perfis
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perfis
Olá pessoal,
Frequento o forum a bom tempo e tenho notado que basicamente se usam poucos modelos de perfis...mh32, s4083, s3021 e alguns da serie AG.
Gostaria de saber se além desses tem mais algum que foi "descoberto" e se mostrou melhor que estes. considerando dois tipos...termica e encosta.
Frequento o forum a bom tempo e tenho notado que basicamente se usam poucos modelos de perfis...mh32, s4083, s3021 e alguns da serie AG.
Gostaria de saber se além desses tem mais algum que foi "descoberto" e se mostrou melhor que estes. considerando dois tipos...termica e encosta.
SANDRO
GG97bm
Ver voar é bom. Mas voar é melhor ainda !!!!
GG97bm
Ver voar é bom. Mas voar é melhor ainda !!!!
- Eduardo Yamin
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- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
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O Assunto é controverso, é como meia (ufa) cada um gosta mais de um tipo..rs
Para Termais eu uso e gosto dos AG ( o numeo depende da técnica utilizada para construir a asa, o "Mr.Aerodinamica" tem pra todos os gostos) mas o MH32 também voa bem.
Pra encosta, os RG14 e 15 e todos de corrida, certamente o Eric vai saber os nomes dos mais modernosusados tanto em modelos comuns como nos "tailess" sem cauda (O da JW) .
Para Termais eu uso e gosto dos AG ( o numeo depende da técnica utilizada para construir a asa, o "Mr.Aerodinamica" tem pra todos os gostos) mas o MH32 também voa bem.
Pra encosta, os RG14 e 15 e todos de corrida, certamente o Eric vai saber os nomes dos mais modernosusados tanto em modelos comuns como nos "tailess" sem cauda (O da JW) .
- Ericfly
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- Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
- Localização: Ottawa, ON Canada
kkkkkkkkkkkkk realmente há mta discussao sobre o assunto...
tudo depende do modelo...
mas para colina, em modelos tailless, principalmente planks, sou fã do mh45, pw51 e derivados. para colina tipo floater, ou seja, voar com pouco lift, o emx07 eh mto bom, recomendacao do Marcos Quito.
agora, o perfil não eh tudo... para ficar legal, uma combinacao de perfil, formato da asa, qualidade da construcao, carga alar correta (as vezes precisa lastro), estilo de pilotagem, acerto correto do CG e da quantidade de comando, diferencial de aileron... tudo conta!!! Isto sem falar da condicao climatica...
tudo depende do modelo...
mas para colina, em modelos tailless, principalmente planks, sou fã do mh45, pw51 e derivados. para colina tipo floater, ou seja, voar com pouco lift, o emx07 eh mto bom, recomendacao do Marcos Quito.
agora, o perfil não eh tudo... para ficar legal, uma combinacao de perfil, formato da asa, qualidade da construcao, carga alar correta (as vezes precisa lastro), estilo de pilotagem, acerto correto do CG e da quantidade de comando, diferencial de aileron... tudo conta!!! Isto sem falar da condicao climatica...
- Marcos Quito
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- Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
- Localização: São Carlos - SP
Corrigindo Erick :
Para planks mais flutuadoras EMX07 já era.
Melhor o BW050902.
........
Sobre alongamentos (razão de aspecto é traduçao literal), na prática ainda sou reticente em elevar muito por alguns motivos :
- Em colina as condições de pouso são , digamos, selvagens...
- Alongamentos altos implicam em cordas pequenas onde a nossa precisão de construção pode ficar muito comprometida.
- E por cima isto gera uma estrutura ou frágil ou pesada para aquela geometria.
Em suma, falando em colina, eu penso isopor, EPP, e alongamentos entre 4 e 6 no máximo.
Para planks mais flutuadoras EMX07 já era.
Melhor o BW050902.
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Sobre alongamentos (razão de aspecto é traduçao literal), na prática ainda sou reticente em elevar muito por alguns motivos :
- Em colina as condições de pouso são , digamos, selvagens...
- Alongamentos altos implicam em cordas pequenas onde a nossa precisão de construção pode ficar muito comprometida.
- E por cima isto gera uma estrutura ou frágil ou pesada para aquela geometria.
Em suma, falando em colina, eu penso isopor, EPP, e alongamentos entre 4 e 6 no máximo.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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- Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
- Localização: Rio das Ostras
Que isso gente...o assunto não é tão polemico assim não...como podem ver, praticamente todos concordam...com poucas diferenças.
Realmente o perfil não é tudo...lembro do meu primeiro planador feito por mim...em balsa, 2metros enverg., 20cm corda, perfil...completamente reto em baixo e concavo em cima(feito no olho),eletronica...2 canais AM, tudo stand, 1,2kg... e voava muito!!!
Quando cansavamos de voar e era hora de ir embora...deixavamos o planador bem aproado e no lift(ficava quase parado no ar, avançando lentamente)...desciamos a encosta...atravessavamos um condominio inteiro...iamos até campo de futebol distante 1km da encosta...só de vez enquando retocavamos o stick para manter o planador bem aproado e avançando lentamente para não sair do alcance do radio...quando chegavamos no campo, aí sim pousávamos...etaa tempo bom!!!
Mas vamos descutir mais!! vamos dar sugestões de perfis que julgamos serem bons...mesmo que ainda não tenhamos testado!
Marcos...que perfil é esse BW050902 ? procurei no profili e não achei!!
Realmente o perfil não é tudo...lembro do meu primeiro planador feito por mim...em balsa, 2metros enverg., 20cm corda, perfil...completamente reto em baixo e concavo em cima(feito no olho),eletronica...2 canais AM, tudo stand, 1,2kg... e voava muito!!!
Quando cansavamos de voar e era hora de ir embora...deixavamos o planador bem aproado e no lift(ficava quase parado no ar, avançando lentamente)...desciamos a encosta...atravessavamos um condominio inteiro...iamos até campo de futebol distante 1km da encosta...só de vez enquando retocavamos o stick para manter o planador bem aproado e avançando lentamente para não sair do alcance do radio...quando chegavamos no campo, aí sim pousávamos...etaa tempo bom!!!
Mas vamos descutir mais!! vamos dar sugestões de perfis que julgamos serem bons...mesmo que ainda não tenhamos testado!
Marcos...que perfil é esse BW050902 ? procurei no profili e não achei!!
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- Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
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Erick,
Eu nunca fiz washout...alias isso pra mim é novidade e acho que é cobrir um santo e descobrir outro...pois acho que o washout tira um pouco do poder de sustentação da asa! até penso em fazer asa com dois perfis um pra raiz e outro para ponta.
A corda minima que eu uso é 20cm...independente da enverg. alguem falou uma vez que abaixo disso o NR fica muito ruim. Quanto a fragilidade...bom tem gente que é meio doido...economiza na estrutura e depois enche de chumbo! Eu prefiro estruturar melhor a asa e aliviar o lastro...ex: usando um bordo de ataque de cedro vc deixa a asa muito resistente, inclusive a pousos no mato e ainda contribui para o acerto do CG pois o bordo de ataque está afrente do CG.
Algumas vezes para não ter que usar lastro ou mudar a asa de lugar, eu costumo dar um leve enflexamento na asa...é minimo mal se percebe, mais é o suficiente para chegar o CG para trás (ou pra frente depende do enflexamento) e ficar livre do lastro.
Carga alar...em termicos a menor possivel...na encosta, o suficiente para não voar para trás...he he he! para velocidade é melhor contar com a aerodinamica do que com o peso!
Eu nunca fiz washout...alias isso pra mim é novidade e acho que é cobrir um santo e descobrir outro...pois acho que o washout tira um pouco do poder de sustentação da asa! até penso em fazer asa com dois perfis um pra raiz e outro para ponta.
A corda minima que eu uso é 20cm...independente da enverg. alguem falou uma vez que abaixo disso o NR fica muito ruim. Quanto a fragilidade...bom tem gente que é meio doido...economiza na estrutura e depois enche de chumbo! Eu prefiro estruturar melhor a asa e aliviar o lastro...ex: usando um bordo de ataque de cedro vc deixa a asa muito resistente, inclusive a pousos no mato e ainda contribui para o acerto do CG pois o bordo de ataque está afrente do CG.
Algumas vezes para não ter que usar lastro ou mudar a asa de lugar, eu costumo dar um leve enflexamento na asa...é minimo mal se percebe, mais é o suficiente para chegar o CG para trás (ou pra frente depende do enflexamento) e ficar livre do lastro.
Carga alar...em termicos a menor possivel...na encosta, o suficiente para não voar para trás...he he he! para velocidade é melhor contar com a aerodinamica do que com o peso!
- Marcos Quito
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- Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
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