Motor DLE 35RA não segura regulagem.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
hollybill
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Sáb Out 16, 2010 4:20 pm
Localização: Natal/Parnamirim - RN

Motor DLE 35RA não segura regulagem.

Mensagem por hollybill »

Companheiros de hobby, estou tendo problemas com a regulagem de um DLE 35RA, pois a cada semana preciso mexer nas agulhas para fazer ele funcionar.
Chego na pista, preparo tudo e nada de pegar, daí mexo na regulagem das agulhas e vou acertando até que fica bom. Faço os vôos sem problemas, sem apagamentos etc.
Aí desmonto tudo e vou para casa, no próximo final de semana, acontece tudo igual.
Uso gás normal comprada sempre no mesmo posto, com mistura de 33:1, conforme indica o manual, e óleo mineral da BR. Já experimentei usar a gás da semana passada e nova, do dia, mas acontece tudo igual!!
Alguém tem uma luz?
Abç
alvaronit
membro
Mensagens: 533
Registrado em: Sex Mar 10, 2006 10:26 am
Localização: Aveiro/Portugal

Mensagem por alvaronit »

Amigo,

Isso pode ser tanta coisa que nem vou listar tudo.

Uma pergunta inicial: jogou a vela que veio nele fora e colocou uma vela decente, como a NGK CM-6 (original) ?

Normalmente a vela que vem nestes motores não é boa - independente de qualquer coisa, recomendo colocar uma vela de qualidade.

abraços.
Alvaro Carneiro
-- Viva o dia de hoje como se fosse o último, pois um dia será.
hollybill
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Sáb Out 16, 2010 4:20 pm
Localização: Natal/Parnamirim - RN

Mensagem por hollybill »

Obrigado pela resposta Álvaro.
Sim, usei a vela original so no amaciamento, daí substitui por uma cm6 de iridium, que vi bons comentários sobre.
O engraçado que ele "desrregula" sozinho. Depois de regular no primeiro acionamento, ele voa o dia inteiro bem, todos os outros acionamentos do dia ocorrem sem problemas, e ele tb não apaga. Seco o tanque e guardo o avião e no próximo final de semana é a mesma ladainha.
Raphael Pozzobon
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Sáb Mai 28, 2011 12:43 pm
Localização: Dom Pedrito,RS

Mensagem por Raphael Pozzobon »

Olá , tive o mesmo problema com um dle 55. Eu usava podium e era sempre assim, regulava ai ficava uns dias parado e nem pegava. o problema foi resolvido quando começei a usar AVGAS. o motor ja fico parado mais de um mês e pego tranquilamente sem mecher nas agulhas.
Avatar do usuário
dyogenes
membro
Mensagens: 1243
Registrado em: Dom Mar 14, 2010 3:46 pm
Localização: frederico westphalen rs

Mensagem por dyogenes »

Tenho o mesmo problema com um 20cc rcgf e ja troquei a vela por uma ngk, toda vez que vou voar tenho que mexer na regulagem inclusive no mesmo dia do voo, faço o primeiro voo e depois ja tenho que regular denovo, as molas das agulhas estão firmes, o combustivel é gasolina comum e motul 30ml por litro, helice 17x6.
hollybill
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Sáb Out 16, 2010 4:20 pm
Localização: Natal/Parnamirim - RN

Mensagem por hollybill »

O problema é que além de AVGAS ser difícil de conseguir, não é recomendado pelo manual do motor pois tem chumbo.
Alguém que esteja usando GAS comum teve este problema e conseguiu resolver?
Se o problema fosse do comb. o motor não falharia em vôo?
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

aqui usamos apenas avgas, porém de vez enquando isso acontece, mas não adianta ficar mexendo em regulagem não, vai batendo partica, afoga certinho, se tiver afogado o carbura vai batendo sem aceleração que uma hora pega, isso diminui conforme o motor vai amaciando.
Avatar do usuário
Douglas Rafael Maia
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Fev 04, 2009 2:51 pm
Localização: São Bento do Sul

Mensagem por Douglas Rafael Maia »

O motor apenas não pega ou fica desregulado?

Você faz o procedimento correto de puxar combustível com ele afogado até o sinal? Ou tenta ligar direto? Se for direto normalmente você vai sempre abrir a agulha de alta para puxar manualmente combustível.

Abs
hollybill
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Sáb Out 16, 2010 4:20 pm
Localização: Natal/Parnamirim - RN

Mensagem por hollybill »

Sim o procedimento correto, puxo com ele afogado até chegar comb. daí abro. Ele pipoca e não pega, e quando pega fica todo desregulado, dando sinal hora de rico, hora de pobre... aí preciso afinar a lenta e a alta, depois disto ele mantem a afinação o dia todo, voando sem apagar. No último acionamento seco o carburador girando o motor com taque seco e guardo. No próximo final de semana ocorre a mesma coisa!
Avatar do usuário
Douglas Rafael Maia
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Fev 04, 2009 2:51 pm
Localização: São Bento do Sul

Mensagem por Douglas Rafael Maia »

[quote:083d2cc504="hollybill"]Sim o procedimento correto, puxo com ele afogado até chegar comb. daí abro. Ele pipoca e não pega, e quando pega fica todo desregulado, dando sinal hora de rico, hora de pobre... aí preciso afinar a lenta e a alta, depois disto ele mantem a afinação o dia todo, voando sem apagar. No último acionamento seco o carburador girando o motor com taque seco e guardo. No próximo final de semana ocorre a mesma coisa![/quote:083d2cc504]

Faz o seguinte, confere as mangueiras, pescador, e principalmente o carburador, tira ele fora e limpa as peneirinhas, isso quando eu usava gasolina comum, depois da Avgas os problemas acabaram.

Confere também as agulhas, pode ter alguma sujeira, ou uma fagulha de metal talvez, e hora pode se mexer e mudar a regulagem.

Abs
Sbach 342 30% - Twist 36 - FUTABA T8FG Super and DLE 55
Responder