Misturas alternativas para fluido de fumaça....

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
jpedro_jau
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Sex Fev 19, 2010 12:54 am
Localização: Jaú/SP

Misturas alternativas para fluido de fumaça....

Mensagem por jpedro_jau »

Galera, com o alto preço do fluido de fumaça, eu estou lançando esse tópico com o intuito de juntar informações de misturas alternativas para fazer um fluido de fumaça caseiro que funcione de verdade.
Já ouvi falar em muitos, que por razões de segurança prefiro não citar para não causar polêmica, já que são inflamáveis e correm o risco de incendiar o aero se utilizados sem alguns cuidados....

Alguem tem alguma receita pra tirar do chapéu ou alguma carta na manga?

Vamos refletir e discutir a respeito...

Abraço a todos!!!

Glicerina ( de máquina de fumaça de balada) funciona? Alguem já testou?

Outra coisa, ouvi dizer de um cara que vende 5 litros por 35 reais se nao me engano, vou procurar aqui, qualquer coisa eu posto na sequência...
Joao Pedro Mott - Futaba 10CHP - T-Rex 550E - Alware Streak 800 - SkyWalker fpv - Gaui 500X
Avatar do usuário
Gabrias
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Out 20, 2008 9:15 pm
Localização: Viçosa - MG

Mensagem por Gabrias »

Aew jpedro,

Eu li em algum lugar que a glicerina não é das melhores, pois parece que ela tem que estar bem quente...

Eu testei somente diesel, até que funcionou legal, vou testar diesel com oleo(1:1) e vou testar algumas variações desta proporção. Vi em algum forum que tem alguem q mistura um pouco de querosene na mistura também, esse eu não vou testar pois não tenho aqui, hehehehhe

Eu tenho um .61 4t, parece que vai da pra brincar com ele um pouco....

Assim que eu testar e tiver os resultados, eu posto aqui pra galera...
Avatar do usuário
ale_nevesbr
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 9:50 pm
Localização: Blumenau - SC CEP:89057-090

Mensagem por ale_nevesbr »

cara, tenho um amigo que usa óleo de banana. Pelo que eu sei, ele paga 7,00 o litro. Vou tentar ver com ele onde ele compra. E o efeito da fumaça é igual.
Aeromodelismo é muito bom, mas aeromodelismo com responsabilidade é uma maravilha...
Avatar do usuário
ale_nevesbr
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 9:50 pm
Localização: Blumenau - SC CEP:89057-090

Mensagem por ale_nevesbr »

outra coisa, geralmente o efeito com motores glow é inferior. O ideal é utilizar com motores gasolina que atingem uma temperatura maior no interior do escape.

Uma dica para instalação em motores glow, é colocar uma serpentina de cobre enrrolada no escape antes do óleo entrar no escape. Assim ele já entra no escape pré aquecido e o efeito é melhor.
Avatar do usuário
Gabrias
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Out 20, 2008 9:15 pm
Localização: Viçosa - MG

Mensagem por Gabrias »

[quote:6b50f2536c="ale_nevesbr"]outra coisa, geralmente o efeito com motores glow é inferior. O ideal é utilizar com motores gasolina que atingem uma temperatura maior no interior do escape.

Uma dica para instalação em motores glow, é colocar uma serpentina de cobre enrrolada no escape antes do óleo entrar no escape. Assim ele já entra no escape pré aquecido e o efeito é melhor.[/quote:6b50f2536c]

É isso mesmo...
Eu estou só procurando uma serpentina do diametro bom, o que aqui na minha cidade vai demora um pouco :D :D :D
Mas pelo jeito, o motor do cara é um DLE 55cc, acredito que diesel e oleo saia bem legal...
"Ediscere, Scire, Agere, Vincere"
Avatar do usuário
robert_simon
membro
Mensagens: 816
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 8:28 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por robert_simon »

procure em lojas que consertam geladeiras eles devem ter os canos de cobre finos
para fazer a serpentina
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:daef7695cd="Gabrias"][quote:daef7695cd="claudiorfernandes"]Tô vendo que logo logo teremos nova seção no fórum ... "lança-chamas e similares"....[/quote:daef7695cd]

Primeiro tópico seria: "Passo a Passo para construção de sua primeira bola de fogo voadora..." hauahuahauhauahauhauau

Mas serio, já tive a oportunidade de mexer varias vezes com diesel sendo ele relativamente seguro, se for comparar, combustível com combustível, metanol seria MUITO mais perigoso não acha??? hehehehe

Só uma observação, quando mexerem com isso, tenham um minimo de responsabilidade né...[/quote:daef7695cd]

E por acaso alguém se preocupou em saber o que significa "ponto de fulgor" antes de inventar essas receitas ?
Avatar do usuário
Gabrias
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Out 20, 2008 9:15 pm
Localização: Viçosa - MG

Mensagem por Gabrias »

[quote:13f0f4156c="claudiorfernandes"][quote:13f0f4156c="Gabrias"][quote:13f0f4156c="claudiorfernandes"]Tô vendo que logo logo teremos nova seção no fórum ... "lança-chamas e similares"....[/quote:13f0f4156c]

Primeiro tópico seria: "Passo a Passo para construção de sua primeira bola de fogo voadora..." hauahuahauhauahauhauau

Mas serio, já tive a oportunidade de mexer varias vezes com diesel sendo ele relativamente seguro, se for comparar, combustível com combustível, metanol seria MUITO mais perigoso não acha??? hehehehe

Só uma observação, quando mexerem com isso, tenham um minimo de responsabilidade né...[/quote:13f0f4156c]

E por acaso alguém se preocupou em saber o que significa "ponto de fulgor" antes de inventar essas receitas ?[/quote:13f0f4156c]



Qualquer um que queira saber pode ir no google e digitar; "define: ponto de fulgor"
Do diesel: 39 à 93°C
Metanol: 79°C
Oleo Mineral: >176°C


Como eu disse antes né, ter o minimo de responsabilidade. Eu sei que tem muita gente nova mexendo nessas coisas(inclusive eu, pelo menos tenho noção das coisas...), mas tambem acho que não tem menino aqui não. Perigo por perigo, ninguem mexia com aero a glow né...


Se o cara ta procurando uma receita, não custa nada tentar ajudar.

Voltando ao topico:

Jpedro, vi também no hobbyking que o pessoal usa 95% oleo mineral e 5% diesel...

Em casa tenho também um site que explica em grandes detalhes como montar e regular tudo isso... de noite eu posto aqui...
"Ediscere, Scire, Agere, Vincere"
Avatar do usuário
sam_bauer
membro
Mensagens: 669
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:41 am
Localização: Jaú, SP

Mensagem por sam_bauer »

Joia Jpedro! Semana que vem vamos marcar umas revoadas de eletricos!

Sabadão vou com o Extra na pista. Vamos ver o que dá!


Aos que sempre criticam: Aqui esta sendo dicutido formas alternativas de fluido pra fumaça, não tem nem um ignorante querendo tacar fogo em lugar algum, são pessoas de grau superior discutindo formas alternativas. (quando se lê "alternativas", não deve se pensar em "imprudência ou impericia).


É isso ai João vamos ver o cap soltando fumaça!!!

Grande abraço!
Avatar do usuário
Gabrias
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Out 20, 2008 9:15 pm
Localização: Viçosa - MG

Mensagem por Gabrias »

Jpedro,

Aqui o site: http://www.rcuniverse.com/magazine/article_display.cfm?article_id=455
Responder