Motor E-MAX 2822
- lowagite
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Motor E-MAX 2822
GAlera é o seguinte eu tenho um e-max 2822 ainda estou adptando em meu aero, ontem viu testar ele fui soldar ele no esc e meu ferro de solda queimou ai ficou meio soldado os fios mas nao unidos, ai so enrolei um no outro pra testar o motor, liguei o recptor certinho no esc, ai fui testar o motor ele nao girava dava tipo uns socos,trancos ai mexi nos fios e tentei novamente ai ele girou normal obedecendo a aceleração etc, depois que desconectei a bateria o motor estava pelando de quente, acho que nao é normal,gostaria de saber o que poderia ter ocasionado isso, a bateria estava em temperatura ambiente, testei por pouco tempo, pouco mais de 1 minuto, li alguma coisa que o motor quente siginifica perda de energia.valew
bah galera é o seguinte, nao sei o que esta acontecendo vou botar um video dele pra vcs verem, eu ligo ele certinho, porem quando acelero ele treme treme e nao gira, dai ele gira meio fazendo força no video eu acelerei o maximo e ele nao vai somente em um trecho do video ele deselvolveu...
http://www.youtube.com/watch?v=tvP5wIDl2ng
galera o motor ta esquentando, e quando acelero tudo ele vai e contar em 1 segundo nao sei mais o que fazer ja verifiquei os fios as soldas,,, ta me deixando louco
bah galera é o seguinte, nao sei o que esta acontecendo vou botar um video dele pra vcs verem, eu ligo ele certinho, porem quando acelero ele treme treme e nao gira, dai ele gira meio fazendo força no video eu acelerei o maximo e ele nao vai somente em um trecho do video ele deselvolveu...
http://www.youtube.com/watch?v=tvP5wIDl2ng
galera o motor ta esquentando, e quando acelero tudo ele vai e contar em 1 segundo nao sei mais o que fazer ja verifiquei os fios as soldas,,, ta me deixando louco
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Tem poucas possibilidades de causas para fazer o motor esquentar:
- corrente maior que o motor suporta,
- atrito excessivo - rolamento baleado, eixo ou bell tortos.
O ruído do seu motor é parecido com o de qualquer outro CF2822, parece que tem rolamento baleado mas a gente vai verificar e não tem; se o motor não passou por uma lenha é pouco provável que esteja esquentando por atrito excessivo, mas vale a pena verificar se está tudo em ordem - dá para ver no vídeo que o eixo está perfeito, pode os imans estarem roçando no estator, haver limalha de ferro presa nos imans ou ter algum dos rolamentos com defeito. Fazendo funcionar sem hélice segurando na mão, se a parte de alumínio que prende os rolamentos esquentar antes dos fios é problema de rolamento.
A corrente aumenta se tiver algum polo parcialmente em curto e se fizer funcionar por algum tempo acaba queimando a fase que está com problema. Não aumenta mas esquenta se tiver interrompido parte dos fios do enrolamento - o enrolamento desse motor vem de fábrica com 3 fios em paralelo por fase, se 1 ou 2 estiverem interrompidos em alguma das fases o motor vai perder rendimento e esquentar porque a corrente vai estar passando por um condutor mais fino (também acaba queimando se funcionar por algum tempo).
Pode ser que tenha mais alguma possibilidade que eu desconheço e fora isso teria que pesquisar o ESC, daí eu poderia oferecer muito pouca ajuda.
- corrente maior que o motor suporta,
- atrito excessivo - rolamento baleado, eixo ou bell tortos.
O ruído do seu motor é parecido com o de qualquer outro CF2822, parece que tem rolamento baleado mas a gente vai verificar e não tem; se o motor não passou por uma lenha é pouco provável que esteja esquentando por atrito excessivo, mas vale a pena verificar se está tudo em ordem - dá para ver no vídeo que o eixo está perfeito, pode os imans estarem roçando no estator, haver limalha de ferro presa nos imans ou ter algum dos rolamentos com defeito. Fazendo funcionar sem hélice segurando na mão, se a parte de alumínio que prende os rolamentos esquentar antes dos fios é problema de rolamento.
A corrente aumenta se tiver algum polo parcialmente em curto e se fizer funcionar por algum tempo acaba queimando a fase que está com problema. Não aumenta mas esquenta se tiver interrompido parte dos fios do enrolamento - o enrolamento desse motor vem de fábrica com 3 fios em paralelo por fase, se 1 ou 2 estiverem interrompidos em alguma das fases o motor vai perder rendimento e esquentar porque a corrente vai estar passando por um condutor mais fino (também acaba queimando se funcionar por algum tempo).
Pode ser que tenha mais alguma possibilidade que eu desconheço e fora isso teria que pesquisar o ESC, daí eu poderia oferecer muito pouca ajuda.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
- lowagite
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é o seguinte...hoje vou poder testar o motor em outro esc, ai provavelmente vou saber se é o motor ou o esc que está com defeito...
bom testei o motor com um outro esc novo, funcionou normalmente
na verdade os 2 escs são novos,, o esc esta com defeito, o motor obedeceu normal a aceleração...
RESOLVIDO
:lol:
bom testei o motor com um outro esc novo, funcionou normalmente
na verdade os 2 escs são novos,, o esc esta com defeito, o motor obedeceu normal a aceleração...
RESOLVIDO
:lol: