Essa fonte server para cordador de isopor

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
charlesbl
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Dom Abr 13, 2008 1:18 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por charlesbl »

Estou montando o meu cortador, hoje mais tarde terá as fotos e todos os dados tecnicos da fonte de alimentaçãousada, bem como o fio.
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1898
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

Consigam um transformador das impressoras rima antigas que são bivolt e possuem tres saidas, 20, 60 e 70 volts. Como são divididos em 3 fios cada voltagem, isto representa que unindo cada um da ponta(qualquer fio da ponta dos tres) com o do meio, transforma a voltagem na metade, ou seja. 10,20 e 35 volts. Coloque um dimmer com as seguintes características: 110V - 300W e 220V - 600W. Com certeza qualquer outro com estas especificações, ou até superiores, funcionará corretamente. Este DIMMER também tem a função liga-desliga dispensando a conexão de um interruptor antes dele; portanto numa das suas extremidades conecte a tomada e na outra o capacitor.
Entre o DIMMER e o transformador solda-se um capacitor utilizando-se como suporte um bloquinho de madeira. Tanto faz o lado do capacitor mas as "pernas" nunca poderão encostar-se sendo necessário o isolamento com fita isolante ou fio retrátil.
Este capacitor tem a seguinte referência: µ1 / K / 630 (B32693/R2)

Fios: vermelho+preto+vermelho = 20 volts
azul+branco+azul=60 volts
verde+marron+verde=70 volts

então

vermelho com preto=10 volts
azul+branco=30 volts
verde+marron=35 volts.
O dimer deverá efetuar a regulagem da caloria em todos os esquemas.
Tá certo tio claudio?....hehehehehehe
Anexos
Elebra fios de saida.jpg
Elebra fios de saida.jpg (35.06 KiB) Exibido 10284 vezes
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

Acho que fonte de PC é mais fácil e resolve boa parte dos problemas.
A minha eu não alterei, e funciona perfeitamente usando tanto o 5v quanto o 12v para corte. Só que no 12v preciso usar 1,2m de fio para não estourar.
Avatar do usuário
Passarola
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Dom Jan 11, 2009 10:00 pm
Localização: Portugal

Mensagem por Passarola »

Obrigado pela adenda à minha mensagem.

De certeza que a sua experiência é bem maior. Eu apenas modifiquei 1 fonte com um TL494.
Como correu tão bem, com as modificações para variar a tensão de saída (para usar arcos com vários tamanhos e cortar espumas de diversas densidades), fiquei com a ideia que seria sempre assim tão fácil e resolvi divulgar o sucesso!
Pelos vistos não é! Fico à espera de ter azar e testar a sua solução :)
Já agora: usei a resistência 2K2 em série com o pot para quando o pot fica a 0 ohm o divisor não ficar "à solta e disparar a fonte". Parece-me que é essencial mas não testei. O alexmag fala em tensões de saída de 50V :shock: Talvez seja por isso.

Fiz a transformação porque tenho a ideia que os longos tempos de carga do carregador "simples" da E-Sky se devem a ele carregar um elemento de cada vez se a tensão se ficar pelos 12V. Será?

Um reparo. No tutorial para modificação da fonte, no último capítulo - como modificar fonte ATX - é referido que se deve ligar um fio azul à massa (preto). Sempre o fiz e vi referido que deve ser feito com o verde e não o azul. Não sei qual o efeito se se ligar o azul!
Avatar do usuário
Passarola
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Dom Jan 11, 2009 10:00 pm
Localização: Portugal

Mensagem por Passarola »

Desculpem a insistência, mas em relação ao que ontem referi sobre a troca de cor dos fios no último parágrafo do tutorial sobre como modificar uma fonte de PC:

[quote:99015e81c5]Fontes ATX

As fontes ATX tem um [b:99015e81c5]fio azul para ligação[/b:99015e81c5], e não tem o botão de liga desliga.

Para utilizar uma fonte destas o [b:99015e81c5]Fio azul deve estar conectado no GND(fio preto)[/b:99015e81c5].

Pode se deixá-lo conetado diretamente (quando ligar a tomada a fonte liga), ou indiretamente por uma chave push-buttom pequena(a chave controla a fonte).

Está fonte tambem forneçe tensões de 3,3V, que não são muito utilizadas no aeromodelismo. [/quote:99015e81c5]

Fui verificar, e o padrão é o fio azul, no pino 12, ter -12V.
No mínimo a fonte não arranca ou desliga.
O fio correcto é o [b:99015e81c5]verde[/b:99015e81c5] no pino 14.
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

Pessoal, ainda não intendi o porque que modificar a fonte.
Eu uso a minha perfeitamente sem modificações...
Alguém pode me explicar a vantagem?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Em qual dos tutoriais está citado o fio azul, Passarola ? Se for no que eu traduzi eu vou morrer de vergonha de ter deixado passar uma dessas... heheheeh.....
Avatar do usuário
Passarola
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Dom Jan 11, 2009 10:00 pm
Localização: Portugal

Mensagem por Passarola »

Olá claudiorfernandes

Todo o trabalho e apoio que já deu neste forum, não vão deixar que "morra de vergonha".
Nem que todos os participantes o tenham que desenterrar e reanimar!
Afinal, quem ia depois responder todos os dias às dúvidas que sempre aparecem?
E o que iria acontecer aos sapos pensadores? :)

Mas... o tutorial parece ser o seu. [url]http://www.e-voo.com/tutoriais/fonte/[/url]

Mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho e dedicação.
"Quem nunca errou, que atire a primeira pedra!"
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Ja escrevi isso várias vezes e vou repetir.

DIMMER SÃO FEITOS PARA CONTROLAR CARGAS RESISTIVAS.

Um transformador é uma carga indutiva, assim o dimmer fica bobão e não estabiliza.
Um jeito de enganar o dimmer é colocar uma carga resistiva (lâmpada de 50 a 100W ) em paralelo com o transformador.Ai consegue-se um controle fino de potência no fio de corte.
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

DEpois de escrever a mensagem fui conferir, Passarola. Eu traduzi (com autorização prévia do "dono") o primeiro tutorial que era em espanhol.
O segundo tutorial não é obra minha... hheheeheh...
Vou dormir mais aliviado...
Responder