Rolamento do feathering shaft
Rolamento do feathering shaft
Olá pessoal.
Estou montando meu primeiro helicoptero (copterx 500) e estou com uma dúvida...
Desmontei o cabeçote para passar graxa no eixo e nos rolamentos e trava rosca nos parafusos... Quando fui remontar, reparei que se apertasse os parafusos que seguram os pega-pás no feathering shaft, os pega pás perdiam a sua liberdade de movimento. Então eu apertei só um pouco e deixei o trava roscas secar por dois dias. Hoje fui conferir como ficou e não prendeu absolutamente nada!
Por isso vim aqui perguntar a vocês qual é o problema (e a solução), já que é uma parte crítica do helicoptero.
Obrigado desde já.
Estou montando meu primeiro helicoptero (copterx 500) e estou com uma dúvida...
Desmontei o cabeçote para passar graxa no eixo e nos rolamentos e trava rosca nos parafusos... Quando fui remontar, reparei que se apertasse os parafusos que seguram os pega-pás no feathering shaft, os pega pás perdiam a sua liberdade de movimento. Então eu apertei só um pouco e deixei o trava roscas secar por dois dias. Hoje fui conferir como ficou e não prendeu absolutamente nada!
Por isso vim aqui perguntar a vocês qual é o problema (e a solução), já que é uma parte crítica do helicoptero.
Obrigado desde já.
Verifique no manual do seu modelo, a sequencia correta de montagem
Ex.
[url=https://www.flickr.com/photos/59981399@N07/13928948113/][img:102c9c2122]https://farm6.staticflickr.com/5454/13928948113_4e88e2a4a2.jpg[/img:102c9c2122][/url]
[url=https://www.flickr.com/photos/59981399@N07/13928948113/]montagem[/url]
Ex.
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- Lívio Cardoso
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Observe se a arruela (washer ) está colocada realmente entre o rolamento MR126ZZ e o Thrust Bearing. Se não estiver, esta pode ser a causa de seu problema... O que o LCid disse é válido também. As bacias do Thrust Bering tem uma espécie de trilho para o colar de esferas e tem de ser colocadas na posição correta...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Pessoal... No manual do T-Rex 500 que o LCid postou diferencia as bacias do rolamento por "smaller ID" e "larger ID", o que eu acredito ser referente ao diâmetro do furo (diâmetro interno "ID").
Eu tentei observar meus rolamentos e parece que os furos são ligeiramente diferentes (muito pouca diferença, talvez seja até psicologico haha). E então eu segui o manual, montando o rolamento exatamente daquele jeito. Não deu certo, o rolamento continua travado quando eu aperto o parafuso. Tentei inverter o anel de esferas, e mantive a posição das bacias, falhou também.
E agora? Tá difícil decidir entre ter um helicóptero passo fixo ou perder as pás em pleno voo! :(
Eu tentei observar meus rolamentos e parece que os furos são ligeiramente diferentes (muito pouca diferença, talvez seja até psicologico haha). E então eu segui o manual, montando o rolamento exatamente daquele jeito. Não deu certo, o rolamento continua travado quando eu aperto o parafuso. Tentei inverter o anel de esferas, e mantive a posição das bacias, falhou também.
E agora? Tá difícil decidir entre ter um helicóptero passo fixo ou perder as pás em pleno voo! :(
Veja, voce não cita ter trocado eixos ou parafusos e estava certo antes de voce desmontar e lubrificar. Na remontagem surgiu o problema. Então é óbvio que a montagem está feita de forma errada e isso acontece mais vezes do que voce imagina.
Repito que voce deve conferir detalhadamente a montagem, dando especial atenção aos Thrust Bearing, colocando o lado correto do colar de esferas em contato com as bacias, vendo se não sumiu alguma arruela e etc..
Repito que voce deve conferir detalhadamente a montagem, dando especial atenção aos Thrust Bearing, colocando o lado correto do colar de esferas em contato com as bacias, vendo se não sumiu alguma arruela e etc..