lipo 2200 3s

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

ihhhh... +1... tb tenho percebido isso... inclusive com leve inchaço....
Avatar do usuário
roger_fci
membro
Mensagens: 367
Registrado em: Seg Fev 01, 2010 11:02 am
Localização: São Paulo

Mensagem por roger_fci »

Importei 02 d 1300 mAh há um tempo atrás, e tb percebi perda d capacidade e inchaço, o pior é q agora tenho receio d colocá-las pra voar.

Já tentei fazer a ciclagem, mais ñ observei nenhuma melhora no desempenho.
zura
membro
Mensagens: 146
Registrado em: Qui Mar 08, 2007 4:02 pm
Localização: São Paulo

Re: lipo 2200 3s

Mensagem por zura »

[quote:6fad952000="luisb"]
Turnigy 25-50C Nanotech
[/quote:6fad952000]

Tá ai a sua resposta, bateria barata, é barato mas não presta. Não existe almoço grátis
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

É como o Zura falou, não existe almoço grátis e se for barato demais, te barata :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: .

Baterias xing ling quando já diziam ser de 20C a 30C, já não se podia confiar muito nos 20C, quem dirá nos 30C e gora uma bateria que diz suportar de 25C a 50C, nem com reza brava.
O problema maior além das baterias ruins, é o subdimensionamento da carga total que a bateria terá que suportar.
Vamos supor que o motor sozinho consuma uma corrente de 30A, tem mais o ESC, o receptor e os servos que ninguém conta, pois devem achar que se alimentam com a eletricidade estática produzida pelo vento em atrito com a fuselagem.
Tudo que está no aeromodelo e que tem componentes eletrônicos e que está ligado, consome juntamente com o motor.
Sabemos que os servos xing ling de 9g em sua maioria, tem um consumo em torno de 750 mA, coisa que nem um servo standard Futaba ou JR consome, que é em torno de 450 mA.
O pessoal usa geralmente 4 servos, 750 x 4 = 3000, ou seja, só nos servos já se pode ter um consumo de pico de 3000 mA, fora o ESC e o receptor, que vamos botar no mínimo, pois eu ainda não encontrei um valor que eu possa definir como correto e então, deixemos por enquanto esses dois com um consumo de 500 mA, que somados aos 3000, totalizam 3500 mA, mais o motor de 30000 mA, teremos 33500 mA.
Agora vem a bateria.
O pessoal compra uma bateria de 2200 mA 25 / 50C, "achando" que esta irá suportar somente calculando pelos 50C, o que não se pode fazer, que daria a ilusão de 2200 x 50 = 110000 mA. OHHHHHHHHHHHH que boooommmmm.
Besteira, pois dificilmente ela dará isso e se der, são por algo em torno de 5 a 10 segundos e olhe lá.
Bom, vamos então ver nos 25C e teremos 2200 mA x 25 = 55000, o que estaria de certa forma, bom se fosse real, o que poucas vezes são devido a má qualidade tão falada aqui e pouco acreditada pela maioria, pois "acham" que produto barato também é bom.
Então vamos colocar somente 20C da bateria, que estaria mais próximo ao real, que seria 2200 x 20 = 44000 mA, que deixa uma folga de apenas 44000 - 33500 = 10500 mA, o que está ótimo para a bateria não trabalhar no limite, mas nos deixa um tempo de voo bem curto, em torno de 8 minutos.
As nanotech da HK até agora, só tenho ouvido reclamações e poucos elogios, o que as deixam com uma má qualidade muito grande, pois as reclamações são maiores do que os elogios.
Outro problema muito grande não está somente na capacidade de descarga de uma bateria, mas também na capacidade de recarga dela, que muitos querem uma bateria que carrega em 5 minutos e reclamam que ela dura pouco, mas se tivessem a paciência de esperar uns 40 minutos pelo menos, ela iria durar bem mais.
Ahhh, mas eu não quero esperar 40 minutos!!!
Então abre a mão e compra mais umas 4 baterias, já que está comprando as baratinhas mesmo, pois querer levar apenas uma ou duas baterias para o campo e querer recarregar em 5 minutos, pode esperar que elas não irão durar muito, salvo é claro que seja uma bateria de qualidade e que não é barata.
Compare os preços de uma bateria de qualidade e de 4 baterias xing ling, poderá sair um pouquinho mais caro ainda, mas enquanto as 4 baterias HK estiverem abrindo as pernas, a de qualidade ainda tem muito tempo pela frente e você terá que comprar mais 4 baterias da HK enquanto quem comprou apenas uma de qualidade, ainda tem ela bombando.
O barato geralmente sai caro.
Sei que tem gente que não irá gostar do que falei aqui, mas é a mais pura verdade que parece que esses não querem ver e tão pouco acreditar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

[quote:67924cecda="luisb"]
me diga, qual seria uma bateria de marca boa (de bom custo benefício) e local onde compra-la.
Grato[/quote:67924cecda]


Tambem quero essa dica.... por que tava pra comprar umas 3 nanotech pro meu 450 de 45-90, ja vi muita gente usando sem problema... o que achão ? será que dão conta do trex 450 ?
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Avatar do usuário
sicarvalho
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Mar 22, 2009 1:41 pm
Localização: Mongaguá - SP

Mensagem por sicarvalho »

Eu uso somente as Turnigy Nanotech de 1,3 e 2,2 e não tenho o que reclamar, inclusive utilizo uma de 35-70C num modelo com duas EDF e ela ainda está funcionando muito bem.

Agora, o que eu faço é nunca deixar a carga baixar de 11.5V e carrego elas com no máximo 1A. Então como elas são relativamente baratas, eu levo umas 5 ou 6 já carregadas e dificilmente preciso dar carga na pista (no meu caso praia).
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Se você pegar o que o sicarvalho disse, é exatamente o que o Laercio disse, não adianta gastar pouco e querer desempenho extraordinário, gastando pouco, no máximo terá um desempenho satisfatório, DESDE QUE, se saiba dimensionar corretamente e principalmente, CARREGAR CORRETAMENTE.

Tenho 4 baterias 3S Turngy 2200(não são nano tech) que as uso em modelos pequenos com motores de 1100kv até 2800kv a quase 1 ano, mais ou menos uns 10 meses pra ser mais preciso, que até hoje estão PERFEITAS, tanto no aspecto físico, sem inchaços, quanto no aspecto do desempenho, faço voos de 13 a 15 minutos perfeitamente (voos tranquilos sem manobras e grandes firulas).

Entretanto, as carrego conforme manda o manual (adesivo pregado na própria bateria), numa excedo 1C de carga, isso quando estou com pressa, quando estou em casa, colo uma pra carregar pela manhã a 0.5aH, outra no almoço, outra a noite, e por aí vai, sem falar que NUNCA as deixei baixar de 3.8V por célula, ou seja, 11.4V.

Tenho ainda 2 baterias 4S ZIPPY também de 2200 que voo um MX2 com uma hélice de madeira de 16x8, sim, eu sei, muita coisa pra um motor 680kv, mas já há quase 6 meses, agooooora que elas começaram a dar uma leve inchada, mas é a mesma situação, faço voos com ele de no máximo 7 minutos e elas nunca ficaram abaixo de 3.8V por célula, igual cuidado na recarga, no máximo 1C quando estou apressado, que é o recomendado no manual, e caraga em casa a 0.5aH.

Entretanto, em minha aventura nos Helis, já fritei bateria Nano Tech 3S em 2 meses, onde eu colocava um motor de 3850kv e só voava com a curva de aceleração bem agressiva, com 2 ou 3 voos elas já ficavam bem gordinhas.

Ah, só pra constar, em casa, SÓ CARGA NO BALANCEAMENTO.

É possível sim ter um rendimento satisfatório, desde que se respeite os limites do equipamento.

Bons vôos.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:bb8a7f364e="bananabg"]Se você pegar o que o sicarvalho disse, é exatamente o que o Laercio disse, não adianta gastar pouco e querer desempenho extraordinário, gastando pouco, no máximo terá um desempenho satisfatório, DESDE QUE, se saiba dimensionar corretamente e principalmente, CARREGAR CORRETAMENTE.

Tenho 4 baterias 3S Turngy 2200(não são nano tech) que as uso em modelos pequenos com motores de 1100kv até 2800kv a quase 1 ano, mais ou menos uns 10 meses pra ser mais preciso, que até hoje estão PERFEITAS, tanto no aspecto físico, sem inchaços, quanto no aspecto do desempenho, faço voos de 13 a 15 minutos perfeitamente (voos tranquilos sem manobras e grandes firulas).

Entretanto, as carrego conforme manda o manual (adesivo pregado na própria bateria), numa excedo 1C de carga, isso quando estou com pressa, quando estou em casa, colo uma pra carregar pela manhã a 0.5aH, outra no almoço, outra a noite, e por aí vai, sem falar que NUNCA as deixei baixar de 3.8V por célula, ou seja, 11.4V.

Tenho ainda 2 baterias 4S ZIPPY também de 2200 que voo um MX2 com uma hélice de madeira de 16x8, sim, eu sei, muita coisa pra um motor 680kv, mas já há quase 6 meses, agooooora que elas começaram a dar uma leve inchada, mas é a mesma situação, faço voos com ele de no máximo 7 minutos e elas nunca ficaram abaixo de 3.8V por célula, igual cuidado na recarga, no máximo 1C quando estou apressado, que é o recomendado no manual, e caraga em casa a 0.5aH.

Entretanto, em minha aventura nos Helis, já fritei bateria Nano Tech 3S em 2 meses, onde eu colocava um motor de 3850kv e só voava com a curva de aceleração bem agressiva, com 2 ou 3 voos elas já ficavam bem gordinhas.

Ah, só pra constar, em casa, SÓ CARGA NO BALANCEAMENTO.

É possível sim ter um rendimento satisfatório, desde que se respeite os limites do equipamento.

Bons vôos.[/quote:bb8a7f364e]

Que bom que um entendeu.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
SonyErisson
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Qui Mar 28, 2013 11:58 pm

Mensagem por SonyErisson »

Tenho 3 aqui pro meu 450 e o tempo de voo de duas esta diminuindo,
se chegar a 7 minutos é no pau brabo... Isso só roverando, pois dia de semana,
só posso voar quando chego do trampo e o espaço aqui é minimo,
e o vento em curitiba ta fod...

Uma delas esta meio "gordinha" :twisted: a desgramada esta comendo demais :twisted:, talvez por balancear a 1c. A trez dias
diminui para 0.7c, vou continuar e ver se melhora, mas acho dificil...
O pessoal poderia indicar marcas melhores de lipo, pois estou meio desapontado com
as Turnigy no heli, nos avioes sempre funcionarao comigo... já no heli... :cry:
Avatar do usuário
SonyErisson
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Qui Mar 28, 2013 11:58 pm

Mensagem por SonyErisson »

Ops... Achei..!
Hyperion, ThunderPower, Polyquest, FlightPower
Responder