Pessoal estou montando um mustang da h9 com motor 20cc, este avião vai ter 9 servos, sendo todos standart voltagem de 4.8 a 6V estou pensando em usar life direto.
a pergunta é seria necessário este power box? ou usar lipo com um bom bec?
vou usar 3 canais com cabo Y já que meu rx é de apenas 6 canais, ai ficaria Y nos canais do aileron, flap e retrátil..
o que vocês acha?
Power Box quando usar?
- Raketrinike
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Usa sim u, pois será muita corrente drenada nas trilhas fininhas da placa do receptor.
Não esqueçam de que não é somente ter uma bateria porrada, a fiação tem que suportar a corrente drenada e no caso aqui, a fiação são as trilhas da placa do receptor que certamente irá trabalhar no limite ou acima dele.
As caixas de força não foram feitas para que se apenas diga que tem uma e sim para garantir aos servos toda a corrente exigida por eles sem danificar as trilhas da placa do receptor.
Imaginem ligar um módulo de som de um carro usando apenas cabinhos 18 AWG na alimentação do módulo.
Será que esses cabinhos aguentam?
Não esqueçam de que não é somente ter uma bateria porrada, a fiação tem que suportar a corrente drenada e no caso aqui, a fiação são as trilhas da placa do receptor que certamente irá trabalhar no limite ou acima dele.
As caixas de força não foram feitas para que se apenas diga que tem uma e sim para garantir aos servos toda a corrente exigida por eles sem danificar as trilhas da placa do receptor.
Imaginem ligar um módulo de som de um carro usando apenas cabinhos 18 AWG na alimentação do módulo.
Será que esses cabinhos aguentam?
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Da HK?
Olha, só por ser da HK já é algo incerto, pois pode ser ótimo como pode ser uma porcaria logo de cara, tudo de lá vai na sorte mesmo, uns com mais sorte, outros com menos.
Jamais conseguirá preço baixo com qualidade e se vai fazer um aeromodelo grande, o custo de uma caixa de força não será caro se comparado com todo o resto.
Olha, só por ser da HK já é algo incerto, pois pode ser ótimo como pode ser uma porcaria logo de cara, tudo de lá vai na sorte mesmo, uns com mais sorte, outros com menos.
Jamais conseguirá preço baixo com qualidade e se vai fazer um aeromodelo grande, o custo de uma caixa de força não será caro se comparado com todo o resto.
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[quote:2cfebe4aa9="Viridias"]Alguém aqui sabe, sem achismos, qual a carga máxima que pode ser drenada pelas trilhas de um receptor de boa qualidade?[/quote:2cfebe4aa9]
Calcule da seguinte forma.
O fabricante faz um receptor com 8 canais logicamente para suportar 8 servos.
Um servo Futaba standard tem um consumo em torno de 450 mAh.
450 X 8 = 3600 mAh.
Sabemos que existem as tolerâncias e vamos supor que serão ligados mais dois servos em cabos Y no receptor, sendo assim, teremos 10 servos a 450 mA que nos dá um total de 4500 mAh ou 4,5A.
Sendo assim, é lógico adotarmos a seguinte premissa de que se colocarmos mais de 5A em um receptor, ele certamente terá problemas.
Agora, vem os servos xing ling que na maioria tem um consumo de 750 mA.
750 X 8 = 6000 mAh.
Os fabricantes fizeram seus dispositivos para serem usados com componentes de sua fabricação, ou seja, a Futaba faz seus receptores com a ideia de usarmos somente servos Futaba, o mesmo serve para a JR e a HITEC.
Calcule da seguinte forma.
O fabricante faz um receptor com 8 canais logicamente para suportar 8 servos.
Um servo Futaba standard tem um consumo em torno de 450 mAh.
450 X 8 = 3600 mAh.
Sabemos que existem as tolerâncias e vamos supor que serão ligados mais dois servos em cabos Y no receptor, sendo assim, teremos 10 servos a 450 mA que nos dá um total de 4500 mAh ou 4,5A.
Sendo assim, é lógico adotarmos a seguinte premissa de que se colocarmos mais de 5A em um receptor, ele certamente terá problemas.
Agora, vem os servos xing ling que na maioria tem um consumo de 750 mA.
750 X 8 = 6000 mAh.
Os fabricantes fizeram seus dispositivos para serem usados com componentes de sua fabricação, ou seja, a Futaba faz seus receptores com a ideia de usarmos somente servos Futaba, o mesmo serve para a JR e a HITEC.