perfis

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

perfis

Mensagem por sandro_ventania »

Olá pessoal,

Frequento o forum a bom tempo e tenho notado que basicamente se usam poucos modelos de perfis...mh32, s4083, s3021 e alguns da serie AG.
Gostaria de saber se além desses tem mais algum que foi "descoberto" e se mostrou melhor que estes. considerando dois tipos...termica e encosta.
SANDRO
GG97bm

Ver voar é bom. Mas voar é melhor ainda !!!!
Avatar do usuário
Emannuell
membro
Mensagens: 2067
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 7:33 pm
Localização: Pato Branco - PR
Contato:

Mensagem por Emannuell »

Legal sua posição, vai ter uma boa discução..
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

O Assunto é controverso, é como meia (ufa) cada um gosta mais de um tipo..rs
Para Termais eu uso e gosto dos AG ( o numeo depende da técnica utilizada para construir a asa, o "Mr.Aerodinamica" tem pra todos os gostos) mas o MH32 também voa bem.

Pra encosta, os RG14 e 15 e todos de corrida, certamente o Eric vai saber os nomes dos mais modernosusados tanto em modelos comuns como nos "tailess" sem cauda (O da JW) .
Avatar do usuário
panapira
membro
Mensagens: 593
Registrado em: Qua Jan 19, 2005 3:54 pm

Mensagem por panapira »

rapaiz porque vc não colocou um discuçao que não gera confusão, tipo vamos descutir religião ou qual o melhor time..

hehhee

abraços
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

kkkkkkkkkkkkk realmente há mta discussao sobre o assunto...
tudo depende do modelo...
mas para colina, em modelos tailless, principalmente planks, sou fã do mh45, pw51 e derivados. para colina tipo floater, ou seja, voar com pouco lift, o emx07 eh mto bom, recomendacao do Marcos Quito.
agora, o perfil não eh tudo... para ficar legal, uma combinacao de perfil, formato da asa, qualidade da construcao, carga alar correta (as vezes precisa lastro), estilo de pilotagem, acerto correto do CG e da quantidade de comando, diferencial de aileron... tudo conta!!! Isto sem falar da condicao climatica...
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Gostaria de ver maiores discussoes sobre a razao de aspecto (ou alongamento) de asas, sobre decalagem, enflexamento, washout, carga alar..
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Corrigindo Erick :
Para planks mais flutuadoras EMX07 já era.
Melhor o BW050902.
........
Sobre alongamentos (razão de aspecto é traduçao literal), na prática ainda sou reticente em elevar muito por alguns motivos :
- Em colina as condições de pouso são , digamos, selvagens...
- Alongamentos altos implicam em cordas pequenas onde a nossa precisão de construção pode ficar muito comprometida.
- E por cima isto gera uma estrutura ou frágil ou pesada para aquela geometria.

Em suma, falando em colina, eu penso isopor, EPP, e alongamentos entre 4 e 6 no máximo.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

Que isso gente...o assunto não é tão polemico assim não...como podem ver, praticamente todos concordam...com poucas diferenças.
Realmente o perfil não é tudo...lembro do meu primeiro planador feito por mim...em balsa, 2metros enverg., 20cm corda, perfil...completamente reto em baixo e concavo em cima(feito no olho),eletronica...2 canais AM, tudo stand, 1,2kg... e voava muito!!!
Quando cansavamos de voar e era hora de ir embora...deixavamos o planador bem aproado e no lift(ficava quase parado no ar, avançando lentamente)...desciamos a encosta...atravessavamos um condominio inteiro...iamos até campo de futebol distante 1km da encosta...só de vez enquando retocavamos o stick para manter o planador bem aproado e avançando lentamente para não sair do alcance do radio...quando chegavamos no campo, aí sim pousávamos...etaa tempo bom!!!
Mas vamos descutir mais!! vamos dar sugestões de perfis que julgamos serem bons...mesmo que ainda não tenhamos testado!
Marcos...que perfil é esse BW050902 ? procurei no profili e não achei!!
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

Erick,

Eu nunca fiz washout...alias isso pra mim é novidade e acho que é cobrir um santo e descobrir outro...pois acho que o washout tira um pouco do poder de sustentação da asa! até penso em fazer asa com dois perfis um pra raiz e outro para ponta.
A corda minima que eu uso é 20cm...independente da enverg. alguem falou uma vez que abaixo disso o NR fica muito ruim. Quanto a fragilidade...bom tem gente que é meio doido...economiza na estrutura e depois enche de chumbo! Eu prefiro estruturar melhor a asa e aliviar o lastro...ex: usando um bordo de ataque de cedro vc deixa a asa muito resistente, inclusive a pousos no mato e ainda contribui para o acerto do CG pois o bordo de ataque está afrente do CG.
Algumas vezes para não ter que usar lastro ou mudar a asa de lugar, eu costumo dar um leve enflexamento na asa...é minimo mal se percebe, mais é o suficiente para chegar o CG para trás (ou pra frente depende do enflexamento) e ficar livre do lastro.
Carga alar...em termicos a menor possivel...na encosta, o suficiente para não voar para trás...he he he! para velocidade é melhor contar com a aerodinamica do que com o peso!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

O BW050209 você encontra no site do

b2streamlines

acho que é só isto e ponto com já vai. Senão procura no google.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Responder