Bergfalke II/55

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Bergfalke II/55

Mensagem por a1a_terabyte »

Oi Pessoal dos velhos planadores,

No mês de março saiu na revista Modele Magazine esse projeto de semi-maquete, bom eles denominam assim, do Bergfalke II/55.
O planador Bergfalke II/55 é um modelo biplace de 1955, o modelo da planta em questão tem:

Envergadura: 2600 mm
Comprimento: 1254 mm
Cordas das asas: 240/100 mm
Perfil: Göttingen 532
Área alar: 43 dm²
Peso: 1700 g
Carga alar: 39 g/dm²

Servos: 2 a 3* comuns e 2 micro (ailerons)

* se usar reboque

Pack de baterias: 4 elementos 1700 mA/h

Centragem: 80 mm do BA

Quem quiser dar uma olhada numa versão maquete 100%:

http://www.retroplane.net/berfalkmaquet/page1-br.htm

que não corresponde a essa planta/projeto que é muito, mas muito mais simplificada.....não se assustem :shock: :shock: :shock:

Tera
Anexos
bergfalke 01.jpg
bergfalke 01.jpg (37.7 KiB) Exibido 36175 vezes
bergfalke 02.jpg
bergfalke 02.jpg (22.14 KiB) Exibido 36175 vezes
bergfalke 03.jpg
bergfalke 03.jpg (16.39 KiB) Exibido 36175 vezes
bergfalke 04.jpg
bergfalke 04.jpg (25.4 KiB) Exibido 36175 vezes
bergfalke 05.jpg
bergfalke 05.jpg (38.04 KiB) Exibido 36175 vezes
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Últimas fotos

Mensagem por a1a_terabyte »

Últimas fotos
Anexos
bergfalke 06.jpg
bergfalke 06.jpg (31.46 KiB) Exibido 36169 vezes
Planta amostra.jpg
Planta amostra.jpg (18.56 KiB) Exibido 36169 vezes
prancha 2.jpg
prancha 2.jpg (32.25 KiB) Exibido 36169 vezes
prancha I.jpg
prancha I.jpg (34.08 KiB) Exibido 36169 vezes
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Este planador é muito simples de construir, utiliza pouca madeira. A maior parte da fuselagem é constituída de varetas, uma ótima opção para quem deseja construir um planador escala de baixo custo.
Edson
jmanga
membro
Mensagens: 1240
Registrado em: Seg Jul 10, 2006 9:00 pm
Localização: Divinopolis/MG

Mensagem por jmanga »

[quote:bd4d7d6f7a="harpia"]Este planador é muito simples de construir, utiliza pouca madeira. A maior parte da fuselagem é constituída de varetas, uma ótima opção para quem deseja construir um planador escala de baixo custo.[/quote:bd4d7d6f7a]

Me parece mesmo simples o que pode ser interessante para que as pessoas que julguem não ter conhecimentos para construi-lo, possam se aminar a entrar na onda dos "retrôs".

Se a turma se aminar nesse, me comprometo a fazer os templates para corte a laser para quem interessar.

Bora animar a construir esse modelo em conjunto.

Abraças Harpia e Tera.
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2314
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

[quote:1643d24bc4="jmanga"][quote:1643d24bc4="harpia"]Este planador é muito simples de construir, utiliza pouca madeira. A maior parte da fuselagem é constituída de varetas, uma ótima opção para quem deseja construir um planador escala de baixo custo.[/quote:1643d24bc4]

Me parece mesmo simples o que pode ser interessante para que as pessoas que julguem não ter conhecimentos para construi-lo, possam se aminar a entrar na onda dos "retrôs".

Se a turma se aminar nesse, me comprometo a fazer os templates para corte a laser para quem interessar.

Bora animar a construir esse modelo em conjunto.

Abraças Harpia e Tera.[/quote:1643d24bc4]


estou dentro ........... e na fila do grunau babyII :D :D :D


T+
jmanga
membro
Mensagens: 1240
Registrado em: Seg Jul 10, 2006 9:00 pm
Localização: Divinopolis/MG

Mensagem por jmanga »

Mais um na fila, mas esse nem tem graça. Já ta com o bichinho na veia faz tempo.
jmanga
membro
Mensagens: 1240
Registrado em: Seg Jul 10, 2006 9:00 pm
Localização: Divinopolis/MG

Mensagem por jmanga »

Johnny, assim que voar o Grunau (ou pelo menos tira-lo do chão por uns 2 metros de altura e nem que seja por pelo menos uns 20 metros), vou cortar um e te mandar.

Abraços.
Geraldo
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 5:09 pm
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Geraldo »

Muito legal este planador, Tera. Acho que é um modelo ótimo para fazer um projeto em conjunto. A construção não parece complicada, tem um bom tamanho e é bonito.
Você poderia colocar também o texto do artigo e/ou comentar o que fala do modelo?

O problema é que também estou doido para fazer um Grunauzinho de 2 metros.....e agora???

Obrigado por disponibilizar este material.

Um abraço
Geraldo
Troco doberman super carinhoso por mão artificial
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Alguns aspectos interessantes sobre este planador:

1) Utiliza poucas chapas de balsa, portanto, um projeto barato;
2) As asas possuem um bordo de fuga simples, feito com balsa de 2mm, fácil de fazer, mas pode também ser feito um bordo de fuga de chapa de balsa e lixar até ficar com o formato ideal;
3) Os ailerons são de chapa de balsa, facilita a construção;
4) A fuselagem é varetada, sendo que o contorno da mesma é feito pelo tecido, que pode ser Oratex, Oracover ou nylon com dope.
5) Possivelmente um planador dócil, com um diedro acentuado, bastante estável com certeza;
6) De início assusta pela quantidade de varetas e cavernas, mas na verdade é um modelo de construção muito simples.
Edson
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Glider

Mensagem por NORTON »

Prezados,

Se acontecer a união para corte á laser de um "short kit" e construção, estarei á postos aguardando para participar.

Ótimo modelo, linhas limpas e charme dos old timers inconfundível, tornando-o um excelente projeto.

Abraços, estarei acompahhando a evolução.

Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Responder