Baterias LiFePo4 (lítio Ferro)

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Olha, se fosse bom todo mundo estaria usando como a bateria principal...mas é muito mais cara e o detalhe mais chato que é a bateria é pesada demais, funcionaria em alguns casos.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Por que não compensa..
Israelks
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 1:25 pm
Localização: Salvador, Bahia

Mensagem por Israelks »

se o heli permitir o uso, acho que seria legal mesmo...

tem que ficar ligado porque ele é beeeem pesado, ai, teria que funcionar com o motor na potencia maxima, e a diferença de tempo, iria toda em bora
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Como pretende balancear o CG de um helicóptero onde a bateria pesa 120% a mais do que a especificada?

Como pretende fazer um motor projetado para 12.4v trabalhar com quase 15v?

Como pretende manter o Headspeed no aceitável para um vôo seguro?

Como pretende ter uma autonomia tão grande se aumentou o peso final do modelo em quase 50%?

Se mesmo tentasse usar uma 3S de 2100mAh que possui apenas algumas gramas a mais do que uma LiPo de 2200mAh, a tensão menor necessitaria um pinhão maior para manter o headspeed.
Pinhão maior eleva o consumo de corrente da bateria, fazendo os 2100mA serem drenados com mais rapidez.
Resumindo: Sua autonomia seria reduzida de 20 a 30%.. ao invés de voar 10 minutos, voaria 7..

Pagar mais caro para ter uma autonomia menor?

Compensa mais ter outra 3S 2200mA 30C que custa $12..
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Uso life 3S no meu 450, motor de 4400kv, autonomia a mesma que lipo e com vantagem de não estufar com poucos ciclos, e carrego em 13 minutos.

Ja uso esse mesmo pac a mais de um ano e com o mesmo desempenho.

Tenho usado life na maioria dos meus modelos, sempre que o modelo permite usar life dou preferencia por essa bateria, pois ela aguenta os "desaforos" que a lipo não aguenta.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Pessoal,

Tudo depende do uso e do tamanho do heli/aero que se deseja utilizar.

Nos helis, para manter a mesma forma, terá que trocar o pinhão (acho que é esse o nome da engrenagem) pois será necessário um pack com uma célula a mais, devida a tensão menor das LiFePo4

Para aeromodelos, você pode "jogar" com as dimensões da hélice, se quiser manter o pack com mesmo número de células.

Mas somente é vantajoso para modelos (helis e Aeros) maiores, que utilizem packs de 2200 mAh para cima. Há algum tempo existiam celulas de 1100 mAh que iam bem em modelos menores, mas estas sumiram do mercado.

Uso as LiFePo desde que comecei no Hobby, e para mim não tem bateria melhor. É claro que meus modelos não são peso pena, mas conto com essa carga a mais para dimensionar e construir meus próprios modelos.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:7f16a3fe16="aveloso"]Fala Marco Aurelio,

então, vamos para a parte pratica, estamos falando de um T-Rex 450 RTF, essa adaptação poderia ser feita sem a alteração previa dos componentes eletrônicos originais?[/quote:7f16a3fe16]
aveloso,

Não tenho experiência nenhuma com Helicópteros, mas existem alguns colegas que já fizeram isso aqui no forum:

[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=50988[/url]

Veja os relatos deles.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

A quanto tempo voa com Helis?
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Então sugiro humildemente que não coloque a carroça na frente dos burros..

No dia que entender muito sobre Helis, desde pilotagem, montagem, ajustes estáticos e dinâmicos, aí sim talvez tenha proficiência para fazer o que disse aqui..
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

[quote:6526ba312e="Abib"]Então sugiro humildemente que não coloque a carroça na frente dos burros..

No dia que entender muito sobre Helis, desde pilotagem, montagem, ajustes estáticos e dinâmicos, aí sim talvez tenha proficiência para fazer o que disse aqui..[/quote:6526ba312e]

[2]
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
Responder