Hora de abrir a caixa de sobras e ver o que temos para trabalhar. Uma característica dos kits da Flying Circus é sobrar muito material; sobra mais material do que tenho na caixa, porque descarto peças menores e irregulares, e algumas sobras mais compridas eu guardo no armário.
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Esse Tractor vem sem aquele acabamento no nariz, comum nos "V2" (45, 120). Reza a lenda que o Tractor 60/90 V2 já está pronto e só falta o Fabrício organizar o manual para disponibilizar no site, mas, por enquanto, a Flying Circus está vendendo a Versão 1. Acabei descobrindo que fazer aquela peça à mão é bem difícil, por ser simétrica e com cortes circulares.
Poderia ter usado algum software de desenho digital, tenho estudado um pouco o Blender com as dicas do TechHobby lá no YouTube, mas às vezes o esquadro e o compasso são mais práticos e resolvem bem.
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Me empolguei e resolvi fechar todo o "cowl" do avião. Uma peça com uma tomada de ar e um cowl flap, que será removível através e parafusos, bem como a tampa superior padrão do kit. Montando gasolina ou glow (é uma possibilidade a ser considerada), precisarei furar minha querida peça, mas faz parte.
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O nariz ainda precisa de bastante trabalho com massa e lixa, mas a estrutura está pronta.
Terminado o nariz, parti para a "estrutura" do painel.
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Não fiquei satisfeito com o resultado. Seria melhor se acompanhasse o ângulo da caverna, ou se ultrapassasse a mesma. Vou estudar formas de melhorar.
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Me disseram que o melhor a se fazer em um gasolina é colocar o receptor o mais longe possível da ignição. E uma ideia que o Castanho (Deco Custom) deu, foi colocar baterias e chaves atrás da cabine. Também dá para jogar o receptor lá. O acesso fica muito mais fácil, tudo fica distante do motor e sua ignição, e não ficam chaves aparentes na fuselagem.
A primeira parte foi construir uma tampa de acesso, usando a sobra de material da própria região.
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Agora falta instalar aquela "tranca" (como que esqueci o nome dessa peça?) para abrir e fechar. Vou copiar a ideia do castanho e usar uma antena como puxador.
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Feita a tampa de acesso, vamos para a base onde os componentes serão fixados.
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Por baixo passará fiação de servos, chaves etc, além da linkagem pull-pull da bequilha. Eventualmente precisarei ter acesso à essa região.
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A parte de baixo ficou extremamente poluída. Não vai aparecer muito, mas vou dar uma maquiada com uma chapa de balsa à frente, e uma demão de tinta PVA preta.
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Já a parte superior ficou bem limpa, com o vinil vai ficar ótima. A ideia é fixar com parafusos e blind nuts. A área de inserção dos blind nuts foi reforçada, não quero meu plate de chaves e baterias soltando durante o voo.
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![](https://ik.imagekit.io/ttes5zjqwyx/1_NY8DGiLkk.jpg)
Vou aproveitar o domingo de chuva em Brasília para trabalhar nos passadores de fiação e de linkagem da bequilha. Falando em bequilha, a ideia é construir o trem de pouso, incluindo a própria bequilha e as polainas. Ainda tô estudando se construo em composite ou em alumínio com polainas em madeira, ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens.