Recuperando Lipo 3S

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 336
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Recuperando Lipo 3S

Mensagem por AIRJOE10 »

Saudações amigos,

É o seguinte, as bateria abaixo são 2S e uma delas está com uma célula danificada, já tentei recuperar de todas as formas e nada. Estou pensando em transforma-la em um pack só de 3S. Me esclareçam uma dúvida, tenho que ligar em paralelo ou em série? Vi um esquema elétrico aqui no fórum mesmo que vou seguir.

Abraços
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 336
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Re: Montar Pack de Lipo 3S

Mensagem por AIRJOE10 »

[quote:96ab497173="AIRJOE10"]Saudações amigos,

É o seguinte, as bateria abaixo são 2S e uma delas está com uma célula danificada, já tentei recuperar de todas as formas e nada. Estou pensando em transforma-la em um pack só de 3S. Me esclareçam uma dúvida, tenho que ligar em paralelo ou em série? Vi um esquema elétrico aqui no fórum mesmo que vou seguir.

Abraços[/quote:96ab497173]

Esqueci as fotos..

[url=http://postimg.org/image/9qhrl0e4d/][img:96ab497173]http://s30.postimg.org/9qhrl0e4d/IMG_20140721_141342.jpg[/img:96ab497173][/url]
Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Seg Nov 25, 2013 12:28 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por Felipe Thurler »

Em Série. Se você não tiver um ferro de solda muito potente nem muita habilidade em soldas recomendo você levar a uma pessoa que tenha o equipamento e o conhecimento adequado. Te recomendo a avisar a pessoa que vá soldar, caso não seja você que as células de lítio são muito perigosas se colocadas em curto ou furadas. Abs.
Felipe
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

@ AIRJOE10
Você pode ligar em paralelo para conseguir aumentar a capacidade, no teu caso, daria 1 pack de 4400 mAh 3S ou em série 1 pack de 2200 mAh 6S.

O esquema siga este (veja anexo)

OBS.: Semana anterior uma bateria de 1800 mAh 3S descarregou e apresentava apenas 0,47v dai tentei recarregar e nada o carregador reconhecia apenas 2S e recarregava apenas eles. Tentei utilizar um plug "T" feito com o conector XT60 pra tentar dar uma carga utilizando outra bateria, deixei de ontem pra hoje e tarammm, olha o resultado...


Penso que é melhor jogar fora mesmo e não correr riscos...
Anexos
Esquema ligação paralelo ou em série
Esquema ligação paralelo ou em série
pararelo-serie.png (17.96 KiB) Exibido 4312 vezes
Bateria 3S com problema em 1 celula
Bateria 3S com problema em 1 celula
IMG_20140721_1436452.jpg (32.33 KiB) Exibido 4312 vezes
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 336
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Mensagem por AIRJOE10 »

[quote:3c322a4b88="John-Henrique"]@ AIRJOE10
Você pode ligar em paralelo para conseguir aumentar a capacidade, no teu caso, daria 1 pack de 4400 mAh 3S ou em série 1 pack de 2200 mAh 6S.

O esquema siga este (veja anexo)

OBS.: Semana anterior uma bateria de 1800 mAh 3S descarregou e apresentava apenas 0,47v dai tentei recarregar e nada o carregador reconhecia apenas 2S e recarregava apenas eles. Tentei utilizar um plug "T" feito com o conector XT60 pra tentar dar uma carga utilizando outra bateria, deixei de ontem pra hoje e tarammm, olha o resultado...


Penso que é melhor jogar fora mesmo e não correr riscos...[/quote:3c322a4b88]


Tipo airbag..rsrsrsr..nunca deixar uma lipo carregando sem monitoramento então..sei dos riscos e dos cuidados a serem tomados..no caso, cada bateria tem 2S e uma danificada, assim, tenho 3S..como vou ligar em um 2822, aumentar a corrente queimaria o motor (na verdade preciso ver isso, mas quase certeza que esse motorzinho e ESC não aguenta 4.4A) vou desmontar o pack para ver o material utilizado nos terminais. Se não for cobre tenho que comprar um fluxo de solda...quanto ao ferro, acredito que um de 40W aguenta o trabalho...Vou fazer o trabalho e postar fotos pra galera ver....se alguém tiver mais alguma consideração, por favor se posicione, pois o o motivo deste post foi pedir ajuda mesmo...juntos chegaremos lá...rsrsr
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1111
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Airjoe

Manda pro Mano que ele faz.

Décadas de conhecimento e experiência. Garantia de dar certo e não dar m#$@#.

Já mandei 2 minhas que estavam na mesma situação que as tuas e ficaram funcionais.

entra em contato com ele.

manorc.com.br
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

@ AIRJOE10
Não conectei a bateria danificada num carregador, conectei ela em outra bateria.

[quote:cd92fe80c1]nunca deixar uma lipo carregando sem monitoramento então[/quote:cd92fe80c1]
Mesmo que alguém estivesse monitorando, ela iria apresentar algum problema, só porque você está de olho não quer dizer que vá impedir que ocorra um processo físico ou químico. :wink:
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 336
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Mensagem por AIRJOE10 »

[quote:3af29182c2="John-Henrique"]@ AIRJOE10
Não conectei a bateria danificada num carregador, conectei ela em outra bateria.

[quote:3af29182c2]nunca deixar uma lipo carregando sem monitoramento então[/quote:3af29182c2]
Mesmo que alguém estivesse monitorando, ela iria apresentar algum problema, só porque você está de olho não quer dizer que vá impedir que ocorra um processo físico ou químico. :wink:[/quote:3af29182c2]

Verdade John..não teria porque ele estufar no seu caso..se são de capacidade igual uma carregada e outra descarregada, a tendência seria se igualar. Vai entender..
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 336
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Mensagem por AIRJOE10 »

[quote:6b4705a815="Douglas Lenz"]Airjoe

Manda pro Mano que ele faz.

Décadas de conhecimento e experiência. Garantia de dar certo e não dar m#$@#.

Já mandei 2 minhas que estavam na mesma situação que as tuas e ficaram funcionais.

entra em contato com ele.

manorc.com.br[/quote:6b4705a815]

Agradeço a dica Douglas, irei contata-lo antes de fazer qualquer coisa..vai que compensa..
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 336
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Mensagem por AIRJOE10 »

Acabei de falar com o Mano...gente boa demais. No meu caso não vai compensar porque sou de SP e juntando o frete + o conserto ficaria o valor de uma nova. De toda forma ele me deu todas as coordenadas de como fazer. Não precisa usar fluxo de solda, basta soldar onde estava o fio anterior...se tivesse um cara desse aqui em SP seria bacana...
Responder