Futaba 9 CHP para FPV

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
sorocab
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Seg Jan 10, 2011 10:45 pm

Futaba 9 CHP para FPV

Mensagem por sorocab »

Estou querendo montar um clone HJ F450, com Naza M V2, Iosmini, (2x) 5.8G FPV RC Video Audio Transmitter TX + 5.8GHz Rx Receiver 1000MW, câmera Gopro black 3+, HD 700TVL 1/3 Inch SONY NTSC 3.6mm MTV Board Lens Mini CCTV FPV Color Camera, rádio Futaba 9CHP com módulo FrSky 2.4G RF DFT Module two-way V8FR-II HV Receiver .

Gostaria de saber se conseguirei usar esse transmissor, se conseguirei configurar os três modos de vôo, terei alguma limitação, e se conseguirei alternar a visualização entre uma câmera e outra?

Caso tenha alguma limitação qual seria?

Abraços, valeu.
Paulo R. Sanches
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 804
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Desculpe não responder a sua pergunta, mas eu queria te fazer uma. Qual a distância que você pretende chegar?
sorocab
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Seg Jan 10, 2011 10:45 pm

Mensagem por sorocab »

Sei que irá falar que 1000 MW é muito... Que daria em torno de 5km... Mas pretendo fazer filmagens em mata e com isso tentar fugir de sombras... Ao menos me disseram que assim "teria mais freqüência" e poderia conseguir evitar... Ainda não decidi pelo transmissor.
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 804
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Voar em mata fechada (muitos objetos entre o TX e RX) com rádio de 2.4GHz e vídeo em 5.8GHz não vai ser das melhores ideias. Seu alcance vai ser bastante limitado.
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 3989
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

2,4 ghz e 5,8ghz nao tem boa penetracao em vegetacao
se voce subir em uma clareira e tirar o multi da linha de visada voando sobre as copas das arvores sofre o risco de perder os links de radio e video
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 804
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

O ideal para ele seria um bom link UHF e o vídeo em 900MHz ou 1.2/1.3GHz com uma antena omni CP no TX e uma CP de médio ganho no RX.
sorocab
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Seg Jan 10, 2011 10:45 pm

Mensagem por sorocab »

Como ainda não comprei o transmissor de imagem, irei reconsiderar e possivelmente partir para o UHF conforme me indicaram.

Quanto ao Transmissor Futaba 9 CHP, conseguirei usar esse transmissor, se conseguirei configurar os três modos de vôo, terei alguma limitação, e se conseguirei alternar a visualização entre uma câmera e outra?

Caso tenha alguma limitação qual seria?

Valeu
Paulo R. Sanches
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 3989
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

para alterar sinal de video voce precisa de um switch de video, nao precisa ter dois vtx no multi
sorocab
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Seg Jan 10, 2011 10:45 pm

Mensagem por sorocab »

O restante da configuração consigo de boa no 9 CHP?
Paulo R. Sanches
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 380
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

Consegue sim,

Eu uso um 9 chp em um aero de fpv, ele está configrado de forma bem mais complexa que os multimotores, inclusive com swich de vídeo.

Só tem um detalhe... uso módulo UHF no rádio e 1.2 no video...como já te disseram.

Já derrubei aero por tenta usar 72 + 5.8.

Já usei este futaba em drones e é tranquilo sim, o rádio é ótimo, não largo o meu ....se bem que para drones hoje uso só o Frsky devido a facilidade da telemetria.

Te dou um conselho, se vai usar ele no "mato", pra não se arrepender depois, siga o conselho da turma, é triste cair e não achar seu brinquedo depois...
Responder