Longarina de fibra de carbono

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Longarina de fibra de carbono

Mensagem por vitormixfer »

Boa noite pessoal!
Estou com uma dúvida quanto ao processo de fabricação de longarinas com fibras de carbono. Sendo mais específico, não sei em que parte do processo está o erro, só que a longarina não sai do molde nem por reza :lol: :lol:
Como tenho feito:
-Passo bastante graxa no tubo que serve de molde (tubo de pvc ou alumínio)
-Envolvo o tubo com camadas de papel fino (manteiga por exemplo)
-Começo a enrolar a fibra, prendendo a primeira camada no papel, e ou adicionando a resina.

Segundo pessoas mais experiente, era só fazer isso que não teria erro. Só que, mesmo com a graxa e o papel, a resina chega ao tubo, colando tudo.

Como vocês fazem?

Desde já, obrigado.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Cera desmoldante no tubo antes de passar a graxa e o papel.
Se não encerar o tubo e a resina pegar um pouquinho que seja, não sai mesmo.
Se ao enrolar apertar muito a fibra, também não vai sair, pois o tubo não é cônico e isso dificulta.
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Mensagem por vitormixfer »

Então, o tubo estava bem polido e a graxa foi aplicada em quantidade suficiente para formar uma camada entre o tubo e o papel. Talvez tenha apertado muito na hora de enrolar..
Quantas camadas de papel recomenda? Estou colocando apenas duas, pensei ser suficiente rsrs.

Amanhã pretendo comprar outro tubo para fazer uma nova. Até então tinha comprado alumínio, posso usar o de pvc mesmo?

Obrigado..
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Tubo polido não é a mesma coisa que encerado.
Sobre camadas de papel, não sei te dizer, pois nunca fiz isso justamente pelo motivo de que se ficar apertado, não tem como retirar do molde.
Prefiro comprar os tubos prontos na HK e dar uma lixada para ajustar que um entre no outro sem correr o risco de travarem.
Nunca lixe tubo de carbono sem usar máscara ou sem lixar com água., eu lixo com água usando lixa d'água grão 320.
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Mensagem por vitormixfer »

Encerar com cera automotiva mesmo?
Infelizmente não encontrei tubos comerciais com a medida que quero, então me resta tentar fazê-los.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Cera desmoldante.

https://www.google.com.br/search?q=cera+desmoldante&client=firefox-a&hs=lAV&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=sb&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=96VJVMjKHcWQNvXYgsgE&ved=0CB4QsAQ&biw=1280&bih=909
Paulinho Zilio
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Abr 14, 2014 10:19 pm
Localização: porto alegre rs

Mensagem por Paulinho Zilio »

Fiz uma desta maneira com tubo de aluminio, usando filme poliester, aquele transparente , ou pode usar papel manteiga também, basta enrolar o papel no tubo não deixando nem uma parte sem o papel ou filme.
Não é necessario graxa ou cera. Usa um tubo com o comprimento maior e prende o
filme ou papel com fita nas pontas, faz a laminação e no outro dia puxa a baioneta.
Ela vai sai com o filme por dentro, tira ele c/ a mão ou empurra com o tubo.[img][/img]
Paulinho Zilio
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Abr 14, 2014 10:19 pm
Localização: porto alegre rs

Mensagem por Paulinho Zilio »

[img][/img]
Anexos
baionta 1.jpg
baionta 1.jpg (18.77 KiB) Exibido 3978 vezes
Avatar do usuário
vitormixfer
membro
Mensagens: 280
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 4:48 pm
Localização: Viçosa/Pirapora, MG

Mensagem por vitormixfer »

Opa, obrigado.
Acho que a resina da camada que fica sobre o papel (primeira parte da fibra a ser enrolada) deve ter passado o papel, o que não aconteceria com o filme. Vou tentar com mais camadas de papel, sem exagerar, e retorno o resultado.
Vou fotografar e postar aqui, pra ficar como referência (de como fazer ou não rsrs).
Paulinho Zilio
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Abr 14, 2014 10:19 pm
Localização: porto alegre rs

Mensagem por Paulinho Zilio »

Duas camadas está bom o suficiente para não passar a resina.[img][/img]
Anexos
ash 31 planador 006.jpg
ash 31 planador 006.jpg (31.06 KiB) Exibido 3959 vezes
Responder