Rádio Turnigy 9X - Novo tópico

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Julio Santão
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 8:42 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Julio Santão »

[quote:0b7f3458e3="JoaoBatistaJr"]Pessoal meu Gravador AVR da HK chegou hoje, pelejei pra ligar com Windows XP. Fiz de tudo. No "propriedades de USBasp, diz Este dispositivo está funcionando corretamente." Mas na hora que mando grava, como no manual e em vários posts daqui e do RC, ele dá a seguinte mensagem: "AVRDUDE did not finish correctly".

O Win simplismente não tá reconhecendo o gravador, com o Th9x plugado nele ou desplugado dá a mesma mensagem de erro.

- Gravador AVR da HobbyKing
http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=21321


Tá osso, pensei que era mais fácil, será que só roda no vista e no 7??[/quote:0b7f3458e3]



olá, experimente abrir o EEPE, clique em configurar (simbolo da roda dentada azul,ao lado da bolinha com raio no meio), no campo "mcu" selecione "m64" e depois em clique "OK", veja se mudou alguma coisa..
Avatar do usuário
eduardo almeida
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Ter Nov 24, 2009 11:07 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por eduardo almeida »

Já fiz o pedido do modulo e juntei um material aki de como fazer a alteração no Er9x, só esperando chegar para ver no que vai dar, agradecimentos ao Alexcmag pela valiosa ajuda em tudo, obrigado.
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

[quote:8b834a04a5="alexcmag"][quote:8b834a04a5="eduardo almeida"][quote:8b834a04a5="serginho_la"]Obrigado pela resposta DI, com certeza ajudou muito.[/quote:8b834a04a5]
Usar lipo 2s? Mas a voltagem fica pouca nao pra opera-lo?[/quote:8b834a04a5]

O microcontrolador trabalha a 5V, o LCD trabalha a 3,3V, o processador do módulo trabalha a 3,3V e o CI de RF do módulo trabalha a 2,5V.

Aí vem a pergunta... Alimentar com 9V ou até 12V pra que ??? Só para jogar uns 7V a 10V fora e esquentar.

Só não estou alimentando o meu com LiFe 2S por preguiça de trocar os reguladores por low-drop.[/quote:8b834a04a5]

Opa, esta sanou uma dúvida minha... pensei que o processador trabalhava com 3,3v...
Então o 3,3v é só para o LCD...

Só estranhei, pois a maioria dos displays que já trabalhei, são de 5v...

Estes tempos, dei uma mão para um colega, no HomeCockpit dele, que tinha dois displays na paralela do PC... e o esquema não usava nenhum regulador extra.

Valeu!!!

:D :wink:
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:bc7682d60f="edfarina"][quote:bc7682d60f="alexcmag"][quote:bc7682d60f="eduardo almeida"][quote:bc7682d60f="serginho_la"]Obrigado pela resposta DI, com certeza ajudou muito.[/quote:bc7682d60f]
Usar lipo 2s? Mas a voltagem fica pouca nao pra opera-lo?[/quote:bc7682d60f]

O microcontrolador trabalha a 5V, o LCD trabalha a 3,3V, o processador do módulo trabalha a 3,3V e o CI de RF do módulo trabalha a 2,5V.

Aí vem a pergunta... Alimentar com 9V ou até 12V pra que ??? Só para jogar uns 7V a 10V fora e esquentar.

Só não estou alimentando o meu com LiFe 2S por preguiça de trocar os reguladores por low-drop.[/quote:bc7682d60f]

Opa, esta sanou uma dúvida minha... pensei que o processador trabalhava com 3,3v...
Então o 3,3v é só para o LCD...

Só estranhei, pois a maioria dos displays que já trabalhei, são de 5v...

Estes tempos, dei uma mão para um colega, no HomeCockpit dele, que tinha dois displays na paralela do PC... e o esquema não usava nenhum regulador extra.

Valeu!!!

:D :wink:[/quote:bc7682d60f]

A maioria dos displays trabalha com 5V mesmo, mas alguns trabalham com 3V a 3,3V para poder usar bateria de lítio 1S (celulares e outros dispositivos portáteis).

Por outro lado o ATMEGA64 funciona só com 4,5V~5,5V, então não poderia ficar tudo a 3,3V.

O ATMEGA64A que tem vindo nas placas trabalha com 3V, até que isto deu uma idéia interessante, vou ver o que precisa para converter o conjunto todo para 3,3V, aí daria para usar LiFe 2S com muita folga, ou talvez LiPo 1S eliminando todos os reguladores de 5V da brincadeira (incluindo do módulo).
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

[quote:28168d4922="alexcmag"]
A maioria dos displays trabalha com 5V mesmo, mas alguns trabalham com 3V a 3,3V para poder usar bateria de lítio 1S (celulares e outros dispositivos portáteis).

Por outro lado o ATMEGA64 funciona só com 4,5V~5,5V, então não poderia ficar tudo a 3,3V.

O ATMEGA64A que tem vindo nas placas trabalha com 3V, até que isto deu uma idéia interessante, vou ver o que precisa para converter o conjunto todo para 3,3V, aí daria para usar LiFe 2S com muita folga, ou talvez LiPo 1S eliminando todos os reguladores de 5V da brincadeira (incluindo do módulo).[/quote:28168d4922]
O monstro (AlexCMag) já estava criado... eu só alimentei, com mais uma pergunta... hehehehehe

Grande idéia... imagina só... menor consumo e a possibilidade de colocar uma 1S de maior capacidade... :D :P

Só tem que conferir qual [u:28168d4922]a tensão do estágio de saída[/u:28168d4922], do módulo... (deve ser 5v), para não perder potência e alcance... :wink: :D
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:d4e75c4d01="edfarina"][quote:d4e75c4d01="alexcmag"]
A maioria dos displays trabalha com 5V mesmo, mas alguns trabalham com 3V a 3,3V para poder usar bateria de lítio 1S (celulares e outros dispositivos portáteis).

Por outro lado o ATMEGA64 funciona só com 4,5V~5,5V, então não poderia ficar tudo a 3,3V.

O ATMEGA64A que tem vindo nas placas trabalha com 3V, até que isto deu uma idéia interessante, vou ver o que precisa para converter o conjunto todo para 3,3V, aí daria para usar LiFe 2S com muita folga, ou talvez LiPo 1S eliminando todos os reguladores de 5V da brincadeira (incluindo do módulo).[/quote:d4e75c4d01]
O monstro (AlexCMag) já estava criado... eu só alimentei, com mais uma pergunta... hehehehehe

Grande idéia... imagina só... menor consumo e a possibilidade de colocar uma 1S de maior capacidade... :D :P

Só tem que conferir qual [u:d4e75c4d01]a tensão do estágio de saída[/u:d4e75c4d01], do módulo... (deve ser 5v), para não perder potência e alcance... :wink: :D[/quote:d4e75c4d01]

O módulo original recebe a tensão da bateria e já converte para 5V (através de um regulador 78M05 que vez por outra queima quando se liga bateria invertida). A saída dele é aplicada a um regulador de 3,3V que alimenta a CPU. Se funciona com 3,3V provavelmente é uma versão de baixa tensão que começa com 2,5V, mas isto é objeto de teste.

O problema é que o FrSky funciona a partir de 6V, então está frustrada minha idéia de alimentar com 1S... Apesar de que o FrSky também alimenta o CI de RF com tensão bem baixa e usa regulador chaveado. Bom... acho que vou testar. Na pior das hipóteses posso trocar meu regulador por um UBEC e alimentar com 2S de LiFe.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

Alex, só pra tirar uma dúvida...
Os BECs, tipo UBEC, possuem um elevador de tensão... e/ou são chaveados?

Pois já ví UBEC para mais de 6S... e se não forem chaveados, a queda de tensão num regulador série, seria um baita desperdício de energia na forma de calor...

Suponho, mas ainda não li, a respeito...
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Os UBECs para 6S ou mais são sempre chaveados, por outro lado também tem elevadores de tensão que geram 5V estáveis a partir de uma LiPo 1S mas é outro equipamento.
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Sobre a altura, ele mede 600m pois é em relação ao nivel do mar como 0 logo altitude vai ser H - H0
Avatar do usuário
AEFF
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 3:06 am
Localização: Campinas SP

Mensagem por AEFF »

Ok, mais isso é ajustável, consigo configurar H -H0 no radio para zerar a leitura?......
Responder