Espuma poliuretano em aeromodelos
Espuma poliuretano em aeromodelos
Vantagens da espuma de poliuretano:
Resiste a qualquer solvente, massa plastica e aceita laminacao sobre a superficie usando-se a resina poliester, que custa cerca de 1/4 a 1/3 do valor da resina epoxi alem de leve , facil de lixar e resistente.
No momento estou construindo meu primeiro modelo, um cessna skylane em isopor, mas na hora de dar um acabamento mais esmerado esbarrei em muitas dificuldades devido a incompatibilidade desse material com qualquer massa plastica, primer ou qualquer material a base de solventes, com a alta do dolar a resina epoxi esta carerrima, por isso estou planejando meu proximo modelo em espuma PU.
Seria mais ou menos assim, modelamento da fuselagem e asa como em isopor, depois colaria uma camada de tecido de fibra de vidro e em seguida a laminacao com resina poliester (muito barata), depois um acabamento final com massa plastica e lixa d`agua e finalmente pintura com tinta automotiva e polimento.
Alguem jah se aventurou numa construcao assim? Se sim gostaria de trocar experiencias.
Nao sei onde ouvi isso, mas parece que um inconveniente da espuma PU seria o corte a quente, parece que ela exala um gas venenoso, nao sei se isso eh verdade.
Resiste a qualquer solvente, massa plastica e aceita laminacao sobre a superficie usando-se a resina poliester, que custa cerca de 1/4 a 1/3 do valor da resina epoxi alem de leve , facil de lixar e resistente.
No momento estou construindo meu primeiro modelo, um cessna skylane em isopor, mas na hora de dar um acabamento mais esmerado esbarrei em muitas dificuldades devido a incompatibilidade desse material com qualquer massa plastica, primer ou qualquer material a base de solventes, com a alta do dolar a resina epoxi esta carerrima, por isso estou planejando meu proximo modelo em espuma PU.
Seria mais ou menos assim, modelamento da fuselagem e asa como em isopor, depois colaria uma camada de tecido de fibra de vidro e em seguida a laminacao com resina poliester (muito barata), depois um acabamento final com massa plastica e lixa d`agua e finalmente pintura com tinta automotiva e polimento.
Alguem jah se aventurou numa construcao assim? Se sim gostaria de trocar experiencias.
Nao sei onde ouvi isso, mas parece que um inconveniente da espuma PU seria o corte a quente, parece que ela exala um gas venenoso, nao sei se isso eh verdade.
[quote:7b23321090="fritiz"]ja pensei em usar mas ainda nao me encorajei
mas acho que teria que fazer um molde do aero e depois injetar a espuma sei la
mas acho que ficaria muito bom e resistente alem de leve[/quote:7b23321090]
Na verdade o metodo ao qual eu me refiro eh comprar blocos solidos de espuma de PU e esculpi-los como se faz com isopor para depois laminar em cima dele, dah um trabalhao, eu ja fiz maquetes de carros usando esse metodo, mas nunca vi num aeromodelo ainda, acho que a densidade eh baixa e com capricho da pra deixar um acabamento espelhado como de um carro, seria ideal para fazer um modelo em escala de um cirrus, motoplanadores, extra 300 ou jatinhos, ou seja, avioes que no modelo real ja tem a fuzelagem liza, nao ficaria bem, por exemplo num warbird que no geral tem que ser rustico. Outra possibilidade e fazer um modelo apenas para laminar um molde sobre ele, para depois a partir do molde tirar o modelo, neste ultimo caso compensaria se o planejado fosse produzir varias unidades.
mas acho que teria que fazer um molde do aero e depois injetar a espuma sei la
mas acho que ficaria muito bom e resistente alem de leve[/quote:7b23321090]
Na verdade o metodo ao qual eu me refiro eh comprar blocos solidos de espuma de PU e esculpi-los como se faz com isopor para depois laminar em cima dele, dah um trabalhao, eu ja fiz maquetes de carros usando esse metodo, mas nunca vi num aeromodelo ainda, acho que a densidade eh baixa e com capricho da pra deixar um acabamento espelhado como de um carro, seria ideal para fazer um modelo em escala de um cirrus, motoplanadores, extra 300 ou jatinhos, ou seja, avioes que no modelo real ja tem a fuzelagem liza, nao ficaria bem, por exemplo num warbird que no geral tem que ser rustico. Outra possibilidade e fazer um modelo apenas para laminar um molde sobre ele, para depois a partir do molde tirar o modelo, neste ultimo caso compensaria se o planejado fosse produzir varias unidades.
- charles_pereira
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- Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
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- Andressa Gasparelli
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- Registrado em: Dom Set 14, 2008 1:31 pm
Acho extremamente viável e, quanto as asas, basta comprar chapa, cortá-las mesmo com estilete em pedaços de +/- 20 X 20, afinar e montar com perfis e depois laminar.
100% ótima a idéia. Eu mesma já tinha me interessado, só não sabia onde, nem quem contactar para comprar o material, mas agora vejo que já dei mais um passo.
A propósito eu uso um bloco desse esculpido para bateria e RX no meu Cessna. É levíssimo.
100% ótima a idéia. Eu mesma já tinha me interessado, só não sabia onde, nem quem contactar para comprar o material, mas agora vejo que já dei mais um passo.
A propósito eu uso um bloco desse esculpido para bateria e RX no meu Cessna. É levíssimo.
Acho que sou a primeira 'travesti' Aeromodelista do Rio de Janeiro, ou até, do Brasil! Abusaaaada!
- antonio lasaitis
- membro
- Mensagens: 271
- Registrado em: Sáb Dez 01, 2007 11:47 pm
- Localização: peruibe sp
oi galera eu trabalho como shaper de pranchas de surf e acredito que fuselagens devem ficar legais, mas as asas ja complicam um pouco. ja para modelar o poliuretano tem de ser nas base da lixa mesmo e o acabamento fica bem melhor que o do isopor .
uma asa laminada e polida vai dar quase o mesmo trabalho de uma prancha
uma asa laminada e polida vai dar quase o mesmo trabalho de uma prancha