Aspirante VCC com Fox 35 - Trocado por Elétrico!!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Onesimo
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Mensagem por Onesimo »

ficou muito bonito!!!
duradoura esta balsa heimm
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Tive um motor desse... pena eu ter usado até o osso e depois jogado fora.
Só discordo vc dizer que o forum não tem muito s ver com isso afinal é aeromodelismo e aeromodelismo é tudo relacionado e não só aquilo que vc acha legal naquela semana como alguns fazem.
Estou com um norvel 15 e ganhei um "tamanco" to pensando em fazer dois, um glow e um eletrico com speed /temporizador que ta quase pronto e voar só pra matar a saudade.
... e da-lhe TSB
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

Quando fui ligar o Fox 35 neste Aspirante, a vibração foi muito grande e acabei por desistir de usá-lo para evitar que desmontasse em voo.
Mas dai veio a oportunidade de finalmente voar um modelo vcc elétrico. Com dicas do Caio, comprei um motor Turnigy C3536-1100, esc Turnigy Plush 30A (era para ser de 40, mas nunca tinha em estoque...), e bateria Turnigy Nano Tech 3S 2200mAh. O timer aproveitei o mesmo hardware do meu timer para os modelos de voo livre e fiz um software novo. Para os testes usei uma hélice APC 9x6 para elétricos e consegui um rendimento bem razoável girando umas 11000 rpm e consumindo 22A, equivalente a um motor glow .25, já que este modelo é muito usado com o CB 25 e cabo de 16m. O peso final ficou em 900g, adequado para o modelo que foi construido para aguentar um glow, se fosse feito para o elétrico seria bem mais leve.

[URL=http://entertainment.webshots.com/photo/2780003580102601432GAZJow][img:0341becb88]http://inlinethumb21.webshots.com/47508/2780003580102601432S600x600Q85.jpg[/img:0341becb88][/URL]

[URL=http://entertainment.webshots.com/photo/2830047870102601432pMLhlk][img:0341becb88]http://inlinethumb37.webshots.com/43684/2830047870102601432S600x600Q85.jpg[/img:0341becb88][/URL]
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

Neste domingo no intervalo da prova de Mini Térmicos em Araras, finalmente o Aspirante voou, no inicio nas mãos do Alleoni que participa de provas de F2B (acrobacia vcc) e em voos curtos de 30 segs para trimagem e depois voos mais longos, tanto na minha mão quanto com o Alex Cruz.
O modelo ficou um pouco rápido, agora vamos testá-lo com uma hélice de maior diametro e menor passo, como uma 10x4 ou 10x5. mas voou bem firme permitindo algumas manobras como loops redondos e quadrados, dorso, wingover. As vantagens são as óbvias, sem barulho, sem sujeira, não engasga, não morre de dorso, basta apertar um botão para ligar. A desvantagem é a de sempre, tempo para recarga da bateria. No total voou pouco mais de 5 minutos e entrou 1800 ma na bateria, daria para voar mais um minuto talvez.
Aprovado, está pronto para mais voos.


Conjunto elétrico:

[URL=http://entertainment.webshots.com/photo/2803773580102601432lRZeMy][img:4c352aad58]http://inlinethumb58.webshots.com/20665/2803773580102601432S600x600Q85.jpg[/img:4c352aad58][/URL]

[URL=http://entertainment.webshots.com/photo/2442519110102601432RlgJJl][img:4c352aad58]http://inlinethumb60.webshots.com/48187/2442519110102601432S600x600Q85.jpg[/img:4c352aad58][/URL]

Timer e botão de partida:

[URL=http://entertainment.webshots.com/photo/2025557010102601432oZSIee][img:4c352aad58]http://inlinethumb13.webshots.com/17164/2025557010102601432S600x600Q85.jpg[/img:4c352aad58][/URL]
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Luiz Phelipe
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Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:cc136581bb="betocastrucci"]Neste domingo no intervalo da prova de Mini Térmicos em Araras, finalmente o Aspirante voou, no inicio nas mãos do Alleoni que participa de provas de F2B (acrobacia vcc) e em voos curtos de 30 segs para trimagem e depois voos mais longos, tanto na minha mão quanto com o Alex Cruz.
O modelo ficou um pouco rápido, agora vamos testá-lo com uma hélice de maior diametro e menor passo, como uma 10x4 ou 10x5. mas voou bem firme permitindo algumas manobras como loops redondos e quadrados, dorso, wingover. As vantagens são as óbvias, sem barulho, sem sujeira, não engasga, não morre de dorso, basta apertar um botão para ligar. A desvantagem é a de sempre, tempo para recarga da bateria. No total voou pouco mais de 5 minutos e entrou 1800 ma na bateria, daria para voar mais um minuto talvez.
Aprovado, está pronto para mais voos.


Conjunto elétrico:

[/quote:cc136581bb]
Caro beto, se o problema é tempo de recarga, porque não pensa em utilizar baterias life, um pack de 1100 4s vai render mais que o pack de 1800 3s de lipo que você usa, e a carga é de 7 minutos.
O modelo ficou muito bonito.
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

[quote:f88956268e="eing20ver"]
Caro beto, se o problema é tempo de recarga, porque não pensa em utilizar baterias life, um pack de 1100 4s vai render mais que o pack de 1800 3s de lipo que você usa, e a carga é de 7 minutos.[/quote:f88956268e]

Peso. Mesmo com a lipo já está no limite. Para o vcc a eletrificação é mais crítica do que para o r/c por conta do motor virar no máximo (ou perto disso) o tempo todo. Fazendo uma comparação, no voo r/c fica-se uma boa parte do tempo com o motor em rotações médias/baixas. o consumo cai muito nessa faixa e pode-se usar uma bateria de menor capacidade. Um modelo típico r/c com esse mesmo setup de motor e bateria dá brincando mais de 10 minutos de voo, no vcc mal passa dos 5 minutos. No caso do glow a penalidade vem em tamanho do tanque e peso do combustivel, que proporcionalmente é bem menor em relação ao peso do motor. Enquanto o peso do tanque mais combustivel pesa menos da metade do peso do motor glow, a bateria pesa o dobro do peso do motor elétrico. No caso do vcc a relação peso/potencia em favor do motor glow é bem melhor do que para o r/c.
Beto
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HOT_62
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Mensagem por HOT_62 »

Putz!!! Show!

Eu estou com um timer que o Alex fez pra mim a uns 2 anos, montei tudo num modelo pequeno que era para motor 15, mas não voei porque na epoca que montei não tinha bateria com alta descarga pra aguentar o motor no talo o tempo todo, como tenho hoje acho que vou retomar o projeto, talvez o Santana II perca o Sassi 25 do nariz...

Parabéns pela empreitada BETO!
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Luiz Phelipe
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Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:553d923fbd="betocastrucci"][quote:553d923fbd="eing20ver"]
Caro beto, se o problema é tempo de recarga, porque não pensa em utilizar baterias life, um pack de 1100 4s vai render mais que o pack de 1800 3s de lipo que você usa, e a carga é de 7 minutos.[/quote:553d923fbd]

Peso. Mesmo com a lipo já está no limite. Para o vcc a eletrificação é mais crítica do que para o r/c por conta do motor virar no máximo (ou perto disso) o tempo todo. Fazendo uma comparação, no voo r/c fica-se uma boa parte do tempo com o motor em rotações médias/baixas. o consumo cai muito nessa faixa e pode-se usar uma bateria de menor capacidade. Um modelo típico r/c com esse mesmo setup de motor e bateria dá brincando mais de 10 minutos de voo, no vcc mal passa dos 5 minutos. No caso do glow a penalidade vem em tamanho do tanque e peso do combustivel, que proporcionalmente é bem menor em relação ao peso do motor. Enquanto o peso do tanque mais combustivel pesa menos da metade do peso do motor glow, a bateria pesa o dobro do peso do motor elétrico. No caso do vcc a relação peso/potencia em favor do motor glow é bem melhor do que para o r/c.[/quote:553d923fbd]
Então, um pack de 3s de 1100 mah pesa 140 gramas, quanto pesa o seu de 1800?
Como life tem menor voltagem, logo tera menor rotação, então almentara a helice.
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

[quote:b94de16b45="eing20ver"][quote:b94de16b45="betocastrucci"][quote:b94de16b45="eing20ver"]
Caro beto, se o problema é tempo de recarga, porque não pensa em utilizar baterias life, um pack de 1100 4s vai render mais que o pack de 1800 3s de lipo que você usa, e a carga é de 7 minutos.[/quote:b94de16b45]

Peso. Mesmo com a lipo já está no limite. Para o vcc a eletrificação é mais crítica do que para o r/c por conta do motor virar no máximo (ou perto disso) o tempo todo. Fazendo uma comparação, no voo r/c fica-se uma boa parte do tempo com o motor em rotações médias/baixas. o consumo cai muito nessa faixa e pode-se usar uma bateria de menor capacidade. Um modelo típico r/c com esse mesmo setup de motor e bateria dá brincando mais de 10 minutos de voo, no vcc mal passa dos 5 minutos. No caso do glow a penalidade vem em tamanho do tanque e peso do combustivel, que proporcionalmente é bem menor em relação ao peso do motor. Enquanto o peso do tanque mais combustivel pesa menos da metade do peso do motor glow, a bateria pesa o dobro do peso do motor elétrico. No caso do vcc a relação peso/potencia em favor do motor glow é bem melhor do que para o r/c.[/quote:b94de16b45]
Então, um pack de 3s de 1100 mah pesa 140 gramas, quanto pesa o seu de 1800?
Como life tem menor voltagem, logo tera menor rotação, então almentara a helice.[/quote:b94de16b45]

Estou usando lipo 2200 3S, ela pesa 170g. LiFe de 1100 teria que ser 4S, e 1100 mah não daria nem 3 minutos de voo. Não adianta fazer muita conta, a desvantagem (sempre tem uma) da LiFe é o peso maior pela mesma potência. Quando a coisa está no limite, a LiPo ainda é superior. Mas de qualquer forma estou usando bateria nano-tech de 5C de carga, mas não tenho coragem nem carregador para testar esses 5C, prefiro esperar uma horinha carregando, dá tempo para ver os outros voarem e bater bastante papo. Na verdade estas baterias cairam muito de preço, compensa comprar várias e ir trocando.
Beto
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

... bom.

Basta levar duas ou três baterias né!

O timer que fiz faz assim:

Você aperta o botão e ele conta o tempo que você determinou para acionar o motor.
Voa durante o tempo que você determina e 10s antes do corte "rateia" o motor.
Tem opção de levantar e baixar um trem de pouso retrátil após a decolagem e antes do corte, instalando um inclinometro faz ele "stunt"
Tem opção de ajustar a potência do motor de 20% a 100%
Tem opção de ajustar o tempo de voo com incremento de 1 minuto até 15


Seu Beto.. já disse, se quiser te passo.
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