Dois servos no profundor

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3795
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Esse radio nao tem a funcao ailvator? No meu extra usava um 7cap que nao tinha essa funçao, aí usei um smart fly EQ II, é barato e funciona perfeitamente bem.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

Tem como fazer a mixagem pra 2 servos no profundor....

ELEV>AUX1

e desabilita chave e abilita trin.

mais diz ae qual seu avião e quantos servos vão.

fica mais facil de ajudar.
thimakul
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Sáb Dez 22, 2007 7:07 pm

Re: Dois servos no profundor

Mensagem por thimakul »

[quote:d5c18216c9="tensoares"]Boa Tarde Senhores,

Tenho um Rádio DX6ï e gostaria de saber qual seria a melhor forma de colocar 2 servos no profundor usando apenas um canal, sem mixagens.
A Configuração do receptor está o seguinte:

1 canal acelerador
1 canal aileron direito
1 canal aileron esquerdo
1 profundor
1 canal desliga a ignição
1 canal leme -> 2 servos

Se eu usar o cabo Y ele faz os servos trabalharem em posições opostas e invertendo o cabo de um dos servos eles não funcionam.

Se eu inverter (espelhar) a posição de um dos servos ou colocar a linkagem no braço do servo oposto em um dos servos eu teria os dois servos trabalhando para o mesmo lado porém o tamanho da linkagem do servo ficaria diferente de um profundor para outro e consequentemente distoaria a posição dos profundores durante o curso do servo (já vi isso na bailarina de um heli e só resolveu quando colocou todos os links do mesmo tamanho).

Lembro que já vi uma vez um pequeno equipamento que duplicava o sinal para voce ligar mais de um servo em um canal, era usado (se não me engano) para 2 servos de trem de pouso, mas não sei onde vende aqui no brasil, deve ter pela hobbyking.

Ou vocês sugerem que eu mesmo faça um cabo Y sem ser invertido? Tipo soldar duas extensões no mesmo conector macho.

Só para desencargo de consciencia, tentei mixar o canal do liga/desliga da ignição com o do outro servo do profundor e não deu certo, isso porque o canal da ignição (GEAR) é mais lento e tem o curso menor (mesmo com travel 125%). Fica um profundor atuando mais rapido que o outro, imagina aí o voo como ficaria.

Agradeço a atenção.[/quote:d5c18216c9]
Existe um reversor de servo. e serve certinho no powerHD
é um Y com reversor
Thiago
Avatar do usuário
tensoares
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Mar 04, 2010 3:27 pm
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por tensoares »

[quote:128c83ee8f="RafaelMq"]Tem como fazer a mixagem pra 2 servos no profundor....

ELEV>AUX1

e desabilita chave e abilita trin.

mais diz ae qual seu avião e quantos servos vão.

fica mais facil de ajudar.[/quote:128c83ee8f]

Fala amigo

Extra 27% midwest 6 servos (2 ail, 2 ele, 1 rud, 1 thr)

Abraco
Avatar do usuário
Tigrão
membro
Mensagens: 288
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 12:46 am
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Tigrão »

so colocar um y e colocar um servo pra cada lado
Avatar do usuário
conte
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 10:41 am
Localização: Xanxerê - SC

Mensagem por conte »

[quote:eeafd6a811="tensoares"]Solução, comprei um Turnigy 3 Channel Servo Speed/Direction Regulator na hobbyking por 7 dolares, ele pega 1 canal e divide em 3 saidas. É ideal para ligar 3 servos de trem de pouso em 1 só canal. Ainda tem a opção de mudar o sentido, a velocidade e o tamanho do curso de cada uma das 3 saídas. Vai resolver meu problema. Teve um conhecido que usou ele para mixar o profundor num rádio FM de 4 canais e funcionou beleza. Quando chegar vou testar e postar aqui o resultado.

Link: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=8863[/quote:eeafd6a811]

Interessante essa eletronica, mas eu nao usaria isso ai num aero a gasolina,
Ja tive esse problema q vc esta tendo e optei por colocar um braço de servo pra cima e no outro servo pra baixo. Se nao tem espaço pra isso, vc pode apenas colocar um pra frente e outro pra tras.

abraço
Avatar do usuário
Rafael P....
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Sáb Jan 19, 2008 9:16 pm
Localização: Ibirité - MG

Mensagem por Rafael P.... »

não tem geito de abrir o servo e inverter os fios do motor?
Avatar do usuário
tensoares
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Mar 04, 2010 3:27 pm
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por tensoares »

[quote:19c2c68b28="Rafael P...."]não tem geito de abrir o servo e inverter os fios do motor?[/quote:19c2c68b28]

Tem sim, ainda não abri o servo para ver se o fio é soldado ou se é os filamentos direto na placa. Os servos futaba são 3 filamentos que entram direto na placa e dá o maior trabalho para inverter, acho que só com uma estação de solda deve dá certo. Mas estou torcendo para ser o fio soldado, se for tem como inverter sim.


Hoje vou testar também esse equipamento para trem de pouso que triplica o sinal de 1 canal para até 3 servos. Acho que ele tambem vá resolver.


Obrigado
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Tão simples fazer isso com apenas dois servos ligados em um cabo Y, de um lado do aeromodelo o braço do servo que comanda fica linkado na parte superior e no outro lado na parte inferior e ninguém vai olhar os dois lados do aeromodelo ao mesmo tempo.
Colocando os servos de modo ao eixo dos braços fiquem alinhados ao horn, o comprimentos dos pushroads serão os mesmos em ambos os lados, sem essa estória de que um lado fica maior e o outro fica menor, dando diferenças entre comandos.
Quanto mais coisas ligarem no aeromodelo, mais sujeitos a falhas ele estará, sou adepto ao quanto mais simples, mais eficiente.
Problemas sempre teremos e quanto mais coisinhas colocarmos no aeromodelo, mais sujeito a falhas ele estará pois serão mais dispositivos eletrônicos sujeitos a apresentarem problemas e mais dispositivos a consumir bateria.
Outro modo de fazer isso é utilizar o sistema de pushroad em Y de forma que somente um servo aciona os dois profundores sem preocupações de ajustes a mixagens eletrônica, deixando mais simples ainda e o melhor, mais seguro.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
tensoares
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Mar 04, 2010 3:27 pm
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por tensoares »

[quote:35180529e6="LaercioLMB"]Tão simples fazer isso com apenas dois servos ligados em um cabo Y, de um lado do aeromodelo o braço do servo que comanda fica linkado na parte superior e no outro lado na parte inferior e ninguém vai olhar os dois lados do aeromodelo ao mesmo tempo.
Colocando os servos de modo ao eixo dos braços fiquem alinhados ao horn, o comprimentos dos pushroads serão os mesmos em ambos os lados, sem essa estória de que um lado fica maior e o outro fica menor, dando diferenças entre comandos.
Quanto mais coisas ligarem no aeromodelo, mais sujeitos a falhas ele estará, sou adepto ao quanto mais simples, mais eficiente.
Problemas sempre teremos e quanto mais coisinhas colocarmos no aeromodelo, mais sujeito a falhas ele estará pois serão mais dispositivos eletrônicos sujeitos a apresentarem problemas e mais dispositivos a consumir bateria.
Outro modo de fazer isso é utilizar o sistema de pushroad em Y de forma que somente um servo aciona os dois profundores sem preocupações de ajustes a mixagens eletrônica, deixando mais simples ainda e o melhor, mais seguro.[/quote:35180529e6]

Opa Laercio, obrigado pelas Dicas, essa de colocar a linkagem em cada lado do braço do servo dá diferença, o servo que fica com a linkagem para o lado do braço que está proximo ao profundor empurra o horn da parte movel do profundor de cima para baixo, reduzindo o comando e fazendo mais força do que o outro que empurra o horn do profundor movel de baixo para cima.

A forma do pushroad em Y é bastante simples mesmo, é uma boa dica, porém o fabricante afirma que é extremamente necessário o uso de dois servos de no mínimo 12kg/cm³ de força para os profundores. A não ser que eu comprasse um servo de 24kg hehehe.

Obrigado Amigo

Abraço
Responder