Amaciamento de motor

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Re: Amaciamento do GX40

Mensagem por betocastrucci »

[quote:ac84b36581="Marcio Krug"]Pessoal, hoje iniciei o amaciamento do motor, no manual era muito vago, então liguei pra loja e perguntei. Bem, 1 tanque na lenta, 2º tanque no neutro, meio stick e 3º tanque alternando, neutro e aceleração total. Acho que a mistura estava muito gorda, porque saia oleo pelo escapamento, é isso mesmo ou isso é normal, faz uma lambança que parece que estava fritando peixe. Se puderem ajudar, agradeço. Voltei a agulha 2 voltas, mas pingava óleo no avião atráz do escapamento, mas creio que pra primeira vez é isso ou não. Ainda não fiz a terceira etapa. Abraço Rapaziada.[/quote:ac84b36581]
Tenho um colega que fala que a primeira ligada de um motor é no esquema "Monstro do Pantano", imagina aquela borra de óleo saindo do lago para atacar... :evil:
Beto
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:8c9537fec2="josaka"]gostaria imensamente de ver um motor de vcc com duas agulhas, poderia colocar uma foto?[/quote:8c9537fec2]

Nâo seria o parafuso de regulagem de compressão no cabeçote de motor diesel?
Comprei um desses e agora vai mais de hora para amaciamento:
[img:8c9537fec2]http://www.csmodelengine.com/data/productimg/1284200436.jpg[/img:8c9537fec2]
Beto
Avatar do usuário
josaka
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Seg Fev 04, 2008 2:16 pm
Localização: sao paulo sp

Mensagem por josaka »

Qual é o combustivel que está usando?
E qual é a porcentagem de oleo? tem nitro?
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:ddd7b0a1f7="josaka"]Qual é o combustivel que está usando?
E qual é a porcentagem de oleo? tem nitro?[/quote:ddd7b0a1f7]

Esse motor é uma réplica chinesa de um Oliver Tiger 15 diesel ingles. Segundo conta a lenda, para ter um motor desses nas décadas de 50 e 60 quando ele reinava no Team Race e também no Combate, tinha que ter seu curriculo de aeromodelista aprovado pelo próprio John Oliver para poder ter o direito de adquirir o motor direto da fábrica. Nada mais ingles...
O combustivel é uma mistura de ricino, querosene e éter. As proporções ainda vou descobrir, mas para começar vai 1/3 de cada. Existem uns aditivos mas não entra nitrometano na composição.
Beto
Avatar do usuário
Marcio Krug
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Nov 26, 2010 7:24 pm

Mensagem por Marcio Krug »

Estou usando o WildCat 10-18, tem nitro sim, mas não sei a porcentagem, já que veio no pacotão, mas ainda acho que está gorda demais. Amanhã pretendo afinar ele, tem algum macete? Fechar a entrada de combustivel, acho que melhor seria em torno de 1,5 volta?, se puderem me ajudar antes que faça besteira. Abraços
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Já que está amaciando não é melhor deixa ela gorda mesmo não?
Avatar do usuário
Marcio Krug
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Nov 26, 2010 7:24 pm

Mensagem por Marcio Krug »

Pois é, acho que vou deixar assim, e levar para o instrutor dar uma olhada
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:70590b1ee3="Marcio Krug"]Estou usando o WildCat 10-18, tem nitro sim, mas não sei a porcentagem, já que veio no pacotão, mas ainda acho que está gorda demais. Amanhã pretendo afinar ele, tem algum macete? Fechar a entrada de combustivel, acho que melhor seria em torno de 1,5 volta?, se puderem me ajudar antes que faça besteira. Abraços[/quote:70590b1ee3]

O 10-18 significa que tem 10% de nitro e 18% de óleo. A idéia é que na primeira ligada a agulha de alta esteja mais aberta, entrando mais combustivel (e mais óleo também) do que o necessário. Isso ajuda a lubrificar mais o motor ainda se ajustando e mantém a temperatura mais baixa. A cada nova partida vá fechando um pouquinho a agulha, emagrecendo a mistura o que aujmenta a rotação do motor, voce percebe de ouvido, o barulho fica mais agudo. O ponto correto da agulha é pouco antes do ponto máximo de aceleração (tipo 1/8 de volta). Se passar do ponto, a mistura vai ficar magra demais e o motor começa novamente a perder rotação, só que nesse caso a temperatura aumenta muito e pode estragar o motor.
Beto
Avatar do usuário
Marcio Krug
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Nov 26, 2010 7:24 pm

Mensagem por Marcio Krug »

Beleza Beto, vou fazer isso então, vou fazer em 1.8 de volta amanha. Valeu, estou tentanddo fazer da melhor forma,a unica coisa ruim que achei foi aquele o]óleo para todo o lado. Valeu pela ajuda. Abraços
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:f2c5b44380="Marcio Krug"]a unica coisa ruim que achei foi aquele óleo para todo o lado.[/quote:f2c5b44380]

Ainda hoje recebi minha bateria nova para trocar a do La Racer convertido de glow para elétrico ano passado :D :D :D :D :D :D :D :D
Beto
Responder