Considerações sobre o uso dos termos tensão e voltagem

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

É aí que entra a leitura e interpretação de texto.
Um texto lido e mal interpretado, se pode concluir erroneamente o seu conteúdo.
Um exemplo de má interpretação de texto ocorre seguidamente aqui no fórum, onde um lê uma crítica e a toma como construtiva (que era o caso), porém muitos leem e ao invés de interpretar o conteúdo do texto, o tomam como ofensivo ou agressivo.
A palavra voltagem é sim muito utilizada, mas tem que ver no texto de que forma ele foi empregada para esclarecer uma situação e já te mostro como a palavra tensão também pode ser empregada de forma errada na eletricidade.
Uma frase que vemos as vezes advertindo um perigo, como por exemplo; " Perigo, alta tensão". Nesse caso, ali não existe alta tensão e sim alta voltagem a não ser que a tensão que eles se refiram, o que não é o caso, seja da tensão sobre a fiação elétrica, pondo em risco a ruptura de um ou mais fios.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Nunes77
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Qua Jun 06, 2007 4:35 pm
Localização: Petropolis RJ ou Belo Horizonte MG

Mensagem por Nunes77 »

[quote:e21d88f3ca="LaercioLMB"]...
Desculpe discordar de você mais uma vez, mas querer dizer que esse termo é usado em faculdades, não significa nada, pois sabemos que atualmente o ensino em nosso país está cada vez pior e professores formados que mal sabem o que estão ensinando e erros como esses são comuns, gente que não sabe, ensinando gente que continuará sem saber.[/quote:e21d88f3ca]

Realmente, o fato de ser usado em faculdades ou universidades não é crivo para validar seu correto uso. Mas como já disse, não foi esta minha intenção, apenas dei um exemplo para refutar o argumento que somente leigos usam este termo.

Gostaria ainda de registrar que estou usando como base as universidade nas quais estudei, lecionei e/ou mantenho contato como colaborador em grupos de pesquisa, detre elas UFMG, UFRJ, Unicamp, USP e UFRB. A excessão da última, todas as outras são referência no pais.

[quote:e21d88f3ca="LaercioLMB"]Eu me lembro uma vez no colégio, quando o meu professor estava falando sobre a reprodução dos glóbulos vermelhos do nosso sangue e deu uma ótima aula até que eu fiz uma pergunta; "-E quando a gente se corta, perde sangue, como é que o corpo sabe que precisa fazer mais?". Ele não soube me responder naquela aula, mas foi pesquisar antes de falar bobagem e dizer algo irreal, como tem acontecido muito hoje em dia e duas aulas depois ele me respondeu a pergunta na classe perante a todos.[/quote:e21d88f3ca]

Neste caso eu elogiaria mutíssimo seu antigo professor. Ele fez o certo. Se não sabe responder, não invente. Descruba a resposta certa e depois transmita a todos o que for correto.


[quote:e21d88f3ca="LaercioLMB"]Sinto muito dizer, mas por mais que tentem alegar o uso da palavra voltagem como está sendo usada ser correto também, volto a afirmar que voltagem não é denominação e sim unidade de medida e até que me provem isso, estarei corrigindo sim o pessoal que insiste em usar erroneamente o termo voltagem no lugar de tensão ...[/quote:e21d88f3ca]

Desculpe dizer, mas acho que não ficou-lhe claro minha intesão, se você reler o primeiro tópico perceberá que não disse ser certo usar o termo voltagem. Inclusive listei quais são os termos corretos. Perceba que tensão, sozinho, não esta entre eles.


[quote:e21d88f3ca="LaercioLMB"]... pois nãos erá um ensino precário e falido que irá me convencer.[/quote:e21d88f3ca]

Concordo que o ensino em nosso país vem sofrendo a anos (20, pelo menos), mas baseio-me em minha própria experiência, sendo que convivo com grupos de pesquisa ligados as, sabe-se lá por mais quanto tempo, universidade que são referência em qualidade em nosso país.
Responder