Como corrigir problema de tendencia com flybarless ?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
ricardohpb
membro
Mensagens: 772
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:33 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Contato:

Como corrigir problema de tendencia com flybarless ?

Mensagem por ricardohpb »

Tenho um 450Pro com flybarless que caiu e no conserto como não tinha um Main Shaft original instalei o do 450 sport que é um pouco menor. Não sei se foi por isso mas quando vou decolar ele esta com uma forte tendencia para esquerda, que se compensado ele decola e voa normal, minha dúvida é se corrijo no tx ou no flybarless ?
Avatar do usuário
PablitOMT
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Seg Jul 25, 2011 10:30 pm
Localização: Campo Novo do Parecis, MT

Mensagem por PablitOMT »

Acho que depende da unidade FBL que vc usa.

O 3gx recomendam que seja refeito todo o setup caso precise aplicar subtrim em algum canal. Eu tenho uma unidade da Turnigy (Clone do MBX V1) e nela existe uma parte da configuração onde vc pode "trimar" o heli para ajustar tendencias, sem precisar refazer o setup.

Abraços!
Avatar do usuário
ARM_Coder
membro
Mensagens: 984
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 12:01 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por ARM_Coder »

Na verdade, em todas as unidades FBL se recomenda fazer novo setup quando se mexe na mecânica; e NUNCA corrigir tendências pelo trim do rádio.
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
willenberg
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Abr 28, 2011 2:50 pm

Mensagem por willenberg »

Amigo, diz pra galera qual é a sua unidade fbl...
Avatar do usuário
ricardohpb
membro
Mensagens: 772
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:33 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Contato:

Mensagem por ricardohpb »

Desculpe a todos a minha unidade é a 3GX da Align.
Avatar do usuário
PablitOMT
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Seg Jul 25, 2011 10:30 pm
Localização: Campo Novo do Parecis, MT

Mensagem por PablitOMT »

Ahhhhh, é esse negocio escroto que acontece com o maldito 3gx. Eu tbm tenho esse mesmo problema com o meu 3gx, não é problema de ajuste acredito.

Meu heli já quebrou um jogo de pás por causa disso. Estava testando e mesmo com o x de treino ele puxou tanto para o lado que quebrou o x e bateu no chão.

Depois desisti dele no Dominator e instalei no T-Rex 250 que comprei. Mesma coisa! Mas aprendi um macete que me ajudou a decolar sem sofrer muito com esse problema. Levo o heli até o local da decolagem e somente lá ligo ele. Outra dica é não ficar enrolando com o heli no chão, vai dando motor e verifica se a bailarina pendeu para a esquerda (só pelo som das pás vc já percebe que tem algo diferente antes de decolar). Comigo eu já conseguia decolar sem problemas mas durante o voo o heli começava a ficar com tendência para a esquerda. Se vc usa a versão 4.0, muita gente recomenda vc voltar ele para a versão 3.1. Eu particularmente ainda não testei esse downgrade pois estou usando outras unidades nos meus helis.

Boa sorte amigo e se conseguir resolver o problema nos avise.

Abraços!
Avatar do usuário
ricardohpb
membro
Mensagens: 772
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:33 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Contato:

Mensagem por ricardohpb »

[quote:9a6184cbe6="PablitOMT"]Ahhhhh, é esse negocio escroto que acontece com o maldito 3gx. Eu tbm tenho esse mesmo problema com o meu 3gx, não é problema de ajuste acredito.

Meu heli já quebrou um jogo de pás por causa disso. Estava testando e mesmo com o x de treino ele puxou tanto para o lado que quebrou o x e bateu no chão.

Depois desisti dele no Dominator e instalei no T-Rex 250 que comprei. Mesma coisa! Mas aprendi um macete que me ajudou a decolar sem sofrer muito com esse problema. Levo o heli até o local da decolagem e somente lá ligo ele. Outra dica é não ficar enrolando com o heli no chão, vai dando motor e verifica se a bailarina pendeu para a esquerda (só pelo som das pás vc já percebe que tem algo diferente antes de decolar). Comigo eu já conseguia decolar sem problemas mas durante o voo o heli começava a ficar com tendência para a esquerda. Se vc usa a versão 4.0, muita gente recomenda vc voltar ele para a versão 3.1. Eu particularmente ainda não testei esse downgrade pois estou usando outras unidades nos meus helis.

Boa sorte amigo e se conseguir resolver o problema nos avise.

Abraços![/quote:9a6184cbe6]

Negativo, não concordo, o heli estava voando 100% sem nenhum problema, isso só ocorreu depois que quebrei e mudei os seguintes componentes:

- Pás
- Eixo principal (como já falei instalei o do 450 sport que é um pouco mais curto)
Avatar do usuário
PablitOMT
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Seg Jul 25, 2011 10:30 pm
Localização: Campo Novo do Parecis, MT

Mensagem por PablitOMT »

Bom, relatei o meu caso.

Se o seu não é igual, sorte sua. Refaça o setup da unidade e alinhe sua bailarina novamente em modo DIR, se resolver, maravilha!

Se não resolver e não encontrar o problema, experimente substituir a unidade fbl. Caso a substituição da unidade resolva seu problema, seja bem vindo ao grupo de "premiados" pelo 3gx.

Abraços!
Avatar do usuário
christiannsk
membro
Mensagens: 196
Registrado em: Seg Set 30, 2013 1:10 pm
Localização: Joaçaba SC

Mensagem por christiannsk »

Ricardo, o unico jeito de voce resolver é realizando testes, ou seja, refaça toda a configuração do heli com o main shaft curto do Sport e verifique os dumpers, feathering shaft e os links. Se mesmo refazendo a config. apresentar esse problema, então sugiro que compre o main shaft original, pois a diferença de tamanho pode estar afetando o rotor principal.

Sobre o main shaft, ele é curto quantos mm? Pois o main shaft a venda do t-rex PRO é o mesmo do T-rex Sport V2 (eu tenho esse) Isso sendo Flybar. O tamanho é diferente quando se usa o rotor DFC, que é menor. Os modelos Flybarless não sei.
Responder