Motor ASP52 helice travando

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 689
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

Amigo eu comprei um motor desses, ASP .52. Posso dizer que foi o pior negócio que fiz em matéria de aeromodelismo. O meu não girava a hélice nem com um alicate. Tive que fazer um trabalho minucioso e chato de retífica para poder liberar o movimento do curso do pistão e retirar limalhas de ferro das outras peças. Tinha vazamentos por tudo que era lado, ruim de regular, um saco. Agora, riscos na camisa não é um bom sinal. Veja se você consegue brunir a camisa, usando uma lixa d'água superior a 1200. E na primeira oportunidade passa esse motor pra frente e pega um OS .46 AX II.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
snag
membro
Mensagens: 446
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

[quote:e3260cd7e7="pangya1990"]... porém estou preocupado, pois depois que eu apliquei white lub dentro do buraco de onde a vela é parafusada o motor esta travando totalmente na hora da compressão, ai que eu tirei o cabeçote do motor e percebi que o pistão levanta a camisa na hora da compressão...[/quote:e3260cd7e7]


Isso é normal em motores com pistão e camisa do tipo ABC. A camisa nesse tipo de motor não é um cilindro perfeito quando o motor está frio. A camisa é ligeiramente cônica (o diâmetro no topo é menor que na base). Essa "conicidade" é prevista pelo projetista do motor para que, durante o funcionamento, o calor faça com que as peças se dilatem e se acomodem da forma correta: http://www.mecoa.com/faq/abc/abc.htm .

.
Avatar do usuário
dpomaro
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Seg Set 24, 2012 10:48 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por dpomaro »

[quote:d013c42fc3="Viridias"]Veja se você consegue brunir a camisa, usando uma lixa d'água superior a 1200. E na primeira oportunidade passa esse motor pra frente e pega um OS .46 AX II.[/quote:d013c42fc3]

Aff, na boa ... é o jeitinho brasileiro de se fazer as coisas....rsrsrs
passar uma lixa d'agua na camisa fechar o motor e passar pra frente!!!!

Faz isso, só não esquece de vender como novo, coloca lá no ML o anuncio -motor novo (nunca funcionou) :D :D :D :D :D
Depois vc fala pro comprador..... - O probrema agora é do senhô!!!


pangya1990, cara para de desmontar o motor, no primeiro tópico vc diz que nunca mexeu com motor a combustão,
Primeiro coloca uma vela, combustível e tenta ligá-lo ... aí diz o que aconteceu !
DPomaro
gucoiote
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Dom Jul 04, 2010 7:57 pm
Localização: rio claro

Mensagem por gucoiote »

Ola,tenho um ASP 52 tambem, e já amaciei alguns,eles geralmente vem travando mesmo que até parece que tem algo dentro como pedaço e restos de usinagem que travam e dão até um tranco ao gira-lo,mas acompanhe corretamente a forma de amacia-lo como manda o manual,com a agulha de alta bem aberta e deixa ele gira encharcado,após a 4ª e 5ª partida você vera que o motor solta e fica perfeito,o que tenho e os que amaciei sempre pegam de primeira,o motor fica excelente se bem amaciado,,agora se o sintomas continuarem ai o problema é sério,monte corretamente a camisa que você retirou,coloque a certa no ponto e mesmo travando funcione ele,uma boa sorte
Avatar do usuário
lucassiqueiramc
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qua Mar 19, 2014 4:54 pm
Localização: Campos dos Goytacazes - RJ

Mensagem por lucassiqueiramc »

Amigo, fique tranquilo. Tenho um ASP 46 e notei isso também. Pesquisando, descobrí que é normal. Com o tempo, essa travada vai dar uma diminuída, mas não chegou a não travar o meu, ainda fica travando levemente e se girar a hélice bem lentamente. Por garantia, mesmo depois de amaciado, faça vôos de uns 3 a 4 tanques ele um pouco mais gordo que o normal. Provavelmente quando se colocar a vela, vai diminuir essa travada, o meu sem vela trava bem mais! fique tranquilo.
Tiago Santa Rosa
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jan 23, 2009 2:36 pm
Localização: Pato Branco - PR

Mensagem por Tiago Santa Rosa »

[quote:ae0a22a78e="snag"][quote:ae0a22a78e="pangya1990"]... porém estou preocupado, pois depois que eu apliquei white lub dentro do buraco de onde a vela é parafusada o motor esta travando totalmente na hora da compressão, ai que eu tirei o cabeçote do motor e percebi que o pistão levanta a camisa na hora da compressão...[/quote:ae0a22a78e]


Isso é normal em motores com pistão e camisa do tipo ABC. A camisa nesse tipo de motor não é um cilindro perfeito quando o motor está frio. A camisa é ligeiramente cônica (o diâmetro no topo é menor que na base). Essa "conicidade" é prevista pelo projetista do motor para que, durante o funcionamento, o calor faça com que as peças se dilatem e se acomodem da forma correta: http://www.mecoa.com/faq/abc/abc.htm .

.[/quote:ae0a22a78e]


se ta loko meu!! jamais faça isto com um motor sem aneis vai destruir a vedacao da camisa e pistao...


quanto aos demais, ASP é assim mesmo, leia o topco de como amaciar um motor que ele vai parar com esta frescura com APX uma hora de funcionamento...

se isto nao ocorrer me mande um MP que compro o motor de voce !
Tiago Santa Rosa
(46)99347695
S. Decatlhon-Dominator-J3-Fly CAT-Funtana 50 Pastinha-Planador-Copterx - 450-CAP232 35%
Avatar do usuário
JuniorPing.
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Sex Ago 22, 2008 8:19 pm
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por JuniorPing. »

amigão, na boa... "DEIXA DE PROCURAR CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO".

Teu motor não tem problema algum, é normal essa travada no final do curso.

Agora, de tanto montar/desmontar é possível que aconteça alguma m***a,

tipo rosca "espanar" ou outra coisa. Desencana cara.
junior/bads
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Abr 08, 2013 9:29 am
Localização: guarulhos

Mensagem por junior/bads »

Amigo isso é absolutamente normal, todos motores novos que tive eram assim,depois do amaciamento fica normal, é como outro amigo disse o cilindroe ligeiramente conico, ja para ter essa maior compressão, fica tranquila amacia o motor conforme o manual e bons voos.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1111
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Pangya

Depois do meu post, já se seguiram 9 dizendo a mesma coisa, que é normal !!!!!

Tu está desmontando e fazendo m com o motor, depois não funciona direito daí tu vai colocar a culpa em tudo, nos chineses, no material, no fabricante...

Tchê, desencana, sossega e bota o motor a funcionar antes que tu estrague ele.

Bom, pediste uma opinião, ganhou 9 e pelo visto até a sexta nenhuma te serviu e tu continuou procurando problema onde não existe.

Quanto aos comentários do motor ser ruim e tal, pode ser, mas tu só vai descobrir fazendo ele funcionar. Muitos tem este motor e os deles são bons e funcionam bem.

Boa Sorte com o teu.
Responder