Construção de Hélice

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
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Ljunior
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Construção de Hélice

Mensagem por Ljunior »

Alguém sabe como construir uma helice que seja eficiente para modelos a elástico?
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bugfly
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Mensagem por bugfly »

rapaz,

A maioria faz com garrafas pet, existem alguns modelos aqui pra fazer, eu fiz 2 (5x3 e 6x3), no entanto ainda nao voei com eles ainda, mas no elastico faz um vento e tanto.

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Ljunior
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Mensagem por Ljunior »

Me explica ae como vc faz essas hélices.
As minhas não ficaram eficientes.
Valeu
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Cristiano Campos
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Maozinha...

Mensagem por Cristiano Campos »

Bem que alguem poderia dar uma maozinha ai e colocar o desenho (foto) de uma helice dessas ai de garrafa PET, pra mim (e o pessoal tambem) ver como ela é, para poder fazer. Obrigado e abraço a todos.
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david loos
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Mensagem por david loos »

eu aprendi a fazer helices de PET no antigao site e-voo, mas este tutorial nao tem mais, alguem poderia fazer um tutorial explicando...

as minhas eu fasso assim... eu fasso um spinner de balsa, e fasso dois cortes com + ou - 70-75 graus, ai eu corto as helices feitas de PET e colo com super bonder! comigo funciona legal!
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Cristiano Campos
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Mensagem por Cristiano Campos »

Valeu david, ja me deu uma luz... ehheheh principalmente a parte de inclinação da hélice. Obrigado mesmo, abraços.
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alepacau
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Mensagem por alepacau »

Tai, já publiquei algumas vezes aqui, mas acaba se perdendo... não custa divulgar denovo...

Eu costumo fazer assim, como no gráfico abaixo. Há tbm a possibilidade de se entalhar sua própria hélice de madeira em balsa dura. Esta é sem dúvida a melhor opção. É realmente muito fácil entalhar e calcular seu desenho e depois que você pega o gosto se torna um dos maiores prazeres no aeromodelismo.

As lâminas da hélice que apresento abaixo são tiradas a partir de garrafas plásticas de refrigerante, pois este plástico é extremamente resistente á pancadas. Elas são riscadas com inclinação de 15 graus para a esquerda. Isto garante um desenho helicoidal a elas. Tbm são usados tubos de alumínio, arame, contas, cola epoxi, palitos de madeira dura (pode ser bambu) e tubos de silicone, daqueles utilizados como linha de combustivel em modelos glow.

Depois de pronta é possível ajustar seu passo apenas girando as lâminas que agora estão presas a seus palitos de madeira. O passo então é fixado com os tubos de silicone. Eles são suficientes para segurar as lâminas sem a necessidade de cola, mesmo durante o vôo (isto no caso do vôo à elástico).

Seu modelo precisa de uma hélice com qual diâmetro? Eu costumo usar hélices com diâmetro de 40% da envergadura do modelo.

E com qual passo? Eu costumo usar um passo com rateio de 1.3 do diâmetro. Ex. Hélice com diametro de 10 polegadas teria um passo de 10 x 1.3 = 13. Um passo de 13 polegadas. Mas dá para usar um rateio de 1.0

Depois que você sabe qual passo usar, é preciso tranferir esta informação para a hélice em si. Depois te passo como você põe o passo em sua hélice.

A hélice é um elemento muito importante no modelismo. Mais do que imaginamos. É possivel modificar totalmente a caracteristica de vôo de um modelo apenas mudando a hélice. Com uma hélice de passo variável, você vai poder, mesmo em campo e sem grandes transtornos, mudar o passo da hélice entre um vôo e outro para testar a performance do modelo.

Outra característica importante de qualquer hélíce para vôo livre é um dipositivo chamado de "freewheeling" ou giro livre: serve para que a hélice gire livre quando o modelo estiver sem "corda", já planando. Existem vários tipos, mas o que apresento é o mais simples. Ela gira em falso, livre, sobre o eixo, com a força da brisa que vem de frente, enquanto o modelo plana até pousar. Se ela estivesse fixa no eixo de arame, ela estacionaria numa determinada posição e ficaria ali, parada, mesmo durante o planeio, pois a brisa que vem de frente não teria força para girar a hélice + eixo + elástico. Se isto acontecesse, a hélice geraria grande arrasto durante a fase de planeio, diminuindo o tempo total de vôo e podendo gerar até um estol. Quando o elástico está torcido, ele gera tração suficiente pra puxar o eixo de arame pra trás, fazendo com que o "L" na ponta engate no "dente" do cubo da hélice, girando assim o conjunto todo. Quando a corda acaba, o conjunto todo fica frouxo o suficiente pra hélice girar livre. O eixo de arame deve passar dentro do cubo da hélice por um furo folgado o suficiente para apenas girar a hélice. Não pode haver muito "jogo" da hélice sobre seu eixo de arame.


Alex
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david loos
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Mensagem por david loos »

galera, eu consegui o antigo tutorial sobre helices do antigo site, estava em um disquete em minha oficina... mais tarde eu posto o tutorial aqui... tem ate as fotos do antigo site... eu acho que pode ajudar muita gente... ai agente podia fazer um topico fixo sobre como fazer helices...
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Eduardo Yamin
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Mensagem por Eduardo Yamin »

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=6084
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bugfly
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Mensagem por bugfly »

alepacau, Ficou muito show essa explicacao.

Essa parada do giro livre, me amarrei, vou começar a fazer as minhas helices com esse método. Parabens

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