Terminator HLG - Vídeos: Lançamento de Mão => Voo Termal.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
henzell
membro
Mensagens: 223
Registrado em: Sáb Jul 26, 2008 6:07 pm
Localização: Serra - ES

Mensagem por henzell »

Dicas anotadas! Só não encontrei a referência do angulo para o diedro... qual seria?
Estou com uma máquina de corte a laser, se quiser posso cortar o kit da asa. Em breve farei o projeto aí posto aqui pra pedir opinião de vocês.
Abraço!
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

O Zéfiro é muito pesado para peg....mas no high start ele sobe zunindo, assim como um legítimo MT.

Posso dar 3 pitacos para uma asa termal de 1,5m? Isso pela minha mísera experiência com MT, que tem 1,5 m e em torno de 250 ~ 320gr RTF.

1°- divida a asa em 3 partes de 50cm, uma central e 2 que farão o poliedro;
2°- uso, normalmente, em cada diedro, 10cm de altura na ponta da asa;
3°- pode ser 100% balsa, mas use longarinas de caixeta e chapeado no BA.

Alexandre, seu modelo ficou muito bom e leve!!!! Animal!!!!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:cc222a7aaf="henzell"]Dicas anotadas! Só não encontrei a referência do angulo para o diedro... qual seria?
Estou com uma máquina de corte a laser, se quiser posso cortar o kit da asa. Em breve farei o projeto aí posto aqui pra pedir opinião de vocês.
Abraço![/quote:cc222a7aaf]


Henzell,

Teria que adicionar 3/4 de polegadas em relação ao diedro original, isso daria 126mm.

Nos vídeos, estou voando com 110mm de diedro (padrão do projeto), e senti falta de um tequinho a mais de diedro.

Explico o porque:

Observe em 0:30 do vídeo abaixo, eu lanço, detecto a bolha e entro no rotor da térmica. Quando eu começo a forçar o giro para derivar junto a corrente, minha asa afunda. Quando isso acontece, é uma voo perdido, porque até recuperar a direção, muita energia foi perdida. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=UZ5Dl_Ynk9c#!

Isso está acontecendo dezenas de vezes, conseguir fazer uma boa leitura do ar, e não conseguir derivar como deveria. Claro que esta dificuldade só acontece, quando o vento está forte. Quando o vento está fraco, os 110mm fica excelente!

Segue abaixo a citação do Mark Drela (Retirado do Rc Groups)

[code:1:cc222a7aaf]- Mark Drela


May 13, 2002, 06:15 AM


My friend who had build his Terminator with the 4 inch dihedral then changed it to 43/4 inches said there was a marked improvement in stability and thermalling ability.
Mine was built from the start with the 43/4 inch dihedral and it flies very well[/code:1:cc222a7aaf]

Poxa, véio!

Parabéns pela Laser CNC, e boa sorte nas empreitadas aeromodelsiticas.

Claro que vou querer um kit de asa sim, vamos combinar o quanto antes de ver isso! :lol:

Abraço.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:707e7fda1c="-NiHoN-"]O Zéfiro é muito pesado para peg....mas no high start ele sobe zunindo, assim como um legítimo MT.

Posso dar 3 pitacos para uma asa termal de 1,5m? Isso pela minha mísera experiência com MT, que tem 1,5 m e em torno de 250 ~ 320gr RTF.

1°- divida a asa em 3 partes de 50cm, uma central e 2 que farão o poliedro;
2°- uso, normalmente, em cada diedro, 10cm de altura na ponta da asa;
3°- pode ser 100% balsa, mas use longarinas de caixeta e chapeado no BA.

Alexandre, seu modelo ficou muito bom e leve!!!! Animal!!!![/quote:707e7fda1c]

Nihon,

Obrigado pela contribuição, não manjo nada de balsa, e isso com certeza vem para somar.

Qual a espessura de balsa, que você recomenda para as nervuras?

No terminator, o esquema de asa é igual, somente o painel central é 53cm, porque existe uma perda de envergadura devido ao poliedro.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Olha só...algumas colocações, mas cuidado, pode ser ilusão minha :)

1°- stol de ponta de asa em curva fechada pode ser amenizado com um wash out, a qual sempre uso nos meus MT, isso permite uma curva mais fechada com menos poliedro;
2°- aumentar muito o poliedro diminui taxa de planeio, por isso uso 100mm, mas sei que os profissionais levam 3 asas para competição: vento (mais diedro); muito termal (menos diedro); e um meio termo.

Nervuras eu faço com 1/16 mesmo, mas haja nervura...ehehehhe....fica bem leve e resistente; chapeado em 1/16 também; BA e BF com balsa dura.

Mas tem gente na Argentina que compete com asa de isopor cortada no fio quente chapeada com balsa leve de 1mm ou 1/32"....fica demais também e bem leve...e a construção é mais rápida.

Cara...domingo passado fui para Salto, mandei o Zéfiro no high start e fiz um vôo de 15 minutos...to viciando em térmica :)...mais....

Abraços
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Nihon,

Na verdade você falou uma grande verdade, o ideal seria levar pelo menos duas asas para campo. Com maior diedro para girar apertado com vento, e outra com menor diedro para girar solto sem vento.

Só não gostei da sugestão do freio... Digo, wash out... O negócio é pilotar com o controle na mão, sangue nos olhos e a faca nos dentes. :twisted:

O Zéfiro ficou fantástico, em nenhum momento tive dúvida, que não ficaria bom, por isso ficava falando do pino do peg. hehehe

Já vou cotar valor da chapa de balsa 1/32 em uma loja local, assim que negociar com o henzell o corte da asa, irei laminar esta asa em isopor. Valeu pela dica!

Abraço.
Avatar do usuário
cebolinha
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jul 08, 2011 4:40 pm
Localização: São paulo SP-Zona Sul

Mensagem por cebolinha »

Alexandre



Alguma considerações sobre rodar térmica que meu pai me dava:
Ele tinha um jeito diferente de rodar térmica. Ele não rodava, ele fazia um S, dependendo da forma que você rodar a térmica e fechar muito a curva, você não sobe tanto quanto fazendo um S.
Quando você faz a curva muito fechada, dependendo do planador, ele "stola" de ponta de asa. Dependendo da termal também, rodando térmica, com duas voltas muito abertas, você cai fora dela.
Isso foi aprendizado que ele me passou pois participou de vários campeonatos e ganhou uma grande maioria, inclusive um sul-americano com um Bird of Time.

Tenta em alguma oportunidade fazer um S, e vê se você sobe mais com ele...

Abraços
Cebolinha
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:43114b3dae="cebolinha"]Alexandre



Alguma considerações sobre rodar térmica que meu pai me dava:
Ele tinha um jeito diferente de rodar térmica. Ele não rodava, ele fazia um S, dependendo da forma que você rodar a térmica e fechar muito a curva, você não sobe tanto quanto fazendo um S.
Quando você faz a curva muito fechada, dependendo do planador, ele "stola" de ponta de asa. Dependendo da termal também, rodando térmica, com duas voltas muito abertas, você cai fora dela.
Isso foi aprendizado que ele me passou pois participou de vários campeonatos e ganhou uma grande maioria, inclusive um sul-americano com um Bird of Time.

Tenta em alguma oportunidade fazer um S, e vê se você sobe mais com ele...

Abraços
Cebolinha[/quote:43114b3dae]

Olá Cebolinha, admiro e respeito muito, tudo já li sobre o finado Cebola. A frase "Aileron em planador térmico, é maquina de fazer arrasto." é uma verdade científica!

Também perdi meu pai há alguns anos, e sinto falta do velho contando histórias sobre o tempo de interlagos, como que se entra e sai de uma curva em autódromo, do arrependimento de ter vendido sua Ducati Elite 200cc. As histórias são as mesmas, só iria mudar o tema. hehehe

Voltando a questão do S, e que não é da curva em interlagos... Depende muitos fatores: Velocidade do Vento x Massa (Penetração) x Gradiente Vertical.

Vou colocar alguns exemplos com registros termais que fiz, para tentar ilustrar melhor meu ponto de vista.

Quando o dia está quente, poucas formações de nuvens, e vento na casa dos 10~15km/h, existe repetição termal intensa.

A maneira mais eficiente é realmente ficar em S, porque é extremamente difícil girar uma termal nessa situação. Girando o planador, irá voltar para trás!

Girar uma termal com ventos de 15km/h, afasta o contato visual em mais de 4 metros por segundo, em 1 minuto de voo, o planador estaria a mais de 250 metros de distância para trás. :shock: Dificilmente iria conseguir trazer de volta, ou seja: O crime não compensa. rss

Em S da para cortar o vento, e a todo momento ficar na transversal da térmica, sempre voando para frente, com gradiente vertical positivo as térmicas são abundantes ou com boa repetição.

[b:43114b3dae]Um voo que fiz, onde a situação obrigou a utilizar esta técnica.[/b:43114b3dae]
[yt]nPaAkHzZIeM[/yt]


Quando girar uma termal?

Sempre que conseguir!

O principio do voo termal é semelhante ao dynamic soaring, você cria um rotor, quanto mais rápido for este rotor, mais vezes irá passar na transversal da térmica.

Voo termal em HLG, é diferente dos outros estilos .... Bolhas termais existem todos os dias e a todo o instante, então a única maneira de aproveitar ao máximo esta energia, é girando o mais rápido que conseguir sem afundar. Isso tem haver com força centrípeta e inércia

Vou colocar um outro exemplo, de como aproveitar as bolhas no rotor.

Hoje deixei o planador no carro, terminei o expediente e as 17:20 fui testar o novo momento de CG no terminator.

Qual era minha estratégia? Lançar, detectar a bolha, e girar derivando o mais rápido que conseguisse.

Resultado: Vários voos de 10 metros, na casa dos 50 segundos. :lol:

Segue o vídeo abaixo:
[yt]8QBeMGnIA50[/yt]


Voo termal é algo muito pessoal, então todo ponto de vista é subjetivo, estes são apenas meus pensamentos, sobre o que aprendi em um ano e meio ficando de baixo do sol. rss


Abraço.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
henzell
membro
Mensagens: 223
Registrado em: Sáb Jul 26, 2008 6:07 pm
Localização: Serra - ES

Mensagem por henzell »

Pessoal estou fazendo a asa por enquanto conforme o projeto original, para depois fazer com algumas variações.
A única experiência que tive com asa de balsa foi a 15 anos atras com um Chico. Estou meio perdido com o bordo de ataque e de fuga, o que sugerem?
Coloquei o desenho a disposição no meu site.
http://www.cut4.com.br/downloads
Abraço!
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

^ Henzell,

Coloquei abaixo o esquema de asa do buble dancer, poderia utilizar dessa maneira. Só lembrando que a longarina central, seria da forma tradicional.

Wing plan (Acrobat PDF file) http://www.charlesriverrc.org/articles/bubbledancer/PDFs/wing_plan_V2b.pdf

Wing drawing (DXF drawing) http://www.charlesriverrc.org/articles/bubbledancer/DXFs/big_wing_plan.dxf

Layout para corte das nervuras que poderia ser utilizado. Iria precisar substituir o perfil, modificar o recorte da longarina e adequar a parte do chapeado do B.A para 1/16, seguindo a dica de chapeado do Nihon.

http://www.charlesriverrc.org/articles/allegrolite2m/ribs_midtip.pdf
Responder