Dúvidas quanto a trimagem.......

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
caracara
membro
Mensagens: 151
Registrado em: Ter Nov 29, 2005 10:49 pm
Localização: Londrina - PR

Dúvidas quanto a trimagem.......

Mensagem por caracara »

Pessoal tenho algumas dúvidas quanto a trimagem, vez ou outra vejo um termo diferente.....

gostaria de saber o que significa down e side trust???

Tenho um modelo da Guillow, chamado fly boy,,,, vejo que ele teima sempre em fazer uma curva mais ou menos longa para a direita. Já reparei que o estabilizador está empenado. Será que é só isso???

Bem, vou fazer outro estabilizador.

Mas gostaria de saber com é feita a trimagem no campo, pensei em fazer um leme de fita crepe, ou algo parecido, como vocês empenam os modelos?? já ouvi falar no bafo, mas tentei e não consegui êxito em nada.... wash-in e wash-out, rola fazer empenando também, ou tem que ser feito com montagens a parte???

Qualquer dica,,, será bem aproveitada,,,,

Valeu,,,

Gabriel
Avatar do usuário
caracara
membro
Mensagens: 151
Registrado em: Ter Nov 29, 2005 10:49 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por caracara »

E o Tilt??,,,, é alguma curvatura no estabilizador??
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Caracara,

Não sei se você é de Sampa, ou mora perto, pois se for caso, sábado haverá um encontro de vôo livre no NewCampão. Haverá CLGs (planadores lançados por catapulta) e modelos à elástico. Será uma ótima oportunidade de ver como se trima um modelo de vôo livre.

Se não puder aparecer, aqui vão algumas dicas para a trimagem de um modelo de vôo livre:

--------------------------------
Comece ajustando o planeio
--------------------------------
Nunca lance um modelo com corda no elástico sem antes ajustar o planeio. Você pode perder o modelo na primeira tentativa.

- Faça o balanço (posicionamento do CG) de acordo com a planta. Seja rigoroso.

- Se puder, cole o estabilizador horizontal e vertical de forma a poder retirá-los para ajustes, no campo. Cola benzina (UNA) serve bem para esse propósito. Ela é de contato e pra soltar, basta aplicar um pouco de benzina retificada na área colada. Solta a cola na hora.

- Vá para o campo e procure uma área com grama ALTA. Cerca de 30cm de grama ou mais.

- Lance o modelo, gentilmente, sobre essa área, num ângulo pouco menor que a linha paralela com o chão e observe:
- Se picar (afundar de bico logo depois do lançamento), há muito peso no nariz do modelo. Se puder, alivie o peso do nariz. Se não tiver da onde tirar peso, adicione um pouco de peso na cauda. Massa de modelar, daquelas infantis, serve. Vá adicionando/retirando peso até o modelo planar de forma estável, percorrendo uma linha imaginária reta, até pousar sobre a grama suavemente.
- Se o modelo cabrar e estolar (levantar o nariz, parar no ar e depois cair de bico), a cauda está muito pesada e o nariz está muito leve. Tente retirar peso da cauda (recomendável) ou adicione massa de modelar no nariz do modelo até que o planeio se estabilize conforme descrito acima.
- Se o modelo planar estável até pousar graciosamente na grama, ele está pronto pra trimagem da direção.
- Para trimar a direção que o modelo vai voar (ele deve voar descrevendo um circulo largo, digamos 30 metros de diametro, para a esquerda ou direita), solte o estabilizador vertical com a benzina retificada, prepare uma nova colagem e o posicione, virado pouco pra direita, pouco pra esquerda, dependendo da direção que escolheu. Bastam apenas poucos graus (menos de 1 grau por ajuste). Lance o modelo e ele deverá planar suavemnte, fazendo uma curva suave para a esquerda ou direita até pousar. Se ele entrar numa espiral após o lançamento é porque o ângulo do ajuste foi muito grande. Diminua. Se você acha que o ângulo está bom, que não é muito grande e emsmo assim o modelo entra numa espiral, há empenamento na asa. Tente consertá-la e em último caso construa outra.

-----------------------
Trimagem do motor
-----------------------
- Depois de trimar o planeio conforme descrição acima, dê corda no elástico, umas 100 voltas. Não use o elástico da Aerobrás, nem tripa de mico, nem nada disso. Há um elástico próprio pra isso. Se seu kit é Guillow há uma boa chance do elástico ser decente.
- Lance o modelo paralelo ao chão. Nem apontado pra baixo, nem pra cima. Paralelo e gentilmente. Observe seu comportamento.
- Se estolar (apontar o nariz pra cima, parar no ar, cair de bico e repetir isso até o elástico perder a força), não há down trust suficiente. Down trust significa empuxo pra baixo, ou seja, a hélice não está puxando o modelo no ângulo correto. Se você constriu o modelo corretamente, o bloco do nariz permitirá que você o incline para baixo, de forma que a hélice fique uns 2 graus apontada pra baixo. Coloque calços para fixar a nova posição do bloco do nariz. Vá inclinando o bloco para baixo até o modelo sair das suas mãos num ângulo de subida estável, sem ficar "embarrigando" após estolar. Ele deve ir subindo num ângulo não muito grande, estável, entrar num vôo de cruzeiro por alguns segundos e começar a descer planando até tocar o chão suavemente.
- Se o modelo mergulhar de bico agressivamente e sobreviver a isso, o down trust está muito acentuado. Incline o bloco do nariz um pouco para cima até a decolagem se estabilizar conforme descrito acima.
- Se o modelo entrar numa espiral lateral, há duas possibilidades de correção:
- Cheque se não há empenamentos nas asas e estabilizadores. Se houver, nem saia de casa, corrija-os antes. Já houve casos em que preicisei construir uma asa nova.
- O torque do motor está puxando o modelo (certamente para a esquerda, do ponto de vista do piloto). É aqui que entra o side trust, que é uma correção no ângulo lateral do bloco do nariz, para evitar o enfeito do torque do motor. Incline lateralmente (cuidado pra não mexer no down trust) o bloco do nariz até que a decolagem ocorra seguindo o circulo imaginário que você configurou no ajuste do planeio.

Beleza, depois de tudo isso, é hora de por o bicho pra voar alto! Voe em um local amplamente aberto, pra não ter perigo do modelo ir para sobre uma árvore ou construção. Dê agora 200 voltas e vá aumentando o número de voltas até alcançar o limite do elástico. O limite do elástico você determina em casa, fora do modelo. Prepare um elástico do mesmo tipo que você vai voar e dê corda nele (contando o número de voltas) até ele "congelar" ou estourar. Diminua 20% do nùmero de voltas que você deu e este é o limite do elástico. Se você ultrapassar o limite o elástico pode estourar dentro do modelo. Não deixe isso acontecer. É certeza que seu modelo volte em cacos pra casa.

É isso! Parece complicado, assim por escrito, mas na prática não é não.

Boa sorte e bons vôos! E não esqueça de contar pra gente como foi.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1993
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

O Alepacau já disse tudo, e muito bem por sinal (isso devia virar fixo abrido a seção de vôo livre).

Só mais uma dica sobre empenagem:
Antes de partir para a construção de uma nova asa ou estabilizador, tenta desempenar com vapor. As vezes resolve. Deixe a superfície empenada exposta ao vapor que sai pelo bico de uma chaleira. retire e segure a peça forçando contra a empenagem até esfriar.
Avatar do usuário
caracara
membro
Mensagens: 151
Registrado em: Ter Nov 29, 2005 10:49 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por caracara »

Alex, como o Omar disse,,,,, falou tudo e muito bem......

acredito mesmo que poderia se tornar um tópico fixo. O texto está muito didático.

Aliás, sou de Londrina.


Valeu
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Opa, valeu gente! É Londrina é um pouquinho longe de São Paulo... :roll:
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
gabrielk
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 9:15 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por gabrielk »

Tb tinha essa dúvida quanto a trimagem, sem esse tópico com certeza eu teria que fazer várias perguntas...
mas o que estabilizador?
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

Lendo e aprendendo, pena que não é fixo pq ajudaria muita gente.
Mais uma vez, parabens.
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

Tópico fixo:

Já comentei em outro post que este assunto deveria virar tópico fixo...
E acho que a primeira msg deveria ser este texto do Alecapau, que alias, já rolou em um outro tópico...
Alex, vc que é mais chegado do e-voo, poste este texto e peça pra virar fixo. : )
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

[quote:6c75a0d5ec="Steimacher"]Alex, vc que é mais chegado do e-voo, poste este texto e peça pra virar fixo. : )[/quote:6c75a0d5ec]

Eu chegado do evoo? Heheheh quem me dera! Acho que vc confundiu os Alex, Alysson :^). De qualquer forma, se não for "ilegal", posso postar o texto da trimagem num novo tópico para os moderadores fixarem... fico aguardando então as coordenadas dos moderadosres.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Responder