Slow Stick - Simplesmente Simples.
Slow Stick - Simplesmente Simples.
Caros amigos, em meados de 2010 montei o meu primeiro aeromodelo, ou quase um aeromodelo. Tratava-se de um SS. Não tinha noção nenhuma de voo e muito menos de construção. O que sabia era o que já tinha lido aqui no fórum, e como na cidade em que moro sou o único modelista ficou ainda mais difícil.
Depois que fui pegando o jeito da coisa fui melhorando as técnicas de construção e com isso tenho feito modelos melhores e sempre fiquei com o primeiro SS na cabeça. E agora para melhorar ou para me redimir decidi fazer um outro.
Seguem umas fotos do primeiro que fiz.
Depois que fui pegando o jeito da coisa fui melhorando as técnicas de construção e com isso tenho feito modelos melhores e sempre fiquei com o primeiro SS na cabeça. E agora para melhorar ou para me redimir decidi fazer um outro.
Seguem umas fotos do primeiro que fiz.
- Anexos
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- dsc02275_108.jpg (26.31 KiB) Exibido 7321 vezes
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
A planta
Vamos iniciar a construção.
Usei a planta que o Alex fez. Montei um arquivo no corel e precisei reduzir um pouco pois irei usar um tubo de carbono para a fuselagem.
Usei a planta que o Alex fez. Montei um arquivo no corel e precisei reduzir um pouco pois irei usar um tubo de carbono para a fuselagem.
- Anexos
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- Untitled-1.jpg (21.71 KiB) Exibido 7308 vezes
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
corte do depron
Imprimi o arquivo e coei as partes.
Depois risquei no depron de 5 mm e cortei.
Depois risquei no depron de 5 mm e cortei.
- Anexos
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- 2012-11-29 20.36.07.jpg (24.92 KiB) Exibido 7302 vezes
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O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
moldar a asa
Pessoal, essa parte eu ainda não domino bem. Um participante do forum, o Humberto, faz isso perfeitamente, eu não sei como. Já tentei de todo jeito e o que mais deu certo foi essa.
1 - colo os perfis no molde que imprimi para cortar o depron (duas gotinhas de cola quente só para ele ficar de pé)
2 - colo a chapa de depron da semi-asa nos perfis (apenas uma gotinha de cola quente já quase no bordo de fuga)
3 - uso os prendedores para deixar o depron encostado no perfil
4 - uso o soprador térmico para moldar
Logicamente tudo deve estar muito bem alinhado.
E cuidado com o calor excessivo para não derreter o depron, quase isso acontece comigo.
1 - colo os perfis no molde que imprimi para cortar o depron (duas gotinhas de cola quente só para ele ficar de pé)
2 - colo a chapa de depron da semi-asa nos perfis (apenas uma gotinha de cola quente já quase no bordo de fuga)
3 - uso os prendedores para deixar o depron encostado no perfil
4 - uso o soprador térmico para moldar
Logicamente tudo deve estar muito bem alinhado.
E cuidado com o calor excessivo para não derreter o depron, quase isso acontece comigo.
- Anexos
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- 2012-11-29 21.21.54.jpg (30.49 KiB) Exibido 7289 vezes
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O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
montagem da asa - 1 parte
Bom, depois que deformo o depron na mesma curva do perfil, eu colo 5 perfis em cada semi asa.
Depois corto a parte central das semi asas para poder colar com o diedro.
Faço um sanduíche com dois perfis colados com cola quente e colo na junção da asa.
Depois corto a parte central das semi asas para poder colar com o diedro.
Faço um sanduíche com dois perfis colados com cola quente e colo na junção da asa.
- Anexos
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- 2012-11-29 22.08.32.jpg (23.56 KiB) Exibido 7283 vezes
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- 2012-11-29 22.08.26.jpg (22.35 KiB) Exibido 7283 vezes
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- 2012-11-29 22.08.16.jpg (21.03 KiB) Exibido 7283 vezes
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- 2012-11-29 22.08.05.jpg (23.78 KiB) Exibido 7283 vezes
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
montagem da asa - 2 parte
Agora o reforço.
Bom essa parte eu faço em duas etapas.
1 - Uso um palito de churrasco de bambu para a parte central.
- Como a asa possui um diedro temos que usar uma técnica "revolucionaria" para deformar permanentemente o bambu. A técnica consiste em aplicar um pouco de calor na região que deseja dobrar.
- Depois de alinhado passo cola quente pelas laterais para colar.
2 - Depois que o bambu está colado, reforço o restante da asa com fibra de carbono de 4 mm (pode usar bambu também). Uso cola tipo epoxi dentro de uma seringa para fazer isso. Fica com um acabamento muito bom.
Bom essa parte eu faço em duas etapas.
1 - Uso um palito de churrasco de bambu para a parte central.
- Como a asa possui um diedro temos que usar uma técnica "revolucionaria" para deformar permanentemente o bambu. A técnica consiste em aplicar um pouco de calor na região que deseja dobrar.
- Depois de alinhado passo cola quente pelas laterais para colar.
2 - Depois que o bambu está colado, reforço o restante da asa com fibra de carbono de 4 mm (pode usar bambu também). Uso cola tipo epoxi dentro de uma seringa para fazer isso. Fica com um acabamento muito bom.
- Anexos
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- 2012-11-29 22.34.19.jpg (22.75 KiB) Exibido 7272 vezes
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- 2012-11-29 22.27.08.jpg (26.44 KiB) Exibido 7272 vezes
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- 2012-11-29 22.26.51.jpg (27.96 KiB) Exibido 7272 vezes
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- 2012-11-29 22.14.35.jpg (17.4 KiB) Exibido 7272 vezes
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- 2012-11-29 22.14.27.jpg (14.19 KiB) Exibido 7272 vezes
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- 2012-11-29 22.10.15.jpg (30.95 KiB) Exibido 7272 vezes
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
1 etapa concluida
Tudo que fiz ate agora é isso. Levie cerca de 2:30 horas para chegar nesse ponto.
- Anexos
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- 2012-11-29 22.34.30.jpg (23.27 KiB) Exibido 7268 vezes
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- 2012-11-29 22.34.40.jpg (20.3 KiB) Exibido 7268 vezes
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
- José Carlos N. Faria
- membro
- Mensagens: 194
- Registrado em: Ter Fev 12, 2008 3:16 pm
- Localização: São Paulo, SP
Slow Stick
Olá, Doglas. Parabéns pela escolha do modelo e pela impecável construção. A "família" Stick é assim mesmo e não há como evitar: todo aeromodelista, mais cedo ou mais tarde, vai construir e se orgulhar de ter um Stick, seja qual for o modelo: Ugly Stick, Slow Stick, Pico Stick, Giant Stick, etc.
Uma pergunta: quando você molda a asa curvando-a com o soprador sobre as nervuras, depois de pronta o bordo de ataque não fica todo ondulado entre as nervuras? Isso aconteceu comigo (não usei soprador) ao construir uma semi asa de deprom de 2mm para um pequeno biplano (Super Bee); interrompi temporariamente minha construção e gostaria de continuar, mas só depois de encontrar uma solução para essas ondulações do bordo de ataque. É um biplano muito bonito, fácil de construir, voa bem e já tenho a planta original redesenhada por mim em AutoCad.
Continuo acompanhando sua construção. Um abraço,
Zé Carlos
Uma pergunta: quando você molda a asa curvando-a com o soprador sobre as nervuras, depois de pronta o bordo de ataque não fica todo ondulado entre as nervuras? Isso aconteceu comigo (não usei soprador) ao construir uma semi asa de deprom de 2mm para um pequeno biplano (Super Bee); interrompi temporariamente minha construção e gostaria de continuar, mas só depois de encontrar uma solução para essas ondulações do bordo de ataque. É um biplano muito bonito, fácil de construir, voa bem e já tenho a planta original redesenhada por mim em AutoCad.
Continuo acompanhando sua construção. Um abraço,
Zé Carlos
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- Super Bee 0.jpg (30.97 KiB) Exibido 7220 vezes
Se for beber, não pilote; se for pilotar, me chame. Tô nessa!
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 002
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 002
Re: Slow Stick
[quote:c198cae632="José Carlos N. Faria"]Olá, Doglas. Parabéns pela escolha do modelo e pela impecável construção. A "família" Stick é assim mesmo e não há como evitar: todo aeromodelista, mais cedo ou mais tarde, vai construir e se orgulhar de ter um Stick, seja qual for o modelo: Ugly Stick, Slow Stick, Pico Stick, Giant Stick, etc.
Uma pergunta: quando você molda a asa curvando-a com o soprador sobre as nervuras, depois de pronta o bordo de ataque não fica todo ondulado entre as nervuras? Isso aconteceu comigo (não usei soprador) ao construir uma semi asa de deprom de 2mm para um pequeno biplano (Super Bee); interrompi temporariamente minha construção e gostaria de continuar, mas só depois de encontrar uma solução para essas ondulações do bordo de ataque. É um biplano muito bonito, fácil de construir, voa bem e já tenho a planta original redesenhada por mim em AutoCad.
Continuo acompanhando sua construção. Um abraço,
Zé Carlos[/quote:c198cae632]
Zé Carlos,
Ficou bem retinho. Na primeira asa eu coloqei uma régua de alumínio ente o depron e os grampos, mas na segunda acabei esquecendo mas no final deu o mesmo resultado. Como ,no seu caso, o depron é mais fino o uso da régua pode te ajudar a manter o uniformidade.
Outra questão é que o perfil que cortei é menor que o corda da asa, cerca de 3 cm. com isso da para manter o BA totalmente reto pois ele fica encostado em cima da mesa de pedra. acho que isso ajudou bastante
Uma pergunta: quando você molda a asa curvando-a com o soprador sobre as nervuras, depois de pronta o bordo de ataque não fica todo ondulado entre as nervuras? Isso aconteceu comigo (não usei soprador) ao construir uma semi asa de deprom de 2mm para um pequeno biplano (Super Bee); interrompi temporariamente minha construção e gostaria de continuar, mas só depois de encontrar uma solução para essas ondulações do bordo de ataque. É um biplano muito bonito, fácil de construir, voa bem e já tenho a planta original redesenhada por mim em AutoCad.
Continuo acompanhando sua construção. Um abraço,
Zé Carlos[/quote:c198cae632]
Zé Carlos,
Ficou bem retinho. Na primeira asa eu coloqei uma régua de alumínio ente o depron e os grampos, mas na segunda acabei esquecendo mas no final deu o mesmo resultado. Como ,no seu caso, o depron é mais fino o uso da régua pode te ajudar a manter o uniformidade.
Outra questão é que o perfil que cortei é menor que o corda da asa, cerca de 3 cm. com isso da para manter o BA totalmente reto pois ele fica encostado em cima da mesa de pedra. acho que isso ajudou bastante
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.