Construindo um Moto Planador

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Lucas Oliveira
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Mar 24, 2009 11:05 pm
Localização: Goiania - GO

Construindo um Moto Planador

Mensagem por Lucas Oliveira »

Recentemente tive um acidente com meu aero que caiu em um rio e queimou o ESC, já comprei outro mas só deve chegar na próxima semana (quem mandou morar no fim do mundo) e por isso estou aproveitando as noites para fazer aviões que acabarei quebrando. :lol: :lol: :lol:


Brincando no FMS fiquei apaixonado pelos planadores, por isso decidir construir um, mas como os locais onde poderia voar com ele ficam longe da minha cidade e quero um aero para voar no meu aeroclube particular (sitio de um amigo a 5km da cidade) vou colocar um motor 2822 nele.

Com minha experiência com aviões me ensinou que não adianta seguir uma planta que a coisa nunca voar, por isso estou construindo sem planta.

Fiquei em dúvida quanto ao perfil, lendo achei muita citação do MH 42, imagino que ele seja o Clark Y dos planadores e como ele é bem simples resolvi usar ele.

Bom a asa está cortada é lixada, está com 158 cm dividido em 2 partes de 49 com 21cm de corda e as outras 2 partes de 30 cm com 21 cm de corda de um lado e 16 cm de outro. (todas com o MH 42).

Ah a asa foi feita com isopor P0 :roll: :roll: :roll: eu sei que ele é muito mole, mas só tenho ele. Para reforçar vou usar palitos de churrasco de 30 cm colados com epoxi em toda asa como longarina e vou fazer reforço nos diedro com fibra de vidro.

Agora estou decidindo sobre a fuselagem (comprimento, formato.....), eu tenho um vara de pescar de fibra de vidro quebrada na ponta que cairia como uma luva, mas deixei ela na ilha . :evil: :evil: será que uma de bambu serve?

Alguém puder me ajudar quanto a fuselagem e o poliedro?
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

olha isso... pode ajudar em alguma coisa... :roll:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=41101&highlight=bosch
freq. 72830
ch 52
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Lucas, minha contribuição:

Sobre fazer seus próprios projetos - Seguir plantas geralmente significa caminho mais curto especialmente quando voce não é um engenheiro aeronautico ou pelo menos não tentou e quebrou a cara muitas vezes e muita vezes, nesse ramo é assim.
Depois de muito tentar fazer meus projetos, hoje prefiro construir utilizando (pelo menos como base, isso quer dizer seguindo os momentos e áreas) as plantas já testadas e aprovadas.
Não quero desanima-lo a criar, só alerto que nem sempre é o caminho mais curto para o fim o que se deseja. além disso, em se tratando de planadores ou competições a coisa fica ainda mais complicada.

O ClarkY é SIM o clarkY dos planadores... heheh o MH42 é somente utilizado em planadores onde se deseja mais penetração pois tem CL bem menor que o "Y". isso equivale dizer, quer começar? use clarkY.

Longarina/Reforço - Para que a sua asa dure mais e que não te deixe na mão, use as fibras de vidro utilizadas em pipas, pesquise aqui no fórum tem bastante info a respeito. não é a toa que todo mundo usa esse sistema!

Diedro - pesquise no fórum de planadores que tem muita info a respeito.

Abs e espero ter ajudado.
Lucas Oliveira
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Mar 24, 2009 11:05 pm
Localização: Goiania - GO

Mensagem por Lucas Oliveira »

Obrigado pelas dicas :D

Acabei de terminar a asa e está com assustadores 195g sem entelagem.


Fui pescar hoje em um rio perto da cidade e vi um lugar alto que deve servi para testar o planador.

Obrigado
Responder