Rádio Turnigy 9X - Novo tópico

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
JoaoBatistaJr
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Qui Ago 18, 2011 11:15 pm
Localização: Contagem, MG

Mensagem por JoaoBatistaJr »

[quote:861989908f="AEFF"][quote:861989908f]Alguem teve coragem de comprar a nova placa do th9x.
Eu tava sonhando acordado aqui. Com essa placa fazer um tx todo customizado. Tipo um Multiplex melhorado. com modulo Frsky. Tela de lsd no alto do tx. com telemetria e fpv.

Alguem já bolou algo assim. Bem completo.[/quote:861989908f]

João também estou viajando nessa possibilidade, tem aqueles Tx multiplex antigões enormes, que muitos gringos ainda utilizam, acho muito louco.........estava pensando em comprar mais um turnigy para fazer isso, mais utilizando Joystick de Pc, com uma alavanca auxiliar para o acelerador, muitos já fizeram isso, principalmente a galera do FPV, ainda só não sei como projetar uma base legal para acomodar tudo, porém com certeza vou comprar mais um turnigy..........[/quote:861989908f]

Eu também cogitei em usar o Joystick (Ligar os potenciômetros no tx) mas depois de pesquisar muito e usar um de um amigo desisti. O resultado é muito ruim. E todos comentam isso. A alavanca é muito grande, e o avião fica lento. É mil vezes melhor voar no Rádio mesmo. Se for fazer mesmo, não estrague o Tx. Cuide pra que seja reversível.
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

[quote:816c003950="leandro.ifpb"]pessoal resolvi trazer essa pergunta para este tópico devido ao outro apresentar o bug...

Alguém poderia passar o esquema de ligação do BC547 para ativar/desativar o Backlight HK no Turnigy com ER9X ??

Já verifiquei vários conteúdos na net, inclusive o video tutorial abaixo, contudo o esquema foi para um transistor de pinagem diferente (BS170)
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VVvOLneNinQ[/quote:816c003950]

Leandro, o BS 170 é um MOSFET, e o BC547 é um transistor bipolar comum.
O BackLight até vai funcionar, mas não com todo o brilho que ficaria com o FET...
Você pode pegar um MOSFET (canal N) bom, de um ESC pifado e utilizar.

O ideal é que isto seja feito por, ou com assistência de, alguém que conheça um pouco mais eletrônica...
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
Avatar do usuário
jcoli
membro
Mensagens: 133
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 2:12 pm
Localização: Curitiba, PR - 49
Contato:

Mensagem por jcoli »

[quote:c24a01efdb="leandro.ifpb"]pessoal resolvi trazer essa pergunta para este tópico devido ao outro apresentar o bug...

Alguém poderia passar o esquema de ligação do BC547 para ativar/desativar o Backlight HK no Turnigy com ER9X ??

Já verifiquei vários conteúdos na net, inclusive o video tutorial abaixo, contudo o esquema foi para um transistor de pinagem diferente (BS170)
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VVvOLneNinQ[/quote:c24a01efdb]

Leandro, eu fiz com o BC547, deixa eu procurar aqui e te passo o esquema.

Qualquer coisa eu abro o rádio depois e faço o esquema.

Abraços
Jeferson
Penso, logo existo.
Avatar do usuário
leandro.ifpb
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
Localização: Guanambi-BA

Mensagem por leandro.ifpb »

Resolvi meu problema com o Backlight...

retirei um transistor de um ESC HK 25A que pifou aqui. Um transistor minusculo (SMD) com a numeração E23. Consultei o datasheet dele e fiz a ligacao como mostra a figura abaixo.
Na figura original mostra a utilização do transistor BS170, mas como eu não encontrei, substitui ele por um E23 encontrado na sucata de um ESC.
Datasheet do transistor http://www.rohm.com/products/databook/tr/pdf/dtc143ze.pdf

[img:8490ab2768]http://lh4.googleusercontent.com/-20791E6Li-s/UAm6QvnIfeI/AAAAAAAABck/pn6-vR1-bk8/s800/Backlight%2520ER9X%2520tutorial.jpg[/img:8490ab2768]
Avatar do usuário
matheusbolivar
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Ter Jan 17, 2012 9:57 am
Localização: Ribeirão Preto

Mensagem por matheusbolivar »

Olá tenho este rádio há pouco tempo e ainda estou pegando o jeito, ontem fui configurar uma asa Zagi, liguei o servo de uma asa no canal 1 o outro no canal 2, então habilitei a opção elevon e verifiquei os comandos atuando corretamente.

Até aí tudo muito bem, mas quando fui voar percebi que apesar do trim do aileron funcionar normalmente, mas não podia usar o trim do profundor pois este sumiu! Então eu consigo corrigir a tendência da asa virar mas não consigo corrigir a tendência de subir ou descer pois o trim não se mexe, não faz beep, nem aparece o cursor do trim na tela principal como os outros.

O que será que estou fazendo de errado?
Obrigado!
Avatar do usuário
tchello silveira
membro
Mensagens: 784
Registrado em: Qui Dez 13, 2007 2:15 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por tchello silveira »

[quote:7618dcaf23="matheusbolivar"]Olá tenho este rádio há pouco tempo e ainda estou pegando o jeito, ontem fui configurar uma asa Zagi, liguei o servo de uma asa no canal 1 o outro no canal 2, então habilitei a opção elevon e verifiquei os comandos atuando corretamente.

Até aí tudo muito bem, mas quando fui voar percebi que apesar do trim do aileron funcionar normalmente, mas não podia usar o trim do profundor pois este sumiu! Então eu consigo corrigir a tendência da asa virar mas não consigo corrigir a tendência de subir ou descer pois o trim não se mexe, não faz beep, nem aparece o cursor do trim na tela principal como os outros.

O que será que estou fazendo de errado?
Obrigado![/quote:7618dcaf23]
.
Pega a template "ELEVON" e cola como modelo, renomeia para zagi e behappy !
Agora se vc não esta com o radio atualizado ai vc esta no topico errado.
()S
Avatar do usuário
weber
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 1:56 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por weber »

[quote:f5ec6f8927="matheusbolivar"]Olá tenho este rádio há pouco tempo e ainda estou pegando o jeito, ontem fui configurar uma asa Zagi, liguei o servo de uma asa no canal 1 o outro no canal 2, então habilitei a opção elevon e verifiquei os comandos atuando corretamente.

Até aí tudo muito bem, mas quando fui voar percebi que apesar do trim do aileron funcionar normalmente, mas não podia usar o trim do profundor pois este sumiu! Então eu consigo corrigir a tendência da asa virar mas não consigo corrigir a tendência de subir ou descer pois o trim não se mexe, não faz beep, nem aparece o cursor do trim na tela principal como os outros.

O que será que estou fazendo de errado?
Obrigado![/quote:f5ec6f8927]

Na tela principal, no canto não aparece no display o desenho do trim?
Crie uma nova memória apenas para ver se aparece o desenho desenho do trim no canto direito.
Se não aparecer e vc estiver com o firmware original deve ser problemas do firmware.
Espero ter ajudado
Avatar do usuário
matheusbolivar
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Ter Jan 17, 2012 9:57 am
Localização: Ribeirão Preto

Mensagem por matheusbolivar »

Eu estou com a firmware original mesmo, por enquanto não pretendo mudar porque parece que envolve alguma habilidade com eletrônica que eu não tenho.

Na tela principal aparecia uma barrinha com um tracinho preto no meio e uma setinha/cursor para cada controle de trim, no meu caso estava tudo lá menos menos a setinha/cursor do profundor, e o trim não funcionava como fui descobrir no meio do vôo.

Não sei como eu consegui fazer ela sumir mas fiz o que vc falou criei uma memória nova e fiz tudo de novo e o problema não apareceu mais parece que agora está tudo normal obrigado pela ajuda eu havia fuçado em tudo mas não tinha tentado isso.
Avatar do usuário
weber
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 1:56 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por weber »

Tenho uma bateria dessas
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16529__Turnigy_2650mAh_3S_1C_LLF_Tx_Pack_Futaba_JR_.html
para o meu rádio turnigy, posso carregar ela toda, com 12,4v mais ou menos e ligar assim no rádio, ou tem perigo de queimar o rádio?
Lembrando que a bateira é de 1C apenas.
gustavomves
membro
Mensagens: 367
Registrado em: Sáb Mar 12, 2011 8:06 pm
Localização: Vitória-ES

Mensagem por gustavomves »

Pessoal infelizmente a chave do THR HOLD do meu T9X quebrou acionada. Não consigo mais utilizar a chave e também não consigo mais ligar o radio pois fica dando o aviso de switch erro.
Perguntas:
1 - Consigo chave semelhante a essa ou algum outro substituto que dê para usar??

2- caso não haja substituto tem como eu desabilitar esse canal e ligar o radio??
Responder