Etanol no cb 46

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Thales1991
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sex Jul 11, 2008 5:10 am
Localização: Araras- São Paulo

Etanol no cb 46

Mensagem por Thales1991 »

Olá galera do e-voo
recentemente comprei um motor CB 46 do SH4RK0, e vi por ai muitos boatos de pessoas que usavam como combustivel do CB o Etanol e que funcionava muito bem
queria saber se isso é mesmo possivel, e se de algum modo poderia prejudicar o funcionamento e a vida útil do motor.
Alem do Etanol ser muuuuuuuito mais barato que o glow ele é também mais facil de se achar pois qualquer posto tem
desde jah agradeço as respostas
abraços a todos e bom voos
"Preciso de um tx"
MatheusC20XE
membro
Mensagens: 101
Registrado em: Sáb Jul 07, 2007 12:46 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por MatheusC20XE »

Olá Thales..

É possível sim, mas não é tão simples.. ainda mais pelo fato de nosso etanol ser hidratado, o que dificulta mais ainda a temperatura mínima para eficiência de queima em marcha lenta..deixando o motor morrer sempre que abaixa a aceleração..
Mas é possível sim acertar.. se for um álcool muito bom (garantia que não foi batizado com mais água ainda, como 90% dos postos fazem) e fazer todas correções de mistura, compressão e vela.

Se vc é um aeromodelista novo, aconselho vc não apelar pra isso ainda. O combustível ta caro, mas não é absurdo. Um combustível com baixo teor de nitro tem um custo acessível considerando a quantidade de vôos que vc irá fazer com seu CB 46.

E pode usar pouco ou nada de nitro nesse motor, pois ele já é muito forte. Ele empurra mais rpm que muito motor importado na mesma hélice. Apesar das críticas, eu acho um excelente motor, as vezes só é chatinho pra acertar a agulha de baixa.


Abraços e bons vôos..


Matheus
Glow rules
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:b9fa1472f5="MatheusC20XE"]Olá Thales..

É possível sim, mas não é tão simples.. ainda mais pelo fato de nosso etanol ser hidratado, o que dificulta mais ainda a temperatura mínima para eficiência de queima em marcha lenta..deixando o motor morrer sempre que abaixa a aceleração..
Mas é possível sim acertar.. se for um álcool muito bom (garantia que não foi batizado com mais água ainda, como 90% dos postos fazem) e fazer todas correções de mistura, compressão e vela.

Se vc é um aeromodelista novo, aconselho vc não apelar pra isso ainda. O combustível ta caro, mas não é absurdo. Um combustível com baixo teor de nitro tem um custo acessível considerando a quantidade de vôos que vc irá fazer com seu CB 46.

E pode usar pouco ou nada de nitro nesse motor, pois ele já é muito forte. Ele empurra mais rpm que muito motor importado na mesma hélice. Apesar das críticas, eu acho um excelente motor, as vezes só é chatinho pra acertar a agulha de baixa.


Abraços e bons vôos..


Matheus[/quote:b9fa1472f5]

Tenho um e realmente ele da a mesma potencia que meu OS 46
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
MatheusC20XE
membro
Mensagens: 101
Registrado em: Sáb Jul 07, 2007 12:46 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por MatheusC20XE »

[quote:a2693939e1="Marco Antonio"][quote:a2693939e1="MatheusC20XE"]Olá Thales..

É possível sim, mas não é tão simples.. ainda mais pelo fato de nosso etanol ser hidratado, o que dificulta mais ainda a temperatura mínima para eficiência de queima em marcha lenta..deixando o motor morrer sempre que abaixa a aceleração..
Mas é possível sim acertar.. se for um álcool muito bom (garantia que não foi batizado com mais água ainda, como 90% dos postos fazem) e fazer todas correções de mistura, compressão e vela.

Se vc é um aeromodelista novo, aconselho vc não apelar pra isso ainda. O combustível ta caro, mas não é absurdo. Um combustível com baixo teor de nitro tem um custo acessível considerando a quantidade de vôos que vc irá fazer com seu CB 46.

E pode usar pouco ou nada de nitro nesse motor, pois ele já é muito forte. Ele empurra mais rpm que muito motor importado na mesma hélice. Apesar das críticas, eu acho um excelente motor, as vezes só é chatinho pra acertar a agulha de baixa.


Abraços e bons vôos..


Matheus[/quote:a2693939e1]

Tenho um e realmente ele da a mesma potencia que meu OS 46[/quote:a2693939e1]


Acho que o CB46 equivale aos OS novos (AX Pbox)..que possuem diagramação de janelas um pouco mais agressivas que dos antigos modelos FX..

Se bem que os OS possuem restritor para eliminar ruído..aquilo rouba em torno de 400rpm.. já os CB possuem escape 100% free flow.

Mas os CB são excelentes motores.. já ví até um aeromodelista me dizendo na pista que depois que colocou camisa e pistão do CB no OS FX dele, o motor ficou o bicho.. hehehehe


Abraços,


Matheus
Glow rules
Avatar do usuário
Thales1991
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sex Jul 11, 2008 5:10 am
Localização: Araras- São Paulo

Mensagem por Thales1991 »

Valew a todos pelas dicas
vou perguntar para um colega de pista meu que tem 15 anos de aeromodelismo glow e ver o que ele axa e se possivel ele mesmo fazer as adaptações
abraços
Avatar do usuário
jeoman
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 8:12 pm
Localização: Jacobina-BA

Mensagem por jeoman »

não presta... o motor ate funciona mas não da lenta, os motoresglow não foram projetados pra voar com etanol..

mas tenho uma solução pra vc.. a OS lançou um motor a etanol a algum tempo, esse motor so existe no japão, eu to ate pedindo um agora no proximo mes e alguns amigos meus ja compraram o motor e o mesmo é um monstro de potencia..
esse motor foi projetado pra voar com etannol, a vela é diferente, o carburador diferente e por ai vai.. o motor foi lançado apenas no japão ate o momento e em duas versões. o 55AX BE e o 75AX BE.. o 55AX BE ta saindo porr aproximadamente 430 reais isso vindo com 3 velas(reserva ja que a vela é diferente dos glow então é melhor pedir velas)+frete+taxação da receita.. eu particularmente achei muito barato, porq o motor 55AX a glow aqui no brasil custa muito mais do que 430 reais.. se quiser o site da loja no japão eu te passo. eles aceitam ate vale postal como forma de pagamento
Ítalo Augusto
membro
Mensagens: 326
Registrado em: Seg Jul 28, 2008 1:00 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Ítalo Augusto »

2 tempos?
precisa de lubrificação ou algum tratamento especial ou é so usar o etanol normalmente?
MatheusC20XE
membro
Mensagens: 101
Registrado em: Sáb Jul 07, 2007 12:46 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por MatheusC20XE »

[quote:811c1793da="jeoman"]não presta... o motor ate funciona mas não da lenta, os motoresglow não foram projetados pra voar com etanol..

mas tenho uma solução pra vc.. a OS lançou um motor a etanol a algum tempo, esse motor so existe no japão, eu to ate pedindo um agora no proximo mes e alguns amigos meus ja compraram o motor e o mesmo é um monstro de potencia..
esse motor foi projetado pra voar com etannol, a vela é diferente, o carburador diferente e por ai vai.. o motor foi lançado apenas no japão ate o momento e em duas versões. o 55AX BE e o 75AX BE.. o 55AX BE ta saindo porr aproximadamente 430 reais isso vindo com 3 velas(reserva ja que a vela é diferente dos glow então é melhor pedir velas)+frete+taxação da receita.. eu particularmente achei muito barato, porq o motor 55AX a glow aqui no brasil custa muito mais do que 430 reais.. se quiser o site da loja no japão eu te passo. eles aceitam ate vale postal como forma de pagamento[/quote:811c1793da]


Provavelmente, essa versão 55AX BE da OS é para rodar com etanol puro e não etanol hidratado.. e aí, de nada adiantará, pois terá de comprar álcool em laboratórios e perderá a praticidade tão desejada.

O que sempre matou os glow convencionais a rodar com etanol de posto, foi o fato de ser etanol hidratado, e por isso dificulta dar lenta... ainda mais pelo fato que comentei acima, no qual eu estimo que 90% ou mais dos postos no Brasil dão uma carregadinha extra de água no álcool.

Provavelmente, a diferença da vela é na temperatura..devem ter reduzido a taxa de compressão levemente, e utilizado uma vela extremamente quente e com idle bar, para ajudar manter uma eficiência de queima mínima em lenta..

Já o carburador, não vejo grandes diferenças que possam ter.. talvez uma agulha de baixa mais linear e precisa (como são nos motores FOX RC)..


No etanol puro, sem água..eu faço um motor glow comum rodar liso e manter lenta.



Abraços,


Matheus
Glow rules
MatheusC20XE
membro
Mensagens: 101
Registrado em: Sáb Jul 07, 2007 12:46 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por MatheusC20XE »

[quote:6b43bc8acc="Ítalo Augusto"]2 tempos?
precisa de lubrificação ou algum tratamento especial ou é so usar o etanol normalmente?[/quote:6b43bc8acc]

igual ao combustível glow normal, que não deixa de ser álcool também..afinal, metanol, assim como o etanol, são tipos de álcool.

no etanol vc terá de misturar óleo de rícinio, já que não terá a mistura pronta como ocorre nos galões de combustível glow..

Mas, antes de se empolgar com esse motor da OS para etanol, verifique a questão da água.. se eles admitem o uso com etanol hidratado.. caso contrário, não vai mudar nada... mais fácil adaptar um motor glow comum (não há muito o que inventar... eles dizem que mudam várias coisas por questão de mercado.. é como a vela OS "F" para 4 tempos, que não há nada específico..mudaram apenas o design para ter uma vela específica a esses motores.. mas poderiam ter padronizado com a OS A3..que possui o mesmo range térmico porém, sem o topo extra que funciona como idle bar.. ).


A propósito..a água é sempre o problema dos motores glow.. o combustível parado fica ruim não é pela preciptação, mas sim devido a umidade que acumula..


Resumindo.. enquanto não derem garantia que esse "novo motor glow p/ etanol" possa rodar em combustível hidratado, de nada vale a empolgação.



Abraços,


Matheus
Glow rules
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

É Matheus... teu fardo é grande :roll:

Sempre vem alguém com uma solução magica impondo a regra sem nunca ter lido uma linha sequer quer seja motores, eletronica ou aerodinamica.

Já fui assim como você, paciente e tentando explicar tudo com técnica... agora é na base da porrada.

Boa sorte :wink:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder