Considerações sobre o uso dos termos tensão e voltagem

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Nunes77
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Qua Jun 06, 2007 4:35 pm
Localização: Petropolis RJ ou Belo Horizonte MG

Mensagem por Nunes77 »

[quote:15387edbdc="LaercioLMB"]Nunes77, não se preocupe pois não levo nada como ofensa sobre minhas ideias, pelo contrário, sou humano e sujeito a erros também, mas no próprio dicionário especifica como indicação e não como denominação.
O exemplo lá mostra claramente sobre citar redes de alta voltagem, que significa que a tensão naquela rede tem uma voltagem muito alta.
palavras novas surgem seguidamente, mas mudar o sentido de uma palavra fica maio complicado, é como a vida toda a gente aprender que o fogo queima e depois vir alguém e nos dizer que o fogo não queima, é a gente que sente a dor por acreditar que queima.
É fato que em nosso idioma existem palavras semelhantes com significados diferentes, como no caso a tensão, que pode ser a tensão elétrica, a tensão sobre cabos de aço, ou a tensão nervosa de alguém e como o exemplo da palavra casa que pode significar tanto uma moradia, como o ato de casar, tanto é que existe uma frase conhecida por todos, "quem casa quer casa", assim como muitas outras palavras que podem ser empregadas de formas diferentes.
De fato, o nosso idioma é muito complicado se paramos para pensar nele, tanto é que ninguém escreve 100% correto e erros de concordância verbal são os mais comuns.
Voltagem e amperagem são unidades de medida e não de denominação, assim como quilo, metro, quilometro e outras mais.
Assim como dizer; " essa estrada tem 500 quilômetros", estamos dizendo qual a distância dela e não o que passa por ela ou tem nela e o mesmo vale para a eletricidade quando dizemos que essa rede tem 220 volts, estamos falando qual a intensidade da tensão elétrica ali presente.[/quote:15387edbdc]

Caro Laercio,

português é f... mesmo. A gente segue a vida toda debatendo-se com ele. No mais, gostaria de deixar bem claro a motivação para ter escrito isto. Ela não diz respeito à você. Foi apenas coincidência ter resolvido escrever isto após aquele outro tópico. O tópico apenas despertou a vontade de escrever isto, a motivação vem de longa data, ao ver outros usuários sendo corrigidos de forma rude. Também prefiro usar tensão e corrente e quando posso luto por isto. No fundo, quis escrever isto para que todos tenhamos mais cuidado ao orientar nossos colegas, afinal, todos erramos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

É, a palavra corrente também pode ter vários significados dependendo de onde é empregada.
Uma corrente de 50 ampères.
A corrente da âncora do navio.
A corrente do comando de válvulas do motor falcon.
A corrente da bicicleta, (Que muitos chamam erroneamente de correia.)
A corrente de transmissão da moto. (Que também é chamada erroneamente por alguns de correia)
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

Nunes o Laércio é uma ótima pessoa pra se discutir, pois argumenta sempre com informaçoes pertinentes e caso veja que está errado é o primeiro a reconhecer e tomar pra sí a nova informação como correta. mas estou postando mesmo pra falar de um tópico que rolou no fórum a algum tempo onde o amigo usava o termo wattagem.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:64e1f56b3b="magnoudia"]Nunes o Laércio é uma ótima pessoa pra se discutir, pois argumenta sempre com informaçoes pertinentes e caso veja que está errado é o primeiro a reconhecer e tomar pra sí a nova informação como correta. mas estou postando mesmo pra falar de um tópico que rolou no fórum a algum tempo onde o amigo usava o termo wattagem.[/quote:64e1f56b3b]

Que é isso magnoudia, sou teimoso e birrento igual uma mula, mas se provam que estou errado, me resta pedir desculpas a não ser que o cara que tente me mostrar que estou errado, seja um mala disposto a criar baderna, aí sim não tem desculpas, o que não é o caso do Nunes, para ficar bem claro isso. Ele está dialogando e passando o que ele pensa e isso não é errado e tão pouco ofensivo, são trocas de ideias até se chegar a um meio termo em comum.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
pastoreli
membro
Mensagens: 281
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 11:33 pm
Localização: São Bernardo do Campo, SP

Mensagem por pastoreli »

Eu sou a favor do uso e disseminação dos termos "Tensão Elétrica" e "Intensidade da Corrente Elétrica", e estando dentro do contexto de energia elétrica, a forma resumida "Tensão" e "Corrente".

Voltagem e amperagem são termos usados por pessoas leigas no assunto. Eles aparecem nos dicionários porque os dicionários costumam incluir termos que são - a um longo tempo - comummente usados por uma parcela significativa da população.

A engenharia assim como a medicina e a advocacia entre outras áreas, possui termos próprios para as coisas relacionadas á sua área e não é obrigação de quem não é da área saber o termo correto.
Avatar do usuário
Francoo
membro
Mensagens: 867
Registrado em: Ter Jun 09, 2009 4:09 pm

Mensagem por Francoo »

Realmente é complicado isso, principalmente nesses termos que já caíram na "mão do povo".

Eu sempre usei só "tensão" mesmo, por questão de praticidade (pelo mesmo motivo que uso Linux invés de GNU/Linux). Entretanto, em casos mais extremos, onde não deve haver chance de mal entendidos (ou quando argumento com certas pessoas que gostam de criticar isso) uso diferença de potencial elétrico. Mesmo que seja exagerado, a vantagem é que o termo se explica por si só, tanto que, quando explico algo sobre elétrica/eletrônica para alguém leigo também uso desse termo. Mas "tensão elétrica", como dito, está completamente certo.

Amperagem é mais complicado, entretanto não acredito que deva ser banalizado como acontece em muitos lugares. O termo "corrente", entretanto, também não é perfeito, mas acontece o mesmo com "tensão", ou seja, por praticidade as pessoas adotam ele. Em situações onde possa ocorrer mal entendimento, adoto a expressão "corrente elétrica", normalmente isso já é suficiente.

Infelizmente o nosso português sempre terá essas controvérsias, ainda mais quando algumas expressões tendem a se popularizar.
"Use the Source, Luke!"
Avatar do usuário
Nunes77
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Qua Jun 06, 2007 4:35 pm
Localização: Petropolis RJ ou Belo Horizonte MG

Mensagem por Nunes77 »

[quote:53002730e2="LaercioLMB"]É, a palavra corrente também pode ter vários significados dependendo de onde é empregada.
Uma corrente de 50 ampères.
A corrente da âncora do navio.
A corrente do comando de válvulas do motor falcon.
A corrente da bicicleta, (Que muitos chamam erroneamente de correia.)
A corrente de transmissão da moto. (Que também é chamada erroneamente por alguns de correia)[/quote:53002730e2]

Bom, em todo idioma sempre existe este problema. Ou solução! Graças a estas ambiguidades que uma enormidade de piadas e poemas existem :D. Aos menos a literatura agradece.

Contudo, nos exemplos acima não há nenhum conflito, pois em nenhum deles corrente é usado como grandeza*. O que não acontece com tensão e tensão elétrica. Tensão elétrica é sim uma grandeza e tensão, sozinho, pode ser associado à grandeza força.


[quote:53002730e2="pastoreli"]Eu sou a favor do uso e disseminação dos termos "Tensão Elétrica" e "Intensidade da Corrente Elétrica", e estando dentro do contexto de energia elétrica, a forma resumida "Tensão" e "Corrente".[/quote:53002730e2]

Também sou. Como disse, criei o tópico pois eu realmente fico incomodado com os colegas que corrigem outros usuários do fórum e o fazer de maneira rude. Se querem agir com grosseria ao menos tenham o cuidado de ensinar o certo.

[quote:53002730e2="pastoreli"]Voltagem e amperagem são termos usados por pessoas leigas no assunto. Eles aparecem nos dicionários porque os dicionários costumam incluir termos que são - a um longo tempo - comummente usados por uma parcela significativa da população.[/quote:53002730e2]

Discordo que sejam usadas por pessoas leigas. No meio acadêmico vejo pesquisadores nas área de física e química usarem voltagem e, mais raramente, amperagem. Pesquisadores das área de engenharia zelam, sim, mais incisivamente, pelo uso dos termos tensão e corrente. Acredito que o convívio predominante em meios dominados por engenheiros possa gerar esta sensação de que somente pessoas leigas usam estes termos.

[quote:53002730e2="pastoreli"]A engenharia assim como a medicina e a advocacia entre outras áreas, possui termos próprios para as coisas relacionadas á sua área e não é obrigação de quem não é da área saber o termo correto.[/quote:53002730e2]

Exatamente. Concordo integralmente com isto. Por isto volto a reforçar que acho injusto criticar rudemente colegas que usam o termo voltagem. Se eles não são da área, aqui, torna-se um bom espaço para eles aprenderem e todos nós devemos ter paciência com isto.

[quote:53002730e2="Francoo"]...
Infelizmente o nosso português sempre terá essas controvérsias, ainda mais quando algumas expressões tendem a se popularizar.[/quote:53002730e2]

É verdade, é por isto que nas áreas técnicas temos tantas normas. No fundo toda a burocracia criada por elas tem uma origem. Para quem quiser mais detalhes sobre as normas que já existem sobre isto e as explicações técnicas sobre os termos usados em metrologia, sugiro uma visita ao sítio [url]http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes[/url]. Em particular olhem pelo VIM* (Vocavulário Internacional de Metrologia) e o Quadro Geral de Unidades de Medida.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:22654915b2="Nunes77"]

[quote:22654915b2="pastoreli"]Voltagem e amperagem são termos usados por pessoas leigas no assunto. Eles aparecem nos dicionários porque os dicionários costumam incluir termos que são - a um longo tempo - comummente usados por uma parcela significativa da população.[/quote:22654915b2]

Discordo que sejam usadas por pessoas leigas. No meio acadêmico vejo pesquisadores nas área de física e química usarem voltagem e, mais raramente, amperagem. Pesquisadores das área de engenharia zelam, sim, mais incisivamente, pelo uso dos termos tensão e corrente. Acredito que o convívio predominante em meios dominados por engenheiros possa gerar esta sensação de que somente pessoas leigas usam estes termos.

[/quote:22654915b2]

Desculpe discordar de você mais uma vez, mas querer dizer que esse termo é usado em faculdades, não significa nada, pois sabemos que atualmente o ensino em nosso país está cada vez pior e professores formados que mal sabem o que estão ensinando e erros como esses são comuns, gente que não sabe, ensinando gente que continuará sem saber.
Eu me lembro uma vez no colégio, quando o meu professor estava falando sobre a reprodução dos glóbulos vermelhos do nosso sangue e deu uma ótima aula até que eu fiz uma pergunta; "-E quando a gente se corta, perde sangue, como é que o corpo sabe que precisa fazer mais?". Ele não soube me responder naquela aula, mas foi pesquisar antes de falar bobagem e dizer algo irreal, como tem acontecido muito hoje em dia e duas aulas depois ele me respondeu a pergunta na classe perante a todos.
Sinto muito dizer, mas por mais que tentem alegar o uso da palavra voltagem como está sendo usada ser correto também, volto a afirmar que voltagem não é denominação e sim unidade de medida e até que me provem isso, estarei corrigindo sim o pessoal que insiste em usar erroneamente o termo voltagem no lugar de tensão, pois nãos erá um ensino precário e falido que irá me convencer.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
pastoreli
membro
Mensagens: 281
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 11:33 pm
Localização: São Bernardo do Campo, SP

Mensagem por pastoreli »

[quote:881d8308bd="Nunes77"]
[quote:881d8308bd="pastoreli"]Voltagem e amperagem são termos usados por pessoas leigas no assunto. Eles aparecem nos dicionários porque os dicionários costumam incluir termos que são - a um longo tempo - comummente usados por uma parcela significativa da população.[/quote:881d8308bd]

Discordo que sejam usadas por pessoas leigas. No meio acadêmico vejo pesquisadores nas área de física e química usarem voltagem e, mais raramente, amperagem. Pesquisadores das área de engenharia zelam, sim, mais incisivamente, pelo uso dos termos tensão e corrente. Acredito que o convívio predominante em meios dominados por engenheiros possa gerar esta sensação de que somente pessoas leigas usam estes termos. [/quote:881d8308bd]

O fato de pesquisadores usarem estes termos não dão mais credibilidade a eles. Em todas as áreas existem profissionais que são mais apegados a termos técnicos e outros que nem tanto.
Para explicar uma ideia às pessoas que não são da área, frequentemente adota-se termos mais comuns para se fazer entender.

Eu mesmo neste forum por falta de tempo já usei a palavra Voltagem em uma resposta porque a pessoa perguntou algo sobre Voltagem de alguma coisa e eu ia gastar mais tempo para corrigir a pessoa do que para responder o que ela queria saber.
Avatar do usuário
Nunes77
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Qua Jun 06, 2007 4:35 pm
Localização: Petropolis RJ ou Belo Horizonte MG

Mensagem por Nunes77 »

[quote:3a5474464f="pastoreli"]...
O fato de pesquisadores usarem estes termos não dão mais credibilidade a eles. Em todas as áreas existem profissionais que são mais apegados a termos técnicos e outros que nem tanto...[/quote:3a5474464f]

É verdade e concordo plenamente. Mas eu não afirmei isto. Usei este argumento como exemplo para contradizer a afirmação: "Voltagem e amperagem são termos usados por pessoas leigas no assunto." Para ser claro, minha intenção é mostrar que em outras área, pessoas que são versadas no assunto, usam o termo voltagem. Mas não é correto, como você disse, é questão de gosto.

Mais um exemplo, em vários livros de física básica para o nível superior, sendo tradução ou não, é possível ver o uso do termo voltagem. E não tenha dúvida, quem se dispõe a traduzir ou escrever livros neste livro são professores e pesquisadores de renome. Que fique claro, não estou fazendo referência a quaisquer livros e sim aos livros de física básica usados nas principais universidade federais do país. Apesar do longo processo de sucateamento das universidade federais que já dura ao menos 20 anos, elas ainda são referência.
Responder