Procura-se soluções para micro aeromodelos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Esse risco eu não corro, Marco... Definitivamente.... hahahahaha....
O Sulyake me lembrou que uma vez, quando era garoto, encontrei a venda no litoral uma revista com diversos modelos de aviões de papel tipo 'destaque e monte', todos bons planadores... Acho que poucas vezes me diverti tanto, pois estava na praia fora de temporada, com um tempo de corno e com a cidade deserta... ahahahah...
Usei os modelinhos até que a água e o sal amoleceram o papel-cartão de que eram feitos... Acho que é por isso que hoje eu coleciono card-models baixados da internet...
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

E quem nunca teve acidentes em bancadas? Fagulhadas estroboscópicas e explosões de dar inveja nos pirotécnicos...

Um dos meus piores mais recentes foi com um fio de +-0,5mm e um pilha AAA da Sony (1,2v 900mah)... tipow eu tava com um motor de vibracall bem pequeno e possante segurando diretamente os fios na pilha... passado 3 segundos o bagulho superaqueceu e eu vi uma fumaça cinza e densa sair do meu dedo... quando eu vi... o fio tava tão quente que entrou no meu dedo derrentendo CARNE e pele XD... (bem que tava um cheiro de bacon queimado...) tirei o fios... reparei um furo de 2mmx1mm com cerca de 3mm de profundidade na ponta do dedo, parcialmente cauteriazado... XD

Foi uns 3 meses até fexar tudu...

Ah mas, é normal isso! No fundo no fundo todos gostam de ver uma faísca azulada acompanhada de um [PÁ!]... XD
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

O legal é quando você inverte a polaridade de capacitores eletroliticos... Hoje em dia eles estouram e te enchem de uma "poeira" de poliester... mas não saem do lugar...
Antigamente a capa de aluminio saía que nem um tiro... era muito mais divertido... hahahaah
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

XD

Omg! Num sabia que dava pra estoura-los!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

por sobre-tensão e por polaridade invertida... mas tome cuidado.... hehehe...
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Já que você entende do assunto jah vou aproveitar e tirar uma duvida contigo.

No controle fica o carregador do avião também, nele vai 3 pilhas que teoricamente deviam ser de 1,5v (alcalinas), mas estou usando 3 pilhas de Ni-MH 1,2v 2500mah da Sony, ou seja, ao invez de estar com 4,5v estou com 3,6v...

Por acaso um potencial mais baixo impede a carga total do capacitor?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Essa pergunta está meio sem sentido... Só teria algum sentido se o capacitor em questão fosse usado como base de uma constante de tempo ...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Claudio, se for mesmo um supercapacitor que está no avião dele a tensão baixa do carregador(em relação a tensão com pilhas alcalinas) irá mesmo deixar o cap com menor carga.
Faz um teste ué.. coloca as pilhas alcalinas.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:cead4ea16d="claudiorfernandes"]O legal é quando você inverte a polaridade de capacitores eletroliticos... Hoje em dia eles estouram e te enchem de uma "poeira" de poliester... mas não saem do lugar...
Antigamente a capa de aluminio saía que nem um tiro... era muito mais divertido... hahahaah[/quote:cead4ea16d]

dai então... havia um cara no laboratório que roncava na hora que tirava um coxilo no almoço.. isso era na Sisco computadores, o cara era um nojo, barbudo com a cara cheia de catchup e mostarda e deixava uma sujeira só! Eu fiz o seguinte: Uma caixinha ligada na tomada que vc acionava um botão e 3minutos depois ela BIIIIIIIIP, BIIIIIIIIP, BIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIP e uma chavinha escrito [b:cead4ea16d]DESLIGAR[/b:cead4ea16d] :twisted: que na realidade colocava um capacitor de 5000uf por 50V na rede eletrica :P

Nunca mais ele dormiu lá :mrgreen:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Adorei.......... Você é meu "ídalo"...
Na Ford, eu trabalhava à noite e na auditoria de motores, uma salinha separada da linha de montgem, e mais silenciosa. DEpois da janta um monte de neguinho vinha dormir lá.. E às vezes acabava o horario e os caras não saíam...
Comecei a "inflar" os macacões dos caras com ar comprimido a 180 Lb/pol²... hehehe
Responder