tabela de motores glow

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
John
membro
Mensagens: 423
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 6:46 pm
Localização: Divinópolis, MG

tabela de motores glow

Mensagem por John »

Pessoal, os motores glow .10, .15 e .25 são recomendados para quais pesos de modelos respectivamente?
Se for filmar nao trema, se tremer, nao filme!!!
Avatar do usuário
gregori
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sex Jul 17, 2009 2:43 am

Mensagem por gregori »

tai tambem queria saber algum metido a experd ou até um experd poderia nos salvar
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Re: tabela de motores glow

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:0f008f4680="John"]Pessoal, os motores glow .10, .15 e .25 são recomendados para quais pesos de modelos respectivamente?[/quote:0f008f4680]

De 800g a 2000g em modelos radiocontrolados.
willyanssf
membro
Mensagens: 1222
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 7:42 pm
Localização: são fidelis/RJ

Mensagem por willyanssf »

eu tenho essa duvida mais um motor 20 da quanto de empuxo?
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Há um bom tempo atras coloquei no rcuniverse um gráfico do empuxo em função da cilindrada de um motor glow 2t e 4t (roletados) tomando como base as configurações dos usuários do rcu (Todas as leituras foram efetuadas com balança de tração).

http://image2-9.rcuniverse.com/e1/forum/upfiles/107660/Vt58119.jpg

Esse gráfico fornece somente valores de motores 46 para cima... porém pode ser extrapolada para motores de menor cilindrada usando as equações abaixo:

glow 2t: Empuxo (Lb) = 12 x cilindrada

glow 4t: Empuxo (Lb) = 11 x cilindrada

1Lb = 0.45kg = 450g

Por exemplo:

motor 15 2t será capaz de gerar ~12 x 0.15 = 1.8Lb = 810g!!!

motor 20 2t: ~ 1050g

motor 25 2t: ~ 1350g

motor 40 2t: ~ 2160g

motor 46 2t: ~ 2480g

Esse valores são aproximados e podem diferir dos valores reais. Para ter certeza somente medindo numa bancada de testes de empuxo.

http://www.rcuniverse.com/forum/m_4204850/anchors_4204850/mpage_1/key_/anchor/tm.htm#4204850

Abraços,

Caio
Avatar do usuário
Marcio Souza
membro
Mensagens: 2390
Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 8:21 pm
Localização: Oregon - USA

Mensagem por Marcio Souza »

Depende de motor,combustivel,helice,carburacao.Varia o empuxo.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:8ccf8a6aee="gregori"]tai tambem queria saber algum metido a experd ou até um experd poderia nos salvar[/quote:8ccf8a6aee]

Nesse caso nem o Prof. Pasquale pode ajudar.....
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

A maioria dos teste dos usuários do RCU foram efetuados com combustivel 10% de nitro e 18% de óleo com hélices APC-W (wide) que geram mais empuxo que as convencionais!

Abraços,

Caio
Avatar do usuário
John
membro
Mensagens: 423
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 6:46 pm
Localização: Divinópolis, MG

Mensagem por John »

Caio, muito obrigado pela resposta!!!
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 380
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Re: tabela de motores glow

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

[quote:adc97f2ab3="John"]Pessoal, os motores glow .10, .15 e .25 são recomendados para quais pesos de modelos respectivamente?[/quote:adc97f2ab3]

Não sou expert mais acho que tenho alguma experiência prática, o problema é o seguinte, empuxo não é tudo...

Depende muito do tipo de aeromodelo.
Outro dia um colega aqui do fórum perguntou se daria para fazer torque com um motor .15, eu disse que daria se o aero for pequeno, leve e etc..
Em contra partida eu voava um planador Bird of Time de 3 metros e super pesado com um motor .10, juro, subia muito bem e voava....

Acredito que não haja uma regra rígida, tudo depende do empuxo é lógico mais também do tipo de aero e tipo de vôo que você pretende.

Espero ter ajudado, abraço, Nuno
Responder