FPV 2.4ghz 1wats interferindo no receptor do aéro me ajudem

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
jack heverson
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 9:32 pm
Localização: sorocaba

FPV 2.4ghz 1wats interferindo no receptor do aéro me ajudem

Mensagem por jack heverson »

olá galera, comprei um kit fpv 2.4 ghz com 1 wats e estou com interferencia no receptor do aéro causado pelo transmissor do fpv, isto eu já comprovei, meu rádio é um EURGLE 2.4 com receptor EURGLE , veja o que acontece, perco alcance do radio, com mais ou menos 50 mts perco o radio, já coloquei outro rádio tenho um futaba 7C 72 mhz com receptor futaba PCM e acontece mesma coisa peco 50% do rádio, ele só nao da interferencia se ele estiver mais ou menos 1.50 mts do receptor do aéro ,ai nao da interferencia , to com uma ideia de aumentar minha asa principal para 1.80 de envergadura vai ficar um pranador meu treinador, eu vejo a unica maneira de deixar o transmissor longe do receptor porque eu colocaria um de cada lado da asa do aéro a menos que os senhores tenham uma teoria que me ajude com este problema,, vou mandar um link do kit fpv que comprei é identico, espero que me ajudem em uma soluçao abraços a todos

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-187966221-tx-rx-cmera-sony-para-fpv-12-canais-1000mw-acima-de-3km-_JM
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Desculpe, mas isto é uma tragédia anunciada.

Você consegue ouvir alguém tocando corneta a seu lado, certo? Até bem mais longe que isto, em campo aberto provavelmente você ouvirá a 1km de distância. Este é seu rádio Turnigy.

Agora tente imaginar se, tendo ao seu lado um fusca com 5000W de som tocando eguinha pocotó num volume que você inteiro cachoalha você consegue ouvir uma corneta a 1km de distância.

Você pode usar FPV 900MHz ou 1200MHz com rádio de 2,4GHz com alguns cuidados de posicionamento, pode usar FPV 2,4GHz com rádio FM 72MHz ou com sistemas de rádio de 433MHz ou 900MHz, pode usar FPV 5.4GHz com rádio 2,4GHz, mas não pode nunca usar um link de video na mesma faixa de frequência do rádio, isto mata totalmente o sinal.
jack heverson
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 9:32 pm
Localização: sorocaba

Mensagem por jack heverson »

ok alex intendi o que vc quis dizer mas o teste com o 2.4 esta discartado, os colegas do forum já me alertaran disto, mas me fale já estou com rádio 72 mhz intalado no aéro estou montando o trannmissor o mais longe possivel do meu receptor para evitar problemas, eu só coloquei o 2.4 por causa que o vendedor falou que seria o ideal por o 2.4 sendo que ele sabia do meu futaba 72 mhz o cara piso no tomate.rs
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

meu deus... dá uma arrumada na escrita... ninguém merece..

quanto ao transmissor... o vendedor queria vender, provavelmente...
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Por isso eu respondo para sempre comprarem um transmissor de baixa potencia, no máximo 500mW, muita potência causa interferência, é pesado, gasta muita bateria, esquenta muito, etc, etc.

Agora já que comprou, tente colocar anéis de ferrite no transmissor, câmera ou procurar ler sobre filtro high pass.
Antes disso experimente colocar a câmera longe das antenas e do receptor, ela gera tanta interferência quanto o transmissor.
jack heverson
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 9:32 pm
Localização: sorocaba

Mensagem por jack heverson »

serginho vou fazer isso to colocando o transmissor na ponta da asa e o receptor na outra e um pequeno peso para dar CG , com serteza é muito RF na ponta da antena rs, vou tentar resolver, ja´coloquei radio FM PCM e continua , mas quando coloco o transmissor com a distancia de 1.50 mts de distancia a interferencia some,
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Se for isso mesmo compensa você procurar um filtro high pass ( filtro passa alta )
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filtro_passa-altas

Você coloca no seu transmissor de vídeo e ele atenua as frequência abaixo de 2,4GHz.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

serginho la,

Estou para comprar um tx/rx da HK(para FPV);

seria o de 900 com 1500mhz, não pretendo usar o tempo todo, como vou fazer filmagens queria algo para auxiliar a "alinhar" o heli com o local;

estou usando radio 2.4 FHSS, será que tem problema?
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Rafakrav, minha opinião é manter distância dos sistemas de FPV da HobbyKing, não que sejam ruins, mas se encontram melhores por um preço até melhor.

No FPV temos que tomar muito cuidado com rádios de 2,4GHz, eles sofrem bastante com as harmônicas dos transmissores de video.
Ontem mesmo um colega meu lenhou o Radian por interferência, usava um rádio 2,4GHz Futaba top e transmissor de vídeo 900MHz de 1W.

Caso seu rádio for FrSky prefira 1,2/1,3GHz ou 5,8GHz.

Como seu caso é helicóptero o buraco é mais embaixo, imagine perder o comando por 2s em seu helicóptero.

Você tem que ver o que é melhor para seu caso, se não vai voar longe, pegue um sistema de 5,8GHz, o sinal é limpo e não gera interferência.
Se quiser voar mais longe que 500-800m pegue um sistema 1,2/1,3GHz de 400mW ou no máximo 800mW e mande vir junto um filtro Low Pass.

Outra coisa, se quer fazer filmagens será necessário uma câmera um pouco melhor que esta da HobbyKing, a não ser que você filme com outra como uma GoPro ou outra separada do sistema FPV.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

eu estou usando o SD10G(Airtronics);

as filmagens serão próximas, imagino que no máximo uns 300m, e vou fazer as filmagens com outra filmadora mesmo :D

você saberia algum com um preço semelhante aquele? pretendia gastar menos que 150 obamas nisso, pelo menos inicialmente...

o que eu quis dizer com o "alinha" para as filmagens, é que vou fazer o trabalho "vendo" o heli mesmo, apenas checar com o FPV se está apontando para o lugar certo... não que eu não vá "brincar" um pouco com isso :lol:

E ai, o que recomenda?
Responder