CNC - ajuste Kerf

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

.

Qual o motivo da nova edição???, olha marcos eu lí e não teria feito o comentário, até o momento que escrevi, não tinha nado sobre a divisão dos blocos, que é um procedimento que se usa desde o início das cortadoras por fio quente, há mais de
10 anos, deve ser como teu comentário sobre a tradução do jedicut, que esta traduzido pelo arpia a alguns anos, já editou ou esta como tua autoria?


teste

[], motta
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Mensagem por marcos soares »

[quote:b02a3faa35="motta"].

Qual o motivo da nova edição???, olha marcos eu lí e não teria feito o comentário, até o momento que escrevi, não tinha nado sobre a divisão dos blocos, que é um procedimento que se usa desde o início das cortadoras por fio quente, há mais de
10 anos, deve ser como teu comentário sobre a tradução do jedicut, que esta traduzido pelo arpia a alguns anos, já editou ou esta como tua autoria?

[], motta[/quote:b02a3faa35]

como eu ira copiar seu comentario se o meu foi postado e editado entes que o seu?
eu nao sou moderador do e-voo para ter controle sobre ora postada das mensagens...
sobre a traduçao do jedicut, ela e livre, o edson traduziu o basico do jedicut, eu traduzi digamos todo e nunca tirei o credito do edson... o arquivo e livre mesmo para ser traduzido por quem queira...
inclusive o jedicut tera a pagina em portugues brasileiro http://www.aeropassion.net/index-br.php
marcos soares
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Ontem fiz mais alguns cortes numa espuma muito mais uniforme (e densa!) que o P1 de papelaria e observei o seguinte.

Com a velocidade e calor padrão o fio toca a espuma, o corte é fino mas embarriga demais e acaba com a precisão.

Dobrei a tensão elétrica e reduzi a velocidade até o fio parar de tocar a espuma, o kerf aumento muito mas o corte melhorou. Contudo ví marcas ao longo da corda em algum ponto sugerindo mudanças de temperatura pelo fio. O fio fica vermelho quando dentro da espuma

Em seguida aumentei a tensão mais 10% e a velocidade também, o kerf se manteve quase o mesmo e o corte ficou impecável mas inviável com cordas que variam muito e/ou tem detalhes pequenos como inclusões pelo enorme kerf na parte mais lenta

Após o corte observei que o fio fica incandescente em pulsos e que esta posição varia assim a hipótese da temperatura do fio variar ao longo do comprimento mesmo fora da espuma é verdadeira. Alguém tem idéia do que está acontecendo?

Infelizmente não posso aumentar muito a tensão mecânica do fio pela sua espessura e características do tungstênio. O fio rompeu após 5 corte nestas condições.

Estou tentando entender se o kerf desta forma é "privilégio" meu ou se é assim mesmo que cortes com CNC funcionam. Os cortes com niquel cromo grosso e manuais sobre gabaritos de fórmica cortados em CNC tinham menos kerf que esse e com certeza algum contado mecânico entre espuma e fio mas ficavam melhores, em especial com cordas pequenas e diferentes entre os lados.

Li um pouco e ví que algumas pessoas recomendam o RENE wire. O que é isso? Acham que um fio mais grosso ajudaria?
aspaixao
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Sex Nov 06, 2009 11:54 pm
Localização: Seropedicca / RJ

Mensagem por aspaixao »

Olá Alexandre (Xara), sou super novo com cortes em CNC e tenho aprendido bastante. O que tenho feito nos meus cortes é calcular o Kerf e acrescentar essa perda no desenho do corte (como o Sr. Motta disse em um posto acima), estou usando o tungstenio de 0.2 com temperatura de +/- 12V. Estou cortando a 2.6mm/s e está indo melhor do que eu imaginava.

Ainda tenho algumas dificuldades, mas aos pouquinhos vamos chegando lá.

Observei nessas minhas tentativas e erros, que não vale muito tentar aumentar a velocidade, vale mais diminuir a velocidade e "brigar" com a temperatura, isso ajudar a manter a temperatura em um valor padrão.

Espero não ter falado muita besteira, mas é isso que tenho feito. :D

Abraços
Alexandre Paixão
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Achei o defeito, era falta d tensão mecânica no fio. Coloquei o máximo que pude (quase 2kg) no fio de 0.1mm. Pode reduzir bem a temperatura e estou cortando com 2.6mm.

Os erros ficaram muuuito pequenas e agora posso cortar com a precisão que eu queria. O kerf com o fo incluso ficou em 0.6mm (0.3mm para cima e 0.3mm para baixo).
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:5ec76ad0a9="Alexandre Cruz"]

Dobrei a tensão elétrica e reduzi a velocidade até o fio parar de tocar a espuma, o kerf aumento muito mas o corte melhorou. Contudo ví marcas ao longo da corda em algum ponto sugerindo mudanças de temperatura pelo fio. O fio fica vermelho quando dentro da espuma

Após o corte observei que o fio fica incandescente em pulsos e que esta posição varia assim a hipótese da temperatura do fio variar ao longo do comprimento mesmo fora da espuma é verdadeira. Alguém tem idéia do que está acontecendo?
[/quote:5ec76ad0a9]

Alexandre,

você está usando corrente alternada ou retificada (ponte + capacitores) no fio?
corrente alternada gera uma suave ondulação no fio.
A temperatura do fio dentro do isopor é sempre maior que fora, já que o isopor é isolante térmico. isto é fácil de perceber no corte final: o kerf é ligeiramente menor na lateral do isopor.
Outra coisa que influencia é a qualidade do isopor: tem isopores porcaria que têm variações na densidade, o que faz com que partes sejam mais densas, gerando corte por contato em vez de irradiação. ferra o corte todo. às vezes o problema não está no isopor todo, mas na lateral dele, cortada a fio quente, que fica com uma camada mais dura de isopor. cortar uma lâmina da lateral com estilete, ou lixar, já ajuda.
Cortar com o fio incandescente é ruim. Se você precisa de mais calor, arrume um fio mais grosso, com resistência menor, que vai ter mais potência disponível.

Abs

Eric
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Oi Eric, uso um Variac logo corrente alternada.
Responder