Onde colocar câmera FPV em avião com hélice na frente

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Onde colocar câmera FPV em avião com hélice na frente

Mensagem por borokite »

Pessoal, to quase desistindo da ideia do FPV nestes aviões com a hélice atrás. É possível colocar em algum local em que a hélice não vá atrapalhar caso ela esteja na frente? Qual o modelo de avião e uma forma em que filme bem?
Renato Boró... RC e Parapente
sabongi
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Seg Set 22, 2008 5:00 pm
Localização: Vale do Paraiba/SP

Mensagem por sabongi »

se tiver trem de pouso não pode colocar embaixo?
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:439c5bc590="sabongi"]se tiver trem de pouso não pode colocar embaixo?[/quote:439c5bc590]

A minha ideia seria usar num motoplanador sem rodas, para dar menos consumo de bateriae voar mais templo planando e aproveitando térmicas. Dá até para colocar mais para a ponta da asa mas não sei se isso vai causar uma filmagem muito balançada
Renato Boró... RC e Parapente
Avatar do usuário
Nasser Neif
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Sáb Abr 17, 2010 1:18 pm
Localização: Paranavaí - PR
Contato:

Mensagem por Nasser Neif »

eu usei algum tempo fpv no meu tucano, coloquei a camera em cima do canopi. a helice aparecia mas não chegava atrapalhar.

olha a imagem ai.

[yt]_lVdJGE45Dc[/yt]
|MINI FUNTANA X|CESSNA NIGHT FLIGHT|ZAGI NIGHT|ZAGI SPEED 4440KV|MINI RALLY EXTREME|FUTABA 7C 2.4|PHOENIX RC 4.0|SEM HELIS NO MOMENTO|
Avatar do usuário
leandro.ifpb
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
Localização: Guanambi-BA

Mensagem por leandro.ifpb »

se seu motor tiver alto KV a hélice não chega a atrapalhar muito a visão mesmo a câmera ficando atrás dela
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:a58f7d90ba="Nasser Neif"]eu usei algum tempo fpv no meu tucano, coloquei a camera em cima do canopi. a helice aparecia mas não chegava atrapalhar.

olha a imagem ai.

[yt]_lVdJGE45Dc[/yt][/quote:a58f7d90ba]

Espetáculo o vídeo. Qual o kit que vc usou? Abri um tópico com algumas dúvidas em relação a qualidade da imagem. Se puder ajudar agradeço.
Renato Boró... RC e Parapente
Avatar do usuário
Nasser Neif
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Sáb Abr 17, 2010 1:18 pm
Localização: Paranavaí - PR
Contato:

Mensagem por Nasser Neif »

esse kit é o 1500mw 900mhz da HK, usei poucas vezes e vendi, hj uso lawmate 1.2g 1000mw com patch, é uma maravilha.
|MINI FUNTANA X|CESSNA NIGHT FLIGHT|ZAGI NIGHT|ZAGI SPEED 4440KV|MINI RALLY EXTREME|FUTABA 7C 2.4|PHOENIX RC 4.0|SEM HELIS NO MOMENTO|
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1043
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Eu tenho um trainer 40 modificado pra elétrico.
De primeiro botei a câmera em cima do capô, logo atrás da hélice. Apesar desta ser visível em voo, não atrapalhava em nada.
Mas como ficava difícil de enxergar a pista na hora do pouso, preferi instalar a câmera embaixo do avião, praticamente no meio da fuselagem, um pouco à frente apenas do trem de pouso principal.
Instalei a câmera uns 30 graus inclinada para baixo (alinhando a parte de cima da imagem com a barriga com a parte de baixo da fuselagem) e ficou excelente! Tenho uma ótima visão para frente e para baixo.
A hélice praticamente não aparece, o único problema é a bequilha, que fica bem no meio da imagem, mas também não chega a atrapalhar.
Ah, ainda instalei a câmera em um servo, que vira junto com o leme do avião, ficou muito bom.
Nada mais prático do que uma boa teoria.
Edsrrrr
membro
Mensagens: 102
Registrado em: Sáb Abr 26, 2008 10:37 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Onde colocar câmera FPV em avião com hélice na frente

Mensagem por Edsrrrr »

Mas qual é a sua dificuldade com motores atrás, estou curioso porque acho esses modelos melhores infinitamente do que os de motor na frente.
[quote:8caeef5113="borokite"]Pessoal, to quase desistindo da ideia do FPV nestes aviões com a hélice atrás. É possível colocar em algum local em que a hélice não vá atrapalhar caso ela esteja na frente? Qual o modelo de avião e uma forma em que filme bem?[/quote:8caeef5113]
Pardal que acompanha morcego dorme de cabeça pra baixo.
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Re: Onde colocar câmera FPV em avião com hélice na frente

Mensagem por borokite »

[quote:f6a3e4aa5f="Edsrrrr"]Mas qual é a sua dificuldade com motores atrás, estou curioso porque acho esses modelos melhores infinitamente do que os de motor na frente.
[quote:f6a3e4aa5f="borokite"]Pessoal, to quase desistindo da ideia do FPV nestes aviões com a hélice atrás. É possível colocar em algum local em que a hélice não vá atrapalhar caso ela esteja na frente? Qual o modelo de avião e uma forma em que filme bem?[/quote:f6a3e4aa5f][/quote:f6a3e4aa5f]

Para motores com maior rotação e que usam hélices pequenas creio ser uma boa solução usar atrás, para motores com mais força e menos rotação para hélices grandes, como é o meu caso, 11x47 e 12x38, não consegui um bom desempenho, fora que ele tem que ficar bem alto para não pegar na fuselagem.... também acho que jogando na frente fica mais fácil acertar o CG, mas posso estar enganado....
Renato Boró... RC e Parapente
Responder