Registrado em: Sex Set 28, 2007 1:27 pm
Localização: Leme - SP / 20
Contato:

Guardar modelo gasolina vazio resseca as mangueiras?

Mensagem por sylviocrazypilot »

perguntei para uns amigos , alguns disseram que sim , outros não...
NO TUBE NO LOVE
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Se for guardado por curtos períodos, não tem problema, mas se guardado por longos períodos, as mangueiras resecam sim, mas não é tanto pela gasolina, embora ela tenha uma certa parte no problema, mas sim pela polimerização do material da mangueira.
Mas de uma forma ou outra, a polimerização das mangueiras acontecem e tem que serem trocadas periodicamente, não precisando esperar que elas trinquem e apresentem vazamento e ou entrada de ar falso que acabe fazendo o aeromodelo cair por pura teimosia do modelista em não querer trocas as mangueiras, pois "acha" que elas estão boas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Amigo se você deixar o aero gradado por um ano vai ressacar a mangueira seco, com gasolina, com agua, com óleo, com seja lá o que for.
a gasolina ajuda a ressecar as mangueiras também.

O certo se for deixar o aero guardado muito tempo é trocar as mangueiras e pronto.

Essa troca de mangueira deve ser periódica, assim que você ver que começa a ficar mais dura que o normal, você substitui.
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 974
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

Sylvio, também tenho a mesma dúvida, e já sabemos que existe a necessidade de trocar as mangueiras periodicamente, mas a dúvida seria a seguinte:

O fato de deixar o tanque cheio diminui o ressecamento ou isso é mito?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:e61a536cfb="Nino"]Sylvio, também tenho a mesma dúvida, e já sabemos que existe a necessidade de trocar as mangueiras periodicamente, mas a dúvida seria a seguinte:

O fato de deixar o tanque cheio diminui o ressecamento ou isso é mito?[/quote:e61a536cfb]

Isso é mito, pois o tanque estando cheio, não significa que a mangueira permaneça cheia também, pois existe a evaporação do combustível e mesmo o tanque estando cheio, a mangueira poderá esvaziar, principalmente se o aeromodelo for guardado em uma parede com o nariz para cima, pois se ficar ao contrário, é certo que ocorrerá vazamento de combustível.
Não acredito que a gasolina vá atrasar o processo de polimerização da mangueira.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Beef
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 7:25 am
Localização: Pelotas/RS

Mensagem por Beef »

Opa tive problemas com o enrijecimento do pescador e consequentes faltas de combustível em manobras, desde que passei a deixar o tanque com cerca de 1/3 de combustível nunca mais tive problema, ultimamente estou usando mangueira original das motosserras stihl e trocando no máximo em 6 meses as internas do tanque e as externas por inspeção...........
Avatar do usuário
Zorro-oo-
membro
Mensagens: 315
Registrado em: Sáb Out 30, 2010 11:46 am
Localização: Pato Branco, PR

Mensagem por Zorro-oo- »

olha... sempre guardei com o tanque cheio e mangueiras cheias!
nunca tive problema... mas ja percebi q troquei de mangueiras por
motivo de colocar um tanque maior !!! e deixei ela um tempo fora da gasolina
elas ficaram duras ....

abracos
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 558
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

[quote:94638541c1="Nino"]Sylvio, também tenho a mesma dúvida, e já sabemos que existe a necessidade de trocar as mangueiras periodicamente, mas a dúvida seria a seguinte:

O fato de deixar o tanque cheio diminui o ressecamento ou isso é mito?[/quote:94638541c1]

Lembrando que gasolina estraga e em alguns casos cria borra quando guardada por algum tempo...
Isso sempre é falado pra quem tem carro flex com aquele tanquinho
AeroMonte - Aeromodelismo Monte Alegre - PA
Avatar do usuário
Luis Gustavo Fernandes
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qui Mar 10, 2011 8:17 pm
Localização: Ourinhos - SP

Mensagem por Luis Gustavo Fernandes »

Pessoal, ainda tenho uma dúvida, esse "Pouco período de tempo" é quanto??
Se eu voar a cada 7 ou no máximo 15 dias eu posso guardar o aero com o tanque vazio??
Abraços.
r.boschiero
membro
Mensagens: 243
Registrado em: Qui Ago 12, 2004 1:00 am
Contato:

Mensagem por r.boschiero »

Meu decatlhon tem um tanque de 1,5 litros e faz dois anos que montei, vou abrir os tanques para revisar e posto aqui !

Guardo sempre meio tanque, uso avgas + oleo sintetico . Sera a primeira manutenção de carburador e de tanque! Sequer mexi nas agulhas.

Posto aqui e começamos uma referência!

Abs Rodrigo Boschiero
Responder