Como escolher uma hélice???

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Moiado
membro
Mensagens: 287
Registrado em: Dom Mai 29, 2011 1:08 pm
Localização: Ibiá, MG

Mensagem por Moiado »

[quote:bc6d122ed5="Camacho"]tá no site que o marco indicou:Q. So how does this alphabetic pitch designation work?

A. It’s as easy as A-B-C! The “baseline” prop that most people will start with in a particular diameter series is denoted as a “B” pitch (simply remember – “B” is for Baseline). So, if you have a typical 100c powered 33-35% aerobatic airplane, you will start with a “27B” prop.

27b sizing02
It will most likely give you the tremendous vertical performance, great acceleration, and low noise that it was designed to deliver. But all engines, airplanes, and even weather conditions are not alike. So, there may be a better choice for your particular situation. If you have an aircraft that is heavier, has more drag, or is larger than a typical 33-35% aerobatic model or has less horsepower (either due to less displacement, higher field elevation, or higher air temperature), you may need to go down to a “27A”, which has less load. Conversely, if your airplane is lighter, has less drag, or is smaller than a typical 33-35% aerobatic model or has more horsepower (due to more displacement, lower field elevation, or lower air temperature), you may can use a higher loaded “27C” to properly absorb the power and keep the propeller quiet. Remember, the prop, engine, and airframe directly interact and affect each other so you need to think about that when choosing your prop. See the prop selection page for a summary of this methodology.

basicamente no mesmo diametro A menos passo que B menos passo que C.
sendo B o que eles chamam de BASELINE ou linha de base então se seu motor usa como base uma hélice 22X8 a 22B será 22X8 a 22A seria 22X6 e a 22C seria 22X10(valores chutados pra um motor hipotético qualquer).
acho que agora ficou bem mastigadinho....[/quote:bc6d122ed5]
Realmente, Camacho. Bem mastigado, mesmo. Obrigado a você e ao Marco pela atenção.
Agora a nomenclatura da HK é diferente, pois as hélices que mencionei (20x8 - A, C, D e E) todas têm o mesmo passo e diâmetro. Então a explicação para elas deve ser diferente...
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

olha... em se tratando dos ching é complicado, pois eles fazem uma mistureca total...
mas, ao que eu pude notar assim bem de relance, a difereças, pelo menos visuais entre a A , C e D são as pontas e o centro das hélices, e o tipo de madeira que elas foram feitas.
que poderia te falar mais a respeito é o julio césar da JC que com certeza entende de hélice pacas....
ABRAÇO
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
rodolfoauditore
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Jun 29, 2014 3:48 pm
Localização: Vera Cruz SP

Mensagem por rodolfoauditore »

eu sempre confiro nas especificações do fabricante do motor, se a helice não for do tamanho que o fabricante recomenda, eu não coloco, não vejo pelo modelo!
Moiado
membro
Mensagens: 287
Registrado em: Dom Mai 29, 2011 1:08 pm
Localização: Ibiá, MG

Mensagem por Moiado »

[quote:afa7918452="rodolfoauditore"]eu sempre confiro nas especificações do fabricante do motor, se a helice não for do tamanho que o fabricante recomenda, eu não coloco, não vejo pelo modelo![/quote:afa7918452]
Só que, então, você não entendeu nada do que estamos discutindo. Se o fabricante do seu motor diz para você usar uma hélice 20x8 e você encontra um determinado fabricante de hélices que te disponibiliza as hélices 20x8 tipo A, 20x8 tipo B, 20x8 tipo C, 20x8 tipo D, 20x8 tipo E... Qual você usaria???
Responder