Baterias LiFePo4 (lítio Ferro)
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- Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
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Como pretende balancear o CG de um helicóptero onde a bateria pesa 120% a mais do que a especificada?
Como pretende fazer um motor projetado para 12.4v trabalhar com quase 15v?
Como pretende manter o Headspeed no aceitável para um vôo seguro?
Como pretende ter uma autonomia tão grande se aumentou o peso final do modelo em quase 50%?
Se mesmo tentasse usar uma 3S de 2100mAh que possui apenas algumas gramas a mais do que uma LiPo de 2200mAh, a tensão menor necessitaria um pinhão maior para manter o headspeed.
Pinhão maior eleva o consumo de corrente da bateria, fazendo os 2100mA serem drenados com mais rapidez.
Resumindo: Sua autonomia seria reduzida de 20 a 30%.. ao invés de voar 10 minutos, voaria 7..
Pagar mais caro para ter uma autonomia menor?
Compensa mais ter outra 3S 2200mA 30C que custa $12..
Como pretende fazer um motor projetado para 12.4v trabalhar com quase 15v?
Como pretende manter o Headspeed no aceitável para um vôo seguro?
Como pretende ter uma autonomia tão grande se aumentou o peso final do modelo em quase 50%?
Se mesmo tentasse usar uma 3S de 2100mAh que possui apenas algumas gramas a mais do que uma LiPo de 2200mAh, a tensão menor necessitaria um pinhão maior para manter o headspeed.
Pinhão maior eleva o consumo de corrente da bateria, fazendo os 2100mA serem drenados com mais rapidez.
Resumindo: Sua autonomia seria reduzida de 20 a 30%.. ao invés de voar 10 minutos, voaria 7..
Pagar mais caro para ter uma autonomia menor?
Compensa mais ter outra 3S 2200mA 30C que custa $12..
Uso life 3S no meu 450, motor de 4400kv, autonomia a mesma que lipo e com vantagem de não estufar com poucos ciclos, e carrego em 13 minutos.
Ja uso esse mesmo pac a mais de um ano e com o mesmo desempenho.
Tenho usado life na maioria dos meus modelos, sempre que o modelo permite usar life dou preferencia por essa bateria, pois ela aguenta os "desaforos" que a lipo não aguenta.
Ja uso esse mesmo pac a mais de um ano e com o mesmo desempenho.
Tenho usado life na maioria dos meus modelos, sempre que o modelo permite usar life dou preferencia por essa bateria, pois ela aguenta os "desaforos" que a lipo não aguenta.
Pessoal,
Tudo depende do uso e do tamanho do heli/aero que se deseja utilizar.
Nos helis, para manter a mesma forma, terá que trocar o pinhão (acho que é esse o nome da engrenagem) pois será necessário um pack com uma célula a mais, devida a tensão menor das LiFePo4
Para aeromodelos, você pode "jogar" com as dimensões da hélice, se quiser manter o pack com mesmo número de células.
Mas somente é vantajoso para modelos (helis e Aeros) maiores, que utilizem packs de 2200 mAh para cima. Há algum tempo existiam celulas de 1100 mAh que iam bem em modelos menores, mas estas sumiram do mercado.
Uso as LiFePo desde que comecei no Hobby, e para mim não tem bateria melhor. É claro que meus modelos não são peso pena, mas conto com essa carga a mais para dimensionar e construir meus próprios modelos.
Abs
Marco Aurelio
Tudo depende do uso e do tamanho do heli/aero que se deseja utilizar.
Nos helis, para manter a mesma forma, terá que trocar o pinhão (acho que é esse o nome da engrenagem) pois será necessário um pack com uma célula a mais, devida a tensão menor das LiFePo4
Para aeromodelos, você pode "jogar" com as dimensões da hélice, se quiser manter o pack com mesmo número de células.
Mas somente é vantajoso para modelos (helis e Aeros) maiores, que utilizem packs de 2200 mAh para cima. Há algum tempo existiam celulas de 1100 mAh que iam bem em modelos menores, mas estas sumiram do mercado.
Uso as LiFePo desde que comecei no Hobby, e para mim não tem bateria melhor. É claro que meus modelos não são peso pena, mas conto com essa carga a mais para dimensionar e construir meus próprios modelos.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
[quote:7f16a3fe16="aveloso"]Fala Marco Aurelio,
então, vamos para a parte pratica, estamos falando de um T-Rex 450 RTF, essa adaptação poderia ser feita sem a alteração previa dos componentes eletrônicos originais?[/quote:7f16a3fe16]
aveloso,
Não tenho experiência nenhuma com Helicópteros, mas existem alguns colegas que já fizeram isso aqui no forum:
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=50988[/url]
Veja os relatos deles.
Abs
Marco Aurelio
então, vamos para a parte pratica, estamos falando de um T-Rex 450 RTF, essa adaptação poderia ser feita sem a alteração previa dos componentes eletrônicos originais?[/quote:7f16a3fe16]
aveloso,
Não tenho experiência nenhuma com Helicópteros, mas existem alguns colegas que já fizeram isso aqui no forum:
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=50988[/url]
Veja os relatos deles.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- júlioadam
- membro
- Mensagens: 716
- Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
- Localização: Novo Hamburgo-RS
[quote:6526ba312e="Abib"]Então sugiro humildemente que não coloque a carroça na frente dos burros..
No dia que entender muito sobre Helis, desde pilotagem, montagem, ajustes estáticos e dinâmicos, aí sim talvez tenha proficiência para fazer o que disse aqui..[/quote:6526ba312e]
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No dia que entender muito sobre Helis, desde pilotagem, montagem, ajustes estáticos e dinâmicos, aí sim talvez tenha proficiência para fazer o que disse aqui..[/quote:6526ba312e]
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-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."