Alguem sabe programar servo em pic?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
biel
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Dom Abr 19, 2009 9:15 pm

Alguem sabe programar servo em pic?

Mensagem por biel »

alguem do e-voo sabe programar um servo em pic ?
tenho uma placa de 16f877a (cuscopic)
eu programo ele em pic basic ...


ai para o meu projeto preciso que um botao mova um servo para a esquerda e o outro botao gire-o para a direita ...
programaçao em c
alguem sabe programar ?
valeo galera
É Nois Que Voa Bruxão (:
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

aposto que o Marco Antonio sabe...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:f9b8bdaf1c="rafakrav"]aposto que o Marco Antonio sabe...[/quote:f9b8bdaf1c]

Eu não.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Alguem sabe programar servo em pic?

Mensagem por alexcmag »

[quote:8ef887cc01="biel"]alguem do e-voo sabe programar um servo em pic ?
tenho uma placa de 16f877a (cuscopic)
eu programo ele em pic basic ...


ai para o meu projeto preciso que um botao mova um servo para a esquerda e o outro botao gire-o para a direita ...
programaçao em c
alguem sabe programar ?
valeo galera[/quote:8ef887cc01]

O código abaixo deve mover o servo de um lado para outro, faça a leitura do botão mudar o valor de "i" em vez do laço for que deve resolver.
[code]
@ DEVICE MCLR_OFF,WDT_OFF,PROTECT_OFF
DEFINE OSC 8
servo var PORTC.5
i var byte

loop:

for i = 200 to 400
low servo
pulsout servo,i
pause 18
next i

goto loop
[code]
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
biel
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Dom Abr 19, 2009 9:15 pm

Mensagem por biel »

valeo vo tentar aki ... obrigadão

se mais alguem souber .. posta ai
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Entendi... você não gostou da minha resposta só porque deixei alguma coisa pra você pensar...
Avatar do usuário
biel
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Dom Abr 19, 2009 9:15 pm

Mensagem por biel »

Que isso, gostei sim kkkk .. é que quanto mais melhor

eu tenho que montar um braço robotico e o pic só tem duas saidas pwm .. ai preciso de seis saidas .. kkk voce sabe fazer alguma coisa alexcmaq ? tava pensando em usar um decolder , mais nao sei se vai adiantar mto .. qndo um servo tiver funcionando e travado os outros vao estar livres e ficaram destravados .. assim fazendo com que o braço caia ..

voce saberia fazer um servo mover por potenciometro ?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

PWM? Você não precisa de PWM por hardware para controlar um servo, não é algo que precise de modulação a 100khz com 16 bits de precisão. São pulsos de 1ms a 2ms a cada 20ms (50Hz), se tiver precisão de 1us já está melhor do que o necessário.

Se fizer um servo por vez sequencialmente (que não precisa de muita otimização de programa) dá para fazer 9 tranquilamente usando o código acima replicado várias vezes, uma para cada saída.

Sim, eu sei mover um servo por potenciômetro, ou vários servos com um ou mais potenciômetros. Ou vários servos em sequencia fazendo um robozinho andar, ou se tiver servos e paciência suficientes posso até fazer um monte de servos tocar tico-tico-no-fubá em um piano, ou até mesmo no cavaquinho, usando código parecido com o que te passei exemplo, mas prefiro programar em C.

Faça o programa do exemplo funcionar no seu hardware, entenda-o, e depois dê passos maiores.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Essa do tico tico eu gostei...

Mas só pode se for em fá maior.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Julio Santão
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 8:42 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Julio Santão »

Pessoal, desculpa desenterrar o tópico, mas eu precisava de uma rotina para PIC16F84A para comandar dois servos, com um único botão de duas posições, de maneira que uma posição da chave os servos fiquem em determinada posição (o mecanismo tem uma limitação e o servos precisam obedecer o limite, e, ao mover a posição da chave para outro lado o s servos voltem para a posição inicial (também com angulo determinado na rotina, também queria saber se há alguma linha de comando para atrasar o acionamento de um dos servos, em 1 segundo por exemplo, tentei estudar Assembly e C, abracei a causa de um projeto do meu primo, falei que era fácil programar PIC, mas está difícil de aprender !! :shock:
Responder