Super Skybolt .60 Great Planes -Montagem passo a passo- Voou

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
William de Lima
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Dez 04, 2012 10:02 am
Localização: Herculandia - SP

Mensagem por William de Lima »

[quote:9cc4baff89="Kemp"]Comecei a montagem pelo conjunto moto propulsor.
Achei melhor começar por essa parte devido ao fato de a fuselagem estar sem o conjunto de cauda. Assim ficaria mais fácil para trabalhar. Realmente ficou, pois precisei apoiar fuselagem no chão para fazer alguns ajustes.

Medi as distâncias entre a parede de fogo e a saída da carenagem para poder cortar os tarugos que usei para fazer os suportes do motor.
A medida que estava no manual deu quase 1cm de diferença. O motor ía ficar muito para frente.
Infelizmente a câmera deu pau e eu perdi as fotos dos tarugos cortados.
Para fazer os furos usei broca para madeira e depois fui alargando com a própria brca.
Deixei o furo de cima mais justo e os outros três mais folgados a fim de ter como ajustar a posição após passar a cola epoxi.

Com os tarugos parafusados no suporte do motor passei a cola e com o motor encaixado na fuselagem coloquei a carenagem presa com fita e o spinner para fazer o ajuste fino da distância do spinner antes da secagem total:
[img:9cc4baff89]http://img543.imageshack.us/img543/3323/dsc00214jh.jpg[/img:9cc4baff89]

[img:9cc4baff89]http://img801.imageshack.us/img801/3035/dsc00213d.jpg[/img:9cc4baff89]


Acertando a posição do motor.
[img:9cc4baff89]http://img21.imageshack.us/img21/3138/dsc00209ku.jpg[/img:9cc4baff89]

[img:9cc4baff89]http://img855.imageshack.us/img855/6108/dsc00211sn.jpg[/img:9cc4baff89]

Agora é só esperar secar.
[img:9cc4baff89]http://img7.imageshack.us/img7/2879/dsc00210pj.jpg[/img:9cc4baff89][/quote:9cc4baff89]


Ola como vai, estou com o mesmo problema, será que estes tarugos suportam o peso de uma motor gasolina? jc evo 23, qual a madeira que usou, alterou muito o peso na frente do aero?
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:cca5160fd3="William de Lima"]...
será que estes tarugos suportam o peso de uma motor gasolina?
...
[/quote:cca5160fd3]

Eu particularmente não colocaria tarugos de madeira para segurar um motor a gasolina devido sua vibração excessiva. Esta técnica é muito boa para motores elétricos, com hélices bem balanceadas, onde a vibração é mínima.

O correto seria utilizar "tarugos" usinados em alumínio, como são os originais dos motores à gasolina.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
William de Lima
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Dez 04, 2012 10:02 am
Localização: Herculandia - SP

Mensagem por William de Lima »

[quote:8377f8a713="Yensid"][quote:8377f8a713="William de Lima"]...
será que estes tarugos suportam o peso de uma motor gasolina?
...
[/quote:8377f8a713]

Eu particularmente não colocaria tarugos de madeira para segurar um motor a gasolina devido sua vibração excessiva. Esta técnica é muito boa para motores elétricos, com hélices bem balanceadas, onde a vibração é mínima.

O correto seria utilizar "tarugos" usinados em alumínio, como são os originais dos motores à gasolina.
Disney[/quote:8377f8a713]

Muito obrigado pela resposta, tambem estou partindo para este lado, realmente a vibração é complicada, agora preciso tirar as medidas, ver se a parede de fogo esta bem resistente e ver se consigo alguem para fazer este serviço para min.

abraços e parabens pela montagem, ficou lindo e profissional.
Gustavo Valle
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Out 22, 2012 12:31 pm

Mensagem por Gustavo Valle »

Kemp,

Já estou quase finalizando o meu... Só falta a cereja do bolo... o spinner e a hélice...
Me tira uma dúvida?
O adaptador do spinner que vem originalmente com o kit parafusou no eixo do seu motor ou teve que comprar outro que servisse?
Porque o meu a rosca não bate, ou pelo menos parece que não, pq ele fica duro e não parafusa de jeito nenhum...
A hélice 16x8 que escolheu como layout definitivo é de que marca, vc lembra? teve que furar o centro para caber no eixo do motor?
Agradeço desde já...
Assim que tiver fotos do meu pronto coloco aqui no fórum...
Coloquei um montante e fiz um reforço na parede de foto que vc vai gostar de ver!
Abraços
Super Skybolt GP 1,20 4T - Super Skybolt GP Elétrico - Focke Wulf Fw190 .70 4T - Tucano 46 2T - Planador Discus 2,65m
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:3ef0053a4c="Gustavo Valle"]Kemp,

Já estou quase finalizando o meu... Só falta a cereja do bolo... o spinner e a hélice...
Me tira uma dúvida?
O adaptador do spinner que vem originalmente com o kit parafusou no eixo do seu motor ou teve que comprar outro que servisse?
Porque o meu a rosca não bate, ou pelo menos parece que não, pq ele fica duro e não parafusa de jeito nenhum...
A hélice 16x8 que escolheu como layout definitivo é de que marca, vc lembra? teve que furar o centro para caber no eixo do motor?
Agradeço desde já...
Assim que tiver fotos do meu pronto coloco aqui no fórum...
Coloquei um montante e fiz um reforço na parede de foto que vc vai gostar de ver!
Abraços[/quote:3ef0053a4c]

Coloque uma foto.

222.jpg
222.jpg (18.71 KiB) Exibido 7858 vezes

223.jpg
223.jpg (11.95 KiB) Exibido 7858 vezes

224.jpg
224.jpg (11.85 KiB) Exibido 7858 vezes

225.jpg
225.jpg (12.42 KiB) Exibido 7858 vezes

226.jpg
226.jpg (15.35 KiB) Exibido 7858 vezes

227.jpg
227.jpg (36.25 KiB) Exibido 7858 vezes
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 12:21 pm, em um total de 1 vez.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Gustavo Valle
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Out 22, 2012 12:31 pm

Mensagem por Gustavo Valle »

Kemp,

Aí estão...

Me dê sua opinião, será que terei algum problema? Mas acho que está bem estruturado.

E quanto ao adapatador do spinner? Você lembra se teve que fazer alguma coisa no seu para usá-lo no eixo original do motor? O meu continua não querendo entrar... Já até insiste, pedi, implorei, chorei... mas ele não quer... kkkkk

Colocarei mais fotos dele quando ele estiver montado. Estou preparando a tampa do buraco da bateria com dobradiça e com um monitor de voltagem das células da bateria embutido nele. Vai ficar legal. Assim que estiver Ok coloco foto também.

Abração
Anexos
Um grande amigo me presenteou com esse montante. É próprio para motores elétricos de grande porte. Feito em duralumínio é híper leve. Tem regulagens de distância do motor à parede de fogo, ficou ótimo.
Um grande amigo me presenteou com esse montante. É próprio para motores elétricos de grande porte. Feito em duralumínio é híper leve. Tem regulagens de distância do motor à parede de fogo, ficou ótimo.
fotolateral.JPG (36.01 KiB) Exibido 10876 vezes
fotolateral2.JPG
fotolateral2.JPG (36.85 KiB) Exibido 10876 vezes
fotobaixo.JPG
fotobaixo.JPG (29.44 KiB) Exibido 10876 vezes
Fiz dois reforços em duralumínio, um sanduíche, um por tras da parede de fogo e um ante do montante. Parafusei tudo com porca auto travante e líquido trava rosca. Ficou bem firme. Não quero ter problemas com vibração.
Fiz dois reforços em duralumínio, um sanduíche, um por tras da parede de fogo e um ante do montante. Parafusei tudo com porca auto travante e líquido trava rosca. Ficou bem firme. Não quero ter problemas com vibração.
fotointerno.JPG (31.53 KiB) Exibido 10876 vezes
Detalhe para o piloto, é o ET da universal Studios.
Detalhe para o piloto, é o ET da universal Studios.
fotopiloto.JPG (32.15 KiB) Exibido 10876 vezes
Super Skybolt GP 1,20 4T - Super Skybolt GP Elétrico - Focke Wulf Fw190 .70 4T - Tucano 46 2T - Planador Discus 2,65m
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Muito bom.
Quanto ao spinner eu não lembro de ter tido problemas para usá-lo. Entrou normalmente no eixo do motor.

228.jpg
228.jpg (35.04 KiB) Exibido 7858 vezes

229.jpg
229.jpg (35.91 KiB) Exibido 7858 vezes

230.jpg
230.jpg (36.34 KiB) Exibido 7858 vezes

231.jpg
231.jpg (37.27 KiB) Exibido 7858 vezes
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 12:22 pm, em um total de 1 vez.
Gustavo Valle
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Out 22, 2012 12:31 pm

Mensagem por Gustavo Valle »

Mais algumas...
Anexos
Essa tirei quando estava testando o montante no aeromodelo, procurando o centro para fazer as furações.
Essa tirei quando estava testando o montante no aeromodelo, procurando o centro para fazer as furações.
foto.JPG (34.09 KiB) Exibido 10868 vezes
Essa é ele quase pronto, só está faltando colocar a asa de cima e fazer a lincagem entre os ailerons... Sábado será a inauguração...
Essa é ele quase pronto, só está faltando colocar a asa de cima e fazer a lincagem entre os ailerons... Sábado será a inauguração...
fotoquase.JPG (36.02 KiB) Exibido 10868 vezes
Super Skybolt GP 1,20 4T - Super Skybolt GP Elétrico - Focke Wulf Fw190 .70 4T - Tucano 46 2T - Planador Discus 2,65m
Gustavo Valle
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Seg Out 22, 2012 12:31 pm

Mensagem por Gustavo Valle »

Agora esse é o meu xodó...

Trata-se do mesmo Super Skybolt da great planes só que na versão Kit. Está entelado com as cores originais, inclusive com o quadriculado branco e dourado embaixo das asas... isso mesmo, branco e dourado, cor original do kit da great planes.

Foi um super achado! Esse aero foi montado em Curitiba a mais ou menos 10 anos atrás... Mas nunca foi voado... recentemente o antigo dono colocou um motor O.S 1,20 4T com bomba zero km, servos digitais JR Hi-Torque e nem sequer chegou a dar a partida no motor. Ficou tudo impecavelmente guardado.

Por algum momento de loucura do antigo dono ele anunciou no mercadolivre. Quando vi fiquei louco. Adquiri ele em Novembro do ano passado, pouco depois de ter adquirido o aero ARF. A oportunidade apareceu e eu sabia que outro desse eu não iria encontrar nunca mais.

Realizei o primeiro vôo dele em meados de Dezembro. De lá para cá realizei apenas mais 3 vôos. Todos com uma satisfação imensa, orgulho e brilho no olho... Rapidamente esse modelo se tornou o queridão do clube, mesmo diante dos grandões a gasolina...
Todos os aeromodelistas mais antigos e saudosistas ficaram loucos quando o viram... hehehe

Esse avião, o barulho do motor, o modo pesado e firme como vem para pouso... É uma experiência maravilhosa pilotá-lo. Um aero único.

O ARF sem sombra de dúvidas é lindo e perfeito, mas quando colocado lado a lado com ooutro a situação fica complicada. Ele se torna uma réplica do original.... É até estranho... hehehe

Mas estou muito contente... agora o elétrico vai matar minha vontade de voar skybolt enquanto o outro será apenas para "lamber"... voar de vez em quando apenas para tirar onda...

Está convidado para conhecer o aero, curtir o vôo dele e matar a saudades do seu!

Abração
Anexos
fotoglow.JPG
fotoglow.JPG (29.9 KiB) Exibido 10866 vezes
fotoglow2.JPG
fotoglow2.JPG (30.45 KiB) Exibido 10866 vezes
Super Skybolt GP 1,20 4T - Super Skybolt GP Elétrico - Focke Wulf Fw190 .70 4T - Tucano 46 2T - Planador Discus 2,65m
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Re: Super Skybolt .60 Great Planes -Montagem passo a passo- Voou

Mensagem por Kemp »

Salve pessoal do e-voo.

Mais um tópico com imagens recuperadas.
O passo a passo eu consegui deixar na sequência correta.
As imagens do voo ficaram em mensagens fora de ordem, pois tive que colocá-as nas minhas próprias mensagens editando-as.
Qualquer dúvida sobre o kit podem perguntar.

Até mais.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Responder